Review: LG K12+ é a referência para os smartphones de entrada

LG K12+ Review
O LG K12+ traz para os smartphones de entrada inteligência artificial e processamento acima da média e se destaca

A LG anunciou no final de março a evolução do K11+, lançado no ano passado. O LG K12+ (fala-se LG K12 Plus) chega com a promessa de ser o melhor smartphone de entrada na faixa de R$ 1.200,00 vendido atualmente no Brasil, e aposta em inteligência artificial nas câmeras, design moderno, corpo resistente e interação com Google Assistente de forma mais fácil. Será que a evolução foi significativa? Confira nesta análise as vantagens e desvantagens do LG K12+.

Review: LG K12+ é a referência para os smartphones de entrada
LG K12+ promete ser o melhor smartphone de entrada vendido no Brasil

Pontos positivos

  • Tela HD+ FullVision com cores vivas, brilho intenso e amplo ângulo de visão;
  • Processador Helio P22 competente e econômico;
  • Câmeras de boa qualidade para categoria;
  • Fones de ouvido e tecnologias sonoras muito boas.

Pontos negativos

  • Definição da saída de som mono poderia ser melhor;
  • Carregamento não é rápido;
  • Android 8.1 já está antigo.

Design simpático e agradável

O LG K12+ chegou com um design simples e agradável. Com foco nos jovens, o visual do smartphone transmite simpatia, devido as cores Moroccan Blue (azul), New Platinum Grey (platinum), e o tradicional Preto. Apesar de bonita, a tampa traseira do LG K12+ e as laterias são de plástico, o que o deixa bastante leve, apenas 150 gramas, mas não aparenta ser tão frágil.

Review: LG K12+ é a referência para os smartphones de entrada
Parte traseira do LG K12+ é todo de plástico e contornos das câmeras lembram o metal

Ainda na parte traseira, você encontra somente a câmera única com flash de LED, seguido do leitor de impressões de digital logo embaixo e o logo da LG. O desbloqueio é rápido e o acesso a ele é padrão. Por não ser muito grande, tive alguns dias para me acostumar e acertar o leitor de digital, já que muitas vezes confundia com a câmera, mas àqueles que possuem mãos pequenas o manuseio é ótimo.

Se na parte traseira a LG não incluiu muito, as laterias merecem destaque por ter demais – na verdade, apenas o lado esquerdo do aparelho. O K12+ vem com botões de volume, um botão dedicado ao Google Assistente, uma gaveta para chip de operadora e outra maior para acomodar mais um chip e um cartão de memória de até 2 TB em um único lado, deixando apenas o botão Liga/Desliga no lado direito. A decisão da LG quebra um pouco da leveza no design, mas na prática isso não incomoda.

LG K12+ review
Lateral do LG K12+ tem botão dedicado ao Google Assistente e compartimentos para 2 chips e cartão de memória de até dois TB

Resistência militar

O LG K12+ é leve e pode transmitir fragilidade em um primeiro momento, mas a verdade é que ele é um pequeno guerreiro. O smartphone possui nada menos do que um certificado militar de resistência, o MIL-STD 810G, que garante boa durabilidade em ambientes extremos, como alta e baixa temperaturas, vibração e choque.

LG K12+ review
Smartphone é todo de plástico, mas possui resistência militar contra adversidades climáticas e choque

Mas calma, isso não o torna indestrutível, nada experimentar derrubar ele a todo momento, ele apenas aguenta mais adversidades do que seus concorrentes.

Tentativas de entortar e sentar em um banco com ele no bolso não surtiram efeito no LG K12+, mostrando que apesar de leve, ele é bem resistente. À galera jovem e aos mais desajeitados, o celular vai estar com você para onde quer que vocês forem, mas usem capa para uma proteção extra, de qualquer forma.

LG K12+ Review
LG K12+ não entorta com facilidade e o pequeno mostra resistência

Tela brilhosa e ampla visualização

A LG sempre trouxe ótimas telas em seus smartphones, vide os modelos premium da linha G e V da empresa, e até nos smartphones de entrada. O K12+ traz um tela IPS LCD com resolução HD+ (720 x 1440) de 5.7 polegadas e tecnologia FullVision.

LG K12+ Review
Tela do K12+ é HD+ mas tecnologia FullVision melhora a experiência com cores vivas

Não há notch por aqui, e, apesar da proporção 18:9, as bordas são grandes e bastante evidentes. Entretanto, um ponto positivo é a invisibilidade das bordas enquanto o visor está desligado, e realmente passa uma sensação boa de que está segurando apenas tela nas mãos.

LG K12+ Review
K12+ parece somente tela quando o display está desligado. Passa sensação de se tratar de aparelho premium

Sobre a reprodução de cores, a tecnologia FullVision com o painel LCD do LG K12+ trazem ótimos ângulos de visualização, e uma fidelidade de cores que não encontramos em um AMOLED, por exemplo. A resolução apenas HD+ também não chega a incomodar.

Review: LG K12+ é a referência para os smartphones de entrada 3

Há de fato uma limitação na resolução, mas a LG compensa com cores realistas e bem definidas, é um passo a frente dos tradicionais displays de entrada disponíveis no país. Se preferir, ainda é possível “esticar” a tela para ver vídeos em 18:9, mas alguns conteúdos podem distorcer a imagem.

Processamento competente e econômico

A maioria dos smartphones de entrada atualmente vendidos no Brasil apostam em processadores mais acessíveis da Qualcomm, como o Snapdragon 425, Snapdragon 430 ou até um chip Exynos, para baratear a produção. Já o LG K12+ veio embarcado com uma surpresa no mercado brasileiro: o MediaTek Helio P22. É a primeira vez que o chip da MediaTek desembarca no Brasil, trazendo oito núcleos de processamento rodando até 2.0GHz.

Helio P22 Chipset MediaTek
Processador de oito núcleos deu chance da LG incluir recursos de inteligência artificial e melhorias na conectitivdade

O Helio P22 se destaca porque permitiu que a LG incluísse recursos de Inteligência Artificial e melhor conectividade no aparelho. Não foi dessa vez que a empresa dobrou as lentes traseiras, mas já dá um pontapé no segmento de entrada. Os 2.0GHz aliado aos 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno foram suficientes para uma multitarefas competente para a categoria e uma jogatina satisfatória.

LG K12+ Review
Multitarefas do LG K12+ é rápida e sem engasgos. O mesmo vale para jogos mais simples, porém não espere altas taxas de quadros

Jogos como Subway Surfers, Yu-Gi-Oh Duel Links, Sonic Forces e Pokemon Go rodaram sem engasgos e travamentos, mas não espere uma taxa de FPS alta por conta da GPU IMG PowerVR GE8320 de 650 MHz. A transição entre jogos é fluida também e a reinicialização dos jogos não ocorreu com muita frequência.

LG K12+ Review
Desempenho nos jogos é boa, mas resultado com jogos mais pesados é menos controlado

Por ter apenas 3 GB de RAM, jogos mais pesados como Free Fire e Playerunkown’s Battleground (PUBG), precisaram rodar com qualidade média e, mesmo assim, não tiveram uma taxa de quadros alta pela limitação na GPU. Prefira rodar jogos que não exijam muito em processamento de imagem.

Nas aplicações, Facebook, WhatsApp, Instagram, Google Chrome e outros apps rodaram sem nenhum problema de lentidão. A abertura dos aplicativos é ok e as transições são rápidas. Já a navegação, ocasionalmente, travava por conta do processamento, mas no geral se mostrou bem competente para categoria.

Bateria duradoura

Os processadores da MediaTek sempre foram conhecidos por gastarem muita energia quando demandavam processamento mais pesado. Felizmente com o LG K12+, a história é outra. Os 3.000mAh do smartphone são mais do que suficiente para aguentar um dia inteiro de aplicações, jogos, redes sociais e fotos e chegar em casa no final do dia com pouco menos de 40%.

LG K12+ Review
Bateria do LG K12+ é surpreendente! Inclusive porque processadores da MediaTek tende a esquentar muito

Uma das vantagens do LG K12+ é que ele não esquenta muito mesmo quando está rodando jogos mais pesados, o que influencia ainda mais na economia de bateria. Agora uma coisa negativa fica com o carregamento do LG K12+, que é necessário pouco mais de 2 horas para carregá-lo de 0% a 100%.

Experiência sonora diferenciada

Um dos focos da LG na divulgação do K12+ foi no seu som. O smartphone vem com a tecnologia de Som Sorround DTS:X 3D, exclusiva da empresa, de 7.1 canais, que oferece uma experiência sonora de cinema e imersão em 360°, mesmo com fones de ouvido mais simples. E realmente, a experiência com fones é surpreendente para um aparelho na faixa de R$ 1.200,00.

LG K12+ fones de ouvido
Som imersivo e qualidade nos fones de ouvido LG

Em um primeiro momento, os fones de ouvido que vem na caixa do produto parecem frágeis e de qualidade duvidosa – não são intra-auriculares e tampouco acompanham borrachinhas de proteção -, mas tem um uma potência alta e seus graves são satisfatórios. Outros fones mais simples também são melhorados no smartphone, e pode até arriscar uma equalização no áudio para otimizar ainda mais a experiência – a LG colocou mais opções de equalização do que o padrão.

Já o som que sai da saída mono do LG K12+ poderia ser melhor. É alto, porém não produz um bom grave, tem distorções no volume máximo e o som não é claro. Prefira a experiência com fones de ouvido que é mais satisfatória.

LG K12+ Review
Saída mono do K12+ reproduz som distorcido no volume máximo

Câmeras inteligentes

LG K12+ Review
Câmera do LG K12+ usa inteligência artificial para melhorar resultado nas fotos

Tanto a câmera traseira como frontal possuem inteligência artificial e foco automático de alta velocidade, o que garante fotos menos tremidas e mais instantâneas. A IA presente nos 16 MP da lente traseira reconhece até 8 cenários diferentes, entre eles Pôr do sol, Cidade, Paisagem, Pessoa ou Comida, e ajusta as configurações automaticamente para cada cena.

Foto LG K12+
Inteligência Artificial melhora a qualidade das fotos – na maioria dos casos

Os resultados são até que interessantes para um celular mais acessível, os níveis de detalhes são fiéis, a reprodução tende para o natural e a IA ajuda em alguns momentos.

LG K12+ Review
Software da câmera ajuda em captar mas detalhes, porém acaba deixando o objeto mais saturado

A situação piora quando o assunto é fotos noturnas. A abertura f/2.0 não foi suficiente para garantir fotos um poucos mais claras e os cliques ficaram bastante granulados e o foco às vezes se perdia, fazendo com que a fotografia demorasse para processar.

LG K12+ Review
Foto em ambiente com pouca iluminação mostra resultado granulado e abertura não ajuda

Mas no geral, a câmera traseira do LG K12+ faz um bom trabalho em boas condições de iluminação tanto natural quanto artificial. O software de câmera ainda possui alguns recursos – que confesso que não os usei muito – divertidos, como o flash como Ajudante Temporal, Flash Jump Cut, que cria GIFs, e o Flash Musical, que combina com a batida da música – e o mais desnecessário, diga-se de passagem.

Foto LG K12+
Resultado é bem fiel em cores e HDR ajudou

Já na câmera frontal, os 8 MP com abertura também f/2.0 vai garantir algumas boas fotos para redes sociais, mas o pós-processamento é agressivo e deixa seu rosto muito artificial. Em condições com menos luz a situação piora, e os cliques ficam muito granulados e escuros, mas o flash de LED frontal dá uma pequena ajuda nisso.

Foto LG K12+
Selfie do LG K12+ é satisfatória para redes sociais, porém pós-processamento é agressivo

Google Assistente

O novo smartphone da LG vem com um botão dedicado ao Google Assistente, que facilita a interação com o K12+. Para ativá-la, basta clicar no tecla abaixo das teclas de volume, na lateral esquerda, e falar o comando. Dá para acessar os aplicativos do smartphone, pesquisar no Google e fazer perguntas gerais para a Assistente – e ela responde tudo corretamente.

LG K12+ Review
Google Assistente a um clique realiza comandos pela internet ou dentro do próprio aparelho com apenas um comando

É uma ótima sacada da LG incluir um botão para o Google Assistente em um smartphone de entrada, visto que a tendência de um smartphone acessível é baratear o seu custo fazendo concessões em vários recursos. A inclusão mostra a evolução dos smartphones de entrada, onde cada vez mais tecnologias premium são adaptadas para o público que não pode pagar muito. Só não pode cobrar mais caro por isso.

Interface baseada no Android Oreo

A interface da LG melhorou bastante de uns tempos para cá, e no LG K12+ há uma versão mais clean e simpática de todas as versões até aqui. Os ícones modificados são bem simples, mas alguns aspectos lembram bastante o Android puro (como a barra de notificações). Vale pontuar positivamente a estabilidade da interface que também foi melhorada em relação às versões anteriores, e a falta de uma grade de aplicativos não é problema – até acostumar, pelo menos.

LG K12 Review
Nova interface da LG é limpa e melhorou bastante em relação às versões anteriores

Um ponto negativo é a versão do Android Oreoantiga, a 8.1, que chegou embarcada no aparelho. Desde que peguei o smartphone para testes, houve apenas uma atualização para correção de bugs e melhorias no desempenho. Ainda mais perto do vindouro Android Q, versão 10.0, os lançamentos poderiam vir, pelo menos, com o Android 9.0 Pie instalado de fábrica.

Conclusão

A LG acertou em cheio com o K12+. A aposta no processador desconhecido MediaTek Helio P22 se mostrou certeira e abriu novas possibilidades para incluir recursos mais premium em um smartphone na faixa de R$ 1.200,00. A execução de aplicativos é boa, a interface da LG recebeu melhorias e o som com fones de ouvido é realmente diferenciada para a categoria.

LG K12 Review
Smartphone da LG tem como principal público-alvo o jovem que quer um dispositivo com design simpático e com potência satisfatória

As câmeras também são satisfatórias e registram bons momentos em boas condições de luz e com o auxílio da Inteligência Artificial. O K12+ deveu apenas na definição de som da única saída mono, o carregamento lento e o Android antigo embarcado de fábrica, sem previsão de atualização para o Android 9.0.

LG K12 Review
Acabamento é de plástico mas o K12+ possui resistência militar

Entretanto, podemos dizer que é um resultado promissor e ousado da empresa. Pode ser o pioneiro para uma nova era dos smartphones de entrada. Gostou do LG K12+? Ele está disponível no Brasil e você pode adquiri-lo na loja oficial do Showmetech no Magazine Luiza por R$ 1.115,07, com parcelamento em até 10x.

Veja também nosso review em vídeo

Especificações técnicas do LG K12+

ModeloLG K12+
TelaIPS LCD 5.7″ HD+ e proporção 18:9
Tecnologia FullVision
ProcessadorMediaTek Helio P22 (MT6762)
8 núcleos rodando até 2.0GHz
GPU PowerVR GE8320 650MHz
Memória e
armazenamento
3 GB de memória RAM
32 GB de armazenamento
Suporte à cartão MicroSD de até 2 TB
Câmera
traseira
16 MP com abertura f/2.0
Foco automático
HDR
Estabilização digital
Câmera
frontal
8 MP com abertura f/2.0
Flash de LED frontal
Foco automático
Bateria3.000mAh
SOAndroid 8.1 Oreo
SomSom Surround DTS:X 3D
7.1 canais
Imersão 360°
Impressão de
digital
Leitor biométrico
na traseira
ConectividadeWi-Fi
Bluetooth 5.0
USB 2.0
GPS A-GPS
SensoresAcelerômetro
Proximidade
Redução de ruído
Impressão digital
RecursosRádioFM
Wi-Fi Direct
Wi-Fi Hotspot
CoresPreto, Titanium, Azul
PreçoR$ 1.200,00
LG K12+
  • Design e acabamento - 7.5/10
    7.5/10
  • Tela - 8/10
    8/10
  • Performance - 7/10
    7/10
  • Câmeras - 6.5/10
    6.5/10
  • Som - 6.5/10
    6.5/10
  • Bateria - 8.5/10
    8.5/10
  • Interface - 7.5/10
    7.5/10
7.4/10

Review: LG K12

O LG K12+ foi anunciado em março como o sucesso do K11+. Suas principais características que o colocam como destaque no segmento de entrada são o suporte para o Google Assistente com um botão dedicado, um bom processador Helio P22, inteligência artificial nas câmeras e também certificação militar de resistência.

Pros

  • Tela com bom ângulo de visão;
  • Processamento competente e econômico;
  • Bateria surpreendente;
  • Câmeras com inteligência artificial;
  • Experiência sonora com fones ótima.

Cons

  • Android Oreo antigo em 2019;
  • Reprodução de áudio poderia ser melhor;
  • Carregamento lento.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail