Qualcomm QCS400: nova série de processadores aprimora sistema de som e música

novidades da Qualcomm
Série Qualcomm QCS400 tem foco na sonoridade mas possui diversos recursos de conectividade e interface

As novidades da Qualcomm no segmento de som e música foram anunciadas na última terça-feira (19), em San Diego. A empresa responsável pelo processador mobile mais famoso do mercado anunciou a nova plataforma de SoCs Qualcomm QCS400, voltado para alto-falantes, e o chip CSRA6640 com tecnologia Qualcomm DDFA.

Aprimoramento no segmento de som e música

Novo SoC para alto-falantes

A empresa lançou a série Qualcomm QCS400, a nova plataforma de SoCs para alto-falantes. Basicamente, o Qualcomm QCS400 é um chip de processamento de áudio dedicado que, combinando avanços em áudio, conectividade e exibição, foi projetado para atender às necessidades de alto-falantes inteligentes.

novidades da Qualcomm
QCS400, a nova plataforma de SoCs para alto-falantes. Imagem: notebookcheck.net

A Qualcomm promete oferecer experiências de áudio premium para os lares. Ou seja, o objetivo é que o usuário possa desfrutar de um áudio com qualidade superior em qualquer ambiente.

Para isso, a série possui recursos exclusivos de computação de alto desempenho e ajuda a fornecer soluções altamente otimizadas, contando com Inteligência Artificial, projetadas para aplicativos de áudio mais inteligentes, e Internet das Coisas.

“A próxima geração de produtos de áudio inteligente deve ser robusta, altamente interoperável, rica em recursos e inteligente, além de muito eficiente no consumo de energia”.

Rahul Patel, vice-presidente da Qualcomm Technologies

Para quem usa alto-falantes inteligentes, a plataforma Qualcomm QCS400 suporta uma experiência mais robusta com o assistente de voz, com interface mais rápida e inteligente. Isso acontece mesmo em ambientes barulhentos. Assim, facilita para que os fabricantes consigam superar os desafios técnicos de construir alto-falantes mais inteligentes e assistentes com interface de voz mais intuitiva.

A plataforma de SoCs Qualcomm QCS400 virá com os mais recentes avanços da Dolby em tecnologia de som, o Dolby Atmos® foi projetado para oferecer clareza, riqueza, detalhes e profundidade impressionantes. Esse recurso ajuda a trazer os consumidores para dentro da história e ação, à medida que os sons de pessoas, lugares, coisas e música ganham vida.

Principais recursos da série Qualcomm QCS400

Altamente integrada, porém flexível, arquitetura de chip único: com o Qualcomm® AI Engine, DSPs duplos e até quatro núcleos de processador, projetada especificamente para aplicativos de áudio e projetada para fornecer melhor eficiência de energia, melhorias de desempenho e flexibilidade para inovação de recursos avançados.

Conectividade integrada: Wi-Fi e suporte a Bluetooth líderes da indústria para o Qualcomm® aptX™ Adaptive, projetado para fornecer streaming de áudio de baixa latência na sala ou em toda a casa e conteúdo áudio e visual altamente sincronizado para uma experiência de entretenimento superior.

A coexistência Wi-Fi, Bluetooth e Zigbee foi projetada para permitir o controle de praticamente todos os tipos de dispositivos domésticos inteligentes.

Qualcomm aprimora sistema de som e música com novos processadores

Áudio imersivo: com até 32 canais de processamento de áudio integrado, suporte para áudio imersivo Dolby Atmos e DTS:X, bem como compatibilidade com a tecnologia de amplificador Qualcomm DDFA a áudio aptX.

Interface de voz aprimorada: usando voz de campo distante, cancelamento de eco multicanal e algoritmos de detecção de várias palavras (Qualcomm® Voice Assist), os produtos construídos nos SoCs Qualcomm QCS400 podem capturar comandos de voz mesmo durante grandes volumes de reprodução de áudio.

AI Engine: Para atender às crescentes demandas de processamento de áudio, os SoCs Qualcomm QCS400 oferecem suporte ao Qualcomm AI Engine para permitir aceleração de alto desempenho e eficiência energética, incluindo uma CPU quad-core, Qualcomm® Adreno ™ e Qualcomm® Hexagon ™ DSP com Hexagon Vector eXtentions.

Qualcomm aprimora sistema de som e música com novos processadores
Componentes do Qualcomm AI Engine (Imagem: Android Authority)

O AI Engine oferece suporte a inúmeras estruturas de redes neurais, incluindo Tensorflow, PyTorch e ONNX, bem como ao Qualcomm® Neural Processing SDK para a execução fácil de algoritmos de AI no dispositivo. Isso permite que os fabricantes de alto-falantes inteligentes possam fornecer uma variedade de recursos robustos de interface de voz aprimorada.

Redução do tempo de desenvolvimento: projetado especificamente para oferecer suporte com tempo e custo de desenvolvimento reduzidos, os novos chipsets estarão disponíveis em vários níveis com uma arquitetura comum, permitindo a implementação em várias linhas de produtos para melhor utilizar os recursos de desenvolvimento.

Ainda, para ajudar a agilizar o processo de desenvolvimento de um alto-falante inteligente, a empresa também anunciou a Qualcomm® Smart Audio Platform 400, disponível como um kit de desenvolvimento abrangente e personalizável, criado com base nos SoCs do Qualcomm QCS400.

A Qualcomm Smart Audio Platform 400 é projetada especificamente para ajudar a reduzir o custo de materiais e o tempo de desenvolvimento associados à criação de alto-falantes inteligentes da próxima geração.

Chip com tecnologia Qualcomm DDFA

O CSRA6640 é o novo chip integrado com uma solução amplificadora de som da Qualcomm. Tal chip auxilia a ter um som claro e potente para uma diversidade de alto-falantes. Além disso, permite tornar os amplificadores de classe D mais comercialmente viáveis em formatos menores. Assim, os fabricantes podem criar alto-falantes portáteis e eficientes, oferecendo maior qualidade de áudio.

novidades da Qualcomm
CSRA6640: novo chip integrado da Qualcomm. Imagem: audioxpress.com

O fato de que esses alto-falantes menores e mais eficientes poderão ser fabricados contribui para que os OEMs (Original Equipment Manufacturer) – “Fabricante do equipamento original”, em português, possam contribuir para melhorar a capacidade de amplificação em dispositivos mais compactos e econômicos.

Ainda, para o desenvolvimento dos seus produtos, a Qualcomm considerou que a maioria dos consumidores de áudio, durante as compras de fones de ouvido e alto-falantes, tende a considerar a qualidade do som como o fator mais importante.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box