Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito

Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito 6
Confira nossa análise completa do novo aparelho móvel da Samsung, o Galaxy A6 Plus.

O mais novo membro da família Galaxy A da Samsung, o Galaxy A6 Plus, foi anunciado em maio desse ano e, mesmo sem uma data definida para seu lançamento aqui no Brasil, nós aqui do Showmetech tivemos acesso a esse belo aparelho para conferirmos todos os seus detalhes. Dessa forma, preparamos uma análise completa para que você conheça o novo smartphone da Samsung e descubra se ele pode ser seu novo celular.

Quase um “top de linha”

Tecnicamente, se tratando do sucessor do A5, o Galaxy A6 Plus, na verdade, herda muitas características do Galaxy S8, como a tela infinita. Podemos dizer que o aparelho se trata de uma versão menos poderosa e mais barata do S8. Ou seja, ele é quase um smartphone “top de linha”. Essa prática é muito comum no mercado de telefonia e eletrônicos e os usuários que não estão dispostos a investir tanto em um smartphone certamente agradecem.

Galaxy A6 Plus

Quanto a questão da tela infinita, ao se pegar o Galaxy A6 Plus, logo percebemos que isso não é verdade. Essa expressão foi cunhada pela Samsung para se referir aos aparelhos que possuem bordas de display finas e nenhum botão. Entretanto, mesmo sabendo que isso é uma convenção da empresa, é inegável que a tela causa uma boa impressão no usuário ao primeiro contato.

Mas já que, de fato, o A6 Plus não se trata de um smartphone “top de linha”, será que ele vale a pena o investimento? Bom, nas seções a seguir, iremos analisar cada um dos aspectos do dispositivo em detalhes e verificar se o novo smartphone da Samsung possui um bom desempenho e entrega uma boa experiência ao usuário.

Design

Fica evidente que a Samsung quis optar por um visual mais simples e sóbrio para o Galaxy A6 Plus. O aparelho tem uma traseira completamente lisa e cantos arredondados, formando uma placa de metal única, deixando o dispositivo mais robusto. No entanto, toda essa qualidade estética vem com um preço um pouco alto para o usuário.

O design do A6 Plus faz dele um smartphone mais pesado: 191 gramas. E o peso não ajuda na questão de manter o telefone estável na mão. O acabamento em metal fosco da traseira do dispositivo o deixa muito escorregadio se você não tem um pulso firme para segurá-lo. Felizmente, os cantos arredondados ajudam um pouco nessa hora.

Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito 7

Outro detalhe interessante é a ausência de qualquer botão na parte frontal do aparelho. Parece que a Samsung está definitivamente abandonando os botões na série Galaxy. Esteticamente é uma vantagem, mas para quem usa muito o leitor biométrico do dispositivo, pode demorar um pouco para se acostumar, já que, no Galaxy A6 Plus, ele se localiza na parte traseira, embaixo das câmeras.

Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito 8

Quanto aos botões de Liga/Desliga e de volume, nenhuma novidade. Todos eles estão localizados nas laterais do telefone (junto da entrada do cartão SIM e Micro SD) e são bons ao toque. O que muitos usuários podem estranhar a decisão da Samsung de utilizar uma entrada Micro-USB. Não é compreensível o porquê de utilizar um padrão que está caindo em desuso ao invés do USB-C.

Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito 9

Contudo, um jargão que define bem o design do Galaxy A6 Plus é “menos é mais”. Isso porque o visual ganha muitos pontos por sua simplicidade, mas peca ao sacrificar o formato de sua tampa traseira que poderia garantir um toque mais firme ao usuário.

Tela

Definitivamente, a tela é um dos pontos altos do Galaxy A6 Plus. Com uma qualidade surpreendente, a tela é feita de Super AMOLED, possui 6 polegadas e uma resolução de 2220 X 1080 pixels. Assistir vídeos ou jogar na tela do A6 Plus é realmente uma experiência única.

Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito 10

Graças ao Super AMOLED, a tela exibe cores vívidas e um preto profundo, sem nunca exagerar na saturação. Com um brilho excelente, você pode manter o nível no médio mesmo durante o dia ou à noite, pois o ajuste automático garante que você não terá reflexos ou perda de tonalidade em momento algum.

O único ponto negativo da tela talvez sejam seus cantos arredondados. Nessas horas, se percebe que, de fato, o termo “display infinito” que a Samsung coloca em seus novos aparelhos, está mais próximo de uma convenção. Considerando que a tela possui 6 polegadas e nenhum botão, se esperava que o display pudesse aproveitar mais desse espaço.

Áudio

Nesse quesito, o Galaxy A6 Plus não surpreende tanto. Isso porque o aparelho possui apenas uma saída de áudio em uma das laterais, próxima da entrada do cartão de memória. Essa localização certamente não é a melhor escolha para alto falantes, dado o design do aparelho. Além disso, dependendo de como o usuário o segure, pode acabar obstruindo a saída de som.

Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito 11

Apesar desse pequeno problema de localização, o som reproduzido pelos alto-falantes da Dolby Atmos é de  ótima qualidade e não percebe-se falhas ou ruídos no áudio. A potência do som é grande, uma vez que, tanto para vídeos, músicas ou mesmo ligações no modo viva-voz, foi preciso apenas manter o volume em cerca de 60% para se ouvir o som claramente.

Hardware

O Galaxy A6 Plus possui um hardware potente. O smartphone é equipado com um processador Cortex-A53 Qualcomm Snapdragon 450, tendo a sua disposição 8 núcleos de 1.8 GHz e uma memória de 4 GB. Esse “miolo” robusto do aparelho é o que lhe garante um excelente desempenho, mesmo em situações de estresse dos componentes.

Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito 12

Além das ferramentas de benchmark testadas no smartphone, testamos vários games que exigem um dispositivo forte como Pokémon Go, Hearthstone e Horizon Chase Turbo. Em nossos testes, todos os jogos apresentaram um bom desempenho, sem sofrer engasgamentos ou lentidão no aparelho. Mesmo em suspensão, eles não ofereceram nenhum problema para o smartphone executar outras funções.

Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito 13

É interessante notar que no teste de pontuação do AnTuTu Benchmark, o Galaxy A6 Plus ficou na posição número 51, bem atrás de seu irmão mais poderoso, o Galaxy S9, que se encontra nas primeiras posições do ranking mundial de smartphones.

Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito 14

Importante perceber que o hardware do aparelho foi montado de forma eficiente, uma vez que a temperatura do dispositivo não sobe consideravelmente ao se utilizar redes móveis como 3G e 4G. A dispersão de calor do A6 Plus garante uma boa utilização do smartphone mesmo nessas situações de maior estresse do dispositivo. 

Software

O Galaxy A6 Plus executa o Android 8.0 (Oreo) com a interface de usuário clássica da empresa. A grande diferença aqui está no desempenho e aparência do software da Samsung, que está mais otimizado e possui transições melhores, além de parecer mais “limpo” que as versões encontradas em smartphones anteriores.

Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito 15

Eu estou mais acostumado com a interface das distribuições puras do Android, porém, a interface de usuário fornecida pela Samsung é muito simples e intuitiva de se utilizar. Mesmo para modificar os aspectos de configurações mais específicas do smartphone, nunca me senti perdido e sempre consegui me achar sem dificuldades.

O dispositivo já vem com alguns aplicativos básicos instalados de fábrica como os principais programas do Google (Gmail, Drive, Fotos, Youtube) e alguns da Microsoft (Word, Excel, PowerPoint, OneDrive). O melhor de tudo é que os usuários podem resgatar uma promoção especial exclusiva para os portadores do aparelho que lhes garante 100 GB de espaço extra no OneDrive por 2 anos!

Câmeras

Além da tela, o conjunto de câmeras também é um dos grandes destaques do Galaxy A6 Plus. O dispositivo possui uma câmera traseira principal de 16 MP e um sensor secundário de 5 MP. Já na parte frontal, nós temos uma incrível câmera de 24 MP. Para um smartphone que não é considerado topo de linha, o nível de resolução das câmeras certamente impressiona.

Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito 16

Ao contrário do que se poderia esperar de um dispositivo com câmeras tão potentes, o app de fotos do A6 Plus é bem simples e básico. Além das inúmeras configurações de fotografia que o usuário pode manipular, ele ainda pode adicionar stickers nas fotos ou até alterar o campo de visão para ajustar o foco da câmera para perto ou longe.

Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito 17

Como é possível perceber nas imagens, a qualidade das fotos tiradas com o aparelho tanto pela câmera traseira como pela frontal são ótimas, apresentando pouco ruído e granularidade, além de realizar um ajuste de iluminação automático. Além disso, as cores parecem mais vivas e é possível apreciar cada detalhe da fotografia sem perda de qualidade.

Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito 18

É possível ajustar o nível de resolução de ambas as câmeras na configuração do aplicativo, porém é estranho que a taxa de quadros por segundo seja tão baixa na câmera frontal, independente da resolução escolhida. Isso quer dizer que a câmera parecia “engasgar” ao mover seu campo de visão, apesar das fotos não saírem prejudicadas por esse problema.

Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito 19

Quanto à filmagem de vídeos, ambas as câmeras gravam em Full HD a 30 fps. Apesar dos vídeos possuírem uma ótima qualidade de reprodução, se esperava que um smartphone tão recente tivesse mais quadros por segundo. Em uma realidade em que 60 fps está se tornando o padrão de reprodução de vídeos, não é muito bom encontrar metade da qualidade em um smartphone de última geração.

Bateria

O smartphone possui uma bateria de lítio de 3500 mAh e seu desempenho é realmente surpreendente. Utilizando o aparelho com a rede Wi-Fi ativada e outros apps de redes sociais ou vídeos, é possível usufruir do Galaxy A6 Plus por boa parte do dia.

Já com o uso da 4G, como se esperava, a vida da bateria é reduzida em cerca de 20% a 30%. Caso o usuário esteja jogando Pokémon Go, que faz uso constante do GPS do smartphone, esse tempo de bateria diminui ainda mais.

Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito 20

Uma crítica à bateria do aparelho fica por conta de seu tempo de carregamento. Foi utilizado um carregador comum para os testes, portanto não é possível dizer se com o carregador original o dispositivo carregue mais rápido. Sendo assim, o smartphone levava cerca de 4 a 5 horas para ter uma carga completa.

Esse tempo de carregamento foi medido considerando o dispositivo ligado à uma rede Wi-Fi, mas sem ser utilizado para nenhuma função. Será que esse seria o preço que a Samsung cobra ao usuário por oferecer uma bateria com vida tão longa?

Preço

O Galaxy A6 Plus já pode ser encontrado nas principais lojas de varejo no Brasil com preços que variam entre 1.900 e 2.100 reais. Comparando ele ao seu irmão top de linha, o Galaxy S9 Plus, o preço do A6 Plus é realmente bem mais em conta. O S9 Plus está cotado com preços que vão desde 3.300 a 3.600 reais.

Dentre os vários atributos do aparelho, certamente um que chamará a atenção dos potenciais compradores é seu preço muito mais amigável em comparação com o smartphone mais top de linha da Samsung, o Galaxy S9 Plus. Se o usuário não se importa de não possuir algumas funcionalidades especiais e busca o melhor custo-benefício, esse fator irá contar muitos pontos para o A6 Plus.

Conclusão

Em um movimento reverso, o tamanho dos smartphones está ficando cada vez maior, de forma a poder reproduzir a quantidade gigantesca de conteúdo que os usuários absorvem todos os dias. Nesse contexto, o Galaxy A6 Plus surge como uma solução intermediária entre os modelos mais básicos e os mais avançados que não decepciona em sua proposta.

O smartphone possui um design simples, elegante e um desempenho que promete não deixar o usuário na mão nos piores momentos. O dispositivo é a opção mais em conta para aqueles que não desejam investir em um aparelho top de linha da Samsung, como o Galaxy S9 Plus, mas desejam ter todos os benefícios que um smartphone de qualidade pode oferecer.

Review: Galaxy A6 Plus, o smartphone quase perfeito 21

O desempenho não tão bom da câmera frontal e a escolha do modelo de porta Micro-USB para conector e carregamento do aparelho podem ser pontos que deixam o usuário em dúvida na hora de escolher o smartphone em frente a modelos similares.

Apesar disso, tenha certeza que utilizar o Galaxy A6 Plus irá lhe proporcionar toda a qualidade de experiência que você pode tirar de um smartphone que consegue se aproximar muito de seus irmãos mais poderosos. É a opção perfeita de custo-benefício para aqueles que desejam entrar de cabeça no mundo da tecnologia móvel nos primeiros lugares desse futuro digital alucinante.

Galaxy A6 Plus: especificações técnicas

SIM Dual SIM (Micro SIM)
Tipo de Tela 6.0” AMOLED (1080 x 2220), com leitor biométrico na parte traseira
CPU e GPU Qualcomm SDM450 Snapdragon 450, Octa-core 1.8 GHz Cortex-A53 (CPU) e Adreno 506 (GPU)
SO Android 8.0 Oreo
RAM 3 ou 4 GB
Armazenamento 64 GB ou 32 GB (expansível até 256 GB)
Resolução da Tela 1080 x 2220 pixels
Câmera  16 MP (f/1.7, PDAF) + 5 MP (f/1.9, sem AF, com sensor de profundidade), flash LED
Câmera Frontal 24 MP (f/1.9), flash LED
Wi-Fi 802.11 A/B/G/N
GPS GPS, A-GPS, GLONASS
Áudio Dolby Atoms
Saídas Micro USB 2.0; P2 (3.5mm) para fones de ouvido
Bateria 3500 mAh (Fast charging), cerca de 20 horas de duração (usando áudio, vídeo e Wi-Fi)
Rádio Rádio FM
Peso do Produto 181 g
Dimensões 160.2 x 75.7 x 7.9 mm
Cores Black, Gold, Blue, Lavender
4G LTE Cat4 de até 150 Mbps
  • Tela - 10/10
    10/10
  • Desempenho - 9/10
    9/10
  • Bateria - 9/10
    9/10
  • Áudio - 8/10
    8/10
  • Câmeras - 9/10
    9/10
9/10

Resumo

Com um hardware poderoso e um design simples e robusto, o Galaxy A6 Plus é a opção perfeita para quem procura um smartphone com o mesmo potencial que um modelo de última geração, mas com custo menor.

Receba notícias por e-mail