Fim do iTunes? Apple prepara apps Music e Podcasts para macOS

iTunes para macOS
Após quase 20 anos de serviço, iTunes se encaminha para a aposentadoria.

Evidências de que a Apple estaria preparando aplicativos específicos do Apple Music e Podcasts para macOS foram reveladas ontem (5/4) pelo desenvolvedor Steve Troughton-Smith.

Se o rumor for confirmado, é provável que esse seja o primeiro passo para o fim do iTunes, o programa/dinossauro que centraliza esses recursos no Mac atualmente.

Troughton-Smith possui um longo histórico de vazamentos sobre plataformas da Apple e afirmou no Twitter que prefere não divulgar como obteve a informação, mas está confiante da veracidade dela.

O desenvolvedor também acredita que o Books, que já possui um aplicativo Mac, deve ganhar uma atualização quando esses novos apps forem liberados.

No evento que sediou na semana passada, a Apple confirmou que o app TV – hoje disponível apenas no iOS e tvOS – chegará esse ano ao macOS. Não seria surpreendente, portanto que a empresa também esteja planejando transplantar outros apps do iOS para a plataforma.

Marzipan

É provável que esses quatro apps sejam transportados pela Apple do iOS para o macOS usando a ferramenta UIKit disponibilizada na atualização Mojave do sistema operacional.

Aplicativo Apple News foi transplantado do iOS para o macOS Mojave
Aplicativo Apple News foi transplantado do iOS para o macOS Mojave

Essa mesma técnica, que era chamada internamente pela Apple de “Marzipan“, foi usada pela companhia para trazer os apps Stocks, Home, News e Voice Memos do iPad para o Mac.

A ideia de criar uma base única para aplicativos móveis e desktop que está sendo executada agora pela Apple foi adotada anos atrás pela Microsoft com o Windows 8 e Windows Phone e pelo Google com os aplicativos Android no Chrome OS.

Contudo, até o momento nenhuma dessas iniciativas pode ser considerada bem-sucedida, visto que elementos de design, experiência de usuário, compatibilidade ou performance sempre acabam comprometidos quando interfaces adaptadas ao toque são transplantadas para dispositivos manipulados via teclado e mouse.

iTunes

Com aplicativos específicos para música, podcasts, livros, programas de TV e filmes, o iTunes para Mac torna-se quase irrelevante. Sem as funções multimídia, as poucas utilidades restantes no programa seriam a sincronização e backup de iPhones e iPads e a compra de músicas em MP3.

iTunes deve sobreviver no Windows e antigas versoes do macOS
Lento e confuso, iTunes deve sobreviver no Windows e antigas versoes do macOS

O iTunes ainda deve sobreviver por algum tempo em versões mais antigas do macOS, pois apenas os dispositivos atualizados com Mojave (ou com a próxima versão do sistema, a ser revelada em junho) são capazes de executar aplicativos Marzipan.

No Windows, o iTunes também deve continuar a ser distribuído por um bom tempo, já que é improvável que a Apple esteja investindo no desenvolvimento dos apps Music, TV e Podcasts para a plataforma da Microsoft. A empresa inclusive passou a permitir o download do programa pela Microsoft Store em 2018.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta