Reels do instagram

Adam Mosseri cita “novo Instagram” e maior foco em vídeos

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O CEO da rede social veio a público para citar que a possibilidade de postar fotos pode estar acabando e o novo Instagram é uma verdadeira realidade

O último dia 22 de julho foi marcado pelo início de uma campanha que, mais tarde, desencadearia no anúncio de um “novo Instagram” pelo CEO da rede social. Adam Mosseri apareceu hoje (26) em suas redes sociais para dizer que não, não veremos menos publicações de perfis que não seguimos, assim como um dia, pode não ser mais possível postar fotos no site que ficou famoso justamente por isso.

A campanha “Make Instagram Instagram again” (que pode ser traduzida como “Faça o Instagram ser o Instagram de novo“) ganhou alta visibilidade após o apoio de ninguém menos de Kim Kardashian e Kylie Jenner. Entenda a atualização no caso agora mesmo.

Novo Instagram, com feed diverso e mais Reels

Se você é um usuário do Instagram, com toda certeza percebeu que a rede social está passando por mudanças que não agradaram boa parte dos usuários. Os Reels, que antes ficavam apenas em uma seção separada, agora são exibidos na aba principal de navegação. Outro grande comentário negativo é a exibição de perfis que não seguimos na rede social. Se antes o Instagram era um espaço para ver fotos, vídeos de pessoas e temas que amávamos, tudo tem mudado bastante.

Reels do instagram anunciados por adam mosseri
Usuários começaram a reclamar que estavam visualizando postagens de perfis que não seguem (e isso deve continuar)

Adam Mosseri veio a público em um dia que normalmente não faz anúncios para falar que se há muitas pessoas bravas sobre como o Instagram está mudando, isso deve continuar. O CEO da rede social publicou um vídeo em suas redes sociais que possui pouco mais de 2 minutos para citar que o “novo Instagram” é um “espaço em constante evolução e que se adapta de acordo com a forma que as pessoas consomem conteúdos“. Assista abaixo:

O chefe da rede social tratou de ser bem claro sobre o que está acontecendo. A aparição das publicações de perfis que não seguimos foi explicada como uma forma de descobrir novos conteúdos e também de dar espaço para contas pequenas que postam vídeos, fotos e afins que podem concordar com os gostos dos usuários.

Novo instagram com feed em tela cheia em um fundo colorido
Instagram chegou a testar feed em tela cheia, mas novidade deve voltar em breve (Foto: Reprodução/ O Globo)

Outro comentário foi sobre o feed em tela cheia, algo que deu bastante certo no Twitter para iOS e no próprio TikTok, principal concorrente do Instagram. Adam citou que o primeiro teste para deixar a navegação em tela cheia acabou não dando certo, provavelmente decorrente das fotos em proporção 9:16. Ele aproveitou para lembrar a todos os usuários que o novo Instagram não é mais uma rede social de fotos, mas sim que os conteúdos curtos são o grade foco dos engenheiros no momento.

Preciso ser honesto. Acredito que o Instagram vai se tornar um app de vídeo. Temos que nos inclinar nesta mudança enquanto ainda oferecemos suporte para fotos.

Adam Mosseri, CEO do Instagram

Neste mês, o Instagram já deixou a opção de não postar um vídeo na rede social sem o formato Reels, o que significa que não, isso não deve mudar. Muito pelo contrário: é esperado que cada vez mais ações sejam tomadas para que as pessoas postem e estejam dispostas a pensar que o Instagram seja um local para assistir vídeos, em vez de ser um espaço de fotos de conhecidos, locais e artistas que gosta.

Em resumo: o Instagram tem feito de tudo para se tornar o TikTok (e estamos apenas no começo das mudanças). Mas isso causou grande movimentação na internet.

O que é a campanha “Make Instagram Instagram Again”

Iniciada pelo perfil illumitati, que pertence a uma fotógrafa dos EUA, a campanha surgiu no próprio Instagram.

Com uma simples postagem com a frase “Faça o Instagram ser o Instagram de novo (parem de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos fofas de meus amigos)”, ela já conseguiu mais de 1,7 milhão de likes. A petição online criada para chamar mais pessoas ao movimento tem mais de 164 mil assinaturas (e contando).

A campanha ganhou maior visibilidade quando ninguém menos que Kylie Jenner, que possui 361 milhões de seguidores, repostou uma captura de tela nos stories, dando apoio para o movimento. Mais tarde, Kim Kardashian, dona de um perfil com 326 milhões de seguidores, compartilhou a mesma postagem.

Captura de tela de kylie jenner à favor do make instagram instagram again
Kylie Jenner foi a primeira mulher a atingir 300 milhões de seguidores no Instagram

A desaprovação de um novo Instagram pode trazer problemas para a Meta por um simples motivo: as irmãs Kardashian possuem uma influência que vai muito além das redes sociais.

Para comparação, em fevereiro de 2018, Kylie Jenner anunciou publicamente que não estava mais usando o Snapchat como antes, assim como boa parte de nós. O resultado disso? No dia seguinte, a rede social perdeu US$ 1,3 bilhão (R$ 8.55 bilhões em conversão direta) ou 6% de ações. Bastou um simples tweet:

Apesar da grande comoção no Twitter, Instagram e demais canais, parece que realmente teremos um novo Instagram. Adam Mosseri foi bastante claro sobre tudo o que está sendo alterado na rede social e apesar da Meta citar “tempos difíceis” durante o começo deste mês, os engenheiros estão focados em tornar o site cada vez mais parecido com seu principal concorrente, que possui mais de um bilhão de usuários ativos.

Você está feliz com o novo feed e exibição de conteúdo no Instagram? Diga pra gente nos comentários!

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Saiba como funciona a assinatura do Instagram que permite que criadores selecionem posts exclusivos para os assinantes.

Fontes: The Verge l Inc.com l CNBC l Tech Crunch

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