Android 10: quando meu celular vai ser atualizado?

android10
Ainda não recebeu a atualização do Android 10? Dá uma olhada na lista com os aparelhos vendidos no Brasil que receberam a atualização em 2020

A Samsung revelou, em setembro de 2019, a atualização dos seus sistemas para o Android 10. Entretanto, poucos foram os aparelhos que receberam o update logo de cara e, mesmo agora, em 2020, muitos ainda estão de fora do novo sistema operacional. Em janeiro desse ano, a empresa sul coreana divulgou uma lista contendo os aparelhos distribuídos no Brasil que seriam passíveis de atualização, incluindo nessa mesma lista os meses do ano em que o Android 10 estaria disponível para cada celular.

O tempo passou e já estamos no mês final do prazo divulgado pela Samsung, estipulado entre fevereiro e setembro. Com isso, a maioria dos celulares anunciados já passou pelo sagrado portal dos updates e se encontra na última versão do sistema Android, mas será que o seu está na lista?

Já dentre as novidades apresentadas pela nova versão do sistema operacional, a que mais chama a atenção, num primeiro momento, é o abandono da tradição dos “nomes de doce”, presentes desde o Android 1.5. Além disso, houve também uma reconstrução do logotipo, deixando-o mais minimalista e simplificado. Sobre as mudanças no próprio sistema, confira:

  • Em relação à interface, o modo noturno foi aperfeiçoado e estendido para praticamente todo o sistema, incluindo papéis de parede, widgets e tela de alarme. O tema escuro também pode ser definido para um aplicativo específico ao invés de disseminado para todo o celular, sendo necessário acessar as configurações daquele app individualmente.
  • Foram melhoradas as especificações de privacidade e segurança também: o usuário poderá se atualizar acerca dessas mudanças por meio da própria Play Store, fazendo com que os updates sejam mais rápidos, já que eles funcionarão como aqueles destinados aos outros aplicativos.
  • O modo queridinho dos trabalhadores proativos, usuários com déficit de atenção e vestibulandos em potencial também chegou ao Android 10. É o Modo de Foco, que elimina o máximo de distrações para que você se concentre na tarefa que está executando naquele momento. Para esse fim, o sistema esconde os aplicativos menos usados nesses momentos específicos.
  • A navegação por meio de gestos também foi melhorada, transformada em algo mais simples e intuitivo, com movimentos para a esquerda no caso de mudança de aplicativo e do centro para baixo no caso de retornar à tela inicial.
  • Seguindo a onda de empresas como a Xiaomi e Huawei, a Google disponibilizou o compartilhamento de redes de Wi-Fi por meio do QR code para o Android 10. Não é nada exatamente novo, mas dado que o sistema Android não tinha essa possibilidade antes, é novo para os utilizadores desses smartphones.
  • Além disso tudo, no Android 10 as permissões de aplicativos foram automatizadas para aquilo que eles servem. Ou seja, um aplicativo de mensagens de texto, por exemplo, vai ter acesso direto ao envio e recebimento de mensagens, bem como à lista de contatos.

Confira agora os modelos que tiveram o update confirmado:

Modelos que receberam e receberão o update do Android 10

Janeiro/2020

Imagem do Motorola One Vision, tanto de frente quanto de trás, com um plano de fundo de fractais coloridos em tons de roxo e a tela da frente do celular mostrando um céu também roxo.
O Motorola One Vision foi um dos primeiros aparelhos vendidos no Brasil a receber o update do Android 10
Modelo básico do Moto G7 Plus da Samsung com a tela em fractais verdes e azuis em degradê sob fundo branco.
Um bom modelo de preço compatível com o mercado.

Fevereiro/2020

O Galaxy Note 10+ foi um dos primeiros da Samsung a receber atualização para o Android 10
O Galaxy Note 10+ parece uma tela de computador.
  • Galaxy Note 10

Março/2020

Galaxy Note 9 Samsung Brasil com as cores da bandeira brasileira, sendo o fundo verde, a caneta de toque amarela e o celular da Samsung em si com uma textura ondulada entre azul e amarelo.
Considerado como o melhor smartphone de 2018 que usa o sistema Android

Abril/2020

Um Galaxy S9 posicionado numa mesa ao lado de dois vasos de planta.
Com cores vivas e brilho intenso, esse modelo é ótimo para quem gosta de câmeras e de imagens bonitas.

Maio/2020

Samsung Galaxy A50 e A70, um ao lado do outro, nas cores azul e branco, respectivamente
Os dispositivos da Samsung, Galaxy A50 e A70, são bons modelos intermediários com um preço em conta

Junho/2020

in feature galaxy a6plus sm a605 100830804
O Samsung Galaxy A6 Plus foi considerado um dos melhores smartphones da sua geração

Julho/2020

samsung galaxy tab posicionado na frente de uma parede branca, foi um dos primeiros tablets a receber o sistema android 10
Pela imagem não parece, mas a bateria desse jovem é muito potente.

Agosto/2020

galaxy tab s5e slim light
O Galaxy Tab A8 chegou ao Brasil acompanhado do Galaxy Tab S5e.
  • Galaxy J6+
  • Galaxy Tab A 8 (2019)

Setembro/2020

Samsung Galaxy J8 01
O Samsung Galaxy J8 é um dos intermediários mais buscados pelo consumidor brasileiro.

Os aparelhos da Xiaomi vendidos no Brasil e vários outros das mais variadas marcas, como da LG e da Asus, ainda aguardam confirmação ou estão por receber a atualização do Android 10. Se o seu aparelho já recebeu o update, conta pra gente nos comentários, assim adicionamos ele na lista!

Fonte: Android Authority

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter