Samsung lança exynos 2200, processador com gpu amd e ray tracing

Samsung lança Exynos 2200, processador com GPU AMD e Ray Tracing

Avatar of victor pacheco
Novo chip que chega com o Galaxy S22 trará o Ray Tracing para celulares e permitirá fotos de até 200 MP

Com rumores quase confirmados de que veremos o Galaxy S22 em fevereiro, a Samsung apresentou hoje seu mais novo processador. O Exynos 2200 é um SoC (system-on-a-chip ou sistema em um chip) que foi desenvolvido da parceria entre Samsung e AMD, trazendo qualidade gráfica que antes era vista apenas em computadores de mesa, notebooks e consoles.

Veja todos os detalhes do novo chipset para smartphones premium da Samsung e avanços de ray tracing, funcionalidade que deve colocar a empresa coreana na lista de melhores modelos lançados no primeiro trimestre.

Parceria entre Samsung e AMD trará melhores gráficos em jogos

Por mais que as telas com altas taxas de atualizações e processadores potentes consigam entregar uma experiência imersiva, ainda fica difícil realizar uma comparação em relação às jogatinas em computadores e notebooks gamers.

Para melhorar a experiência de quem prefere utilizar seu celular para se divertir, a Samsung e AMD se uniram para criar o Exynos 2200, novo processador que leva o Ray Tracing para smartphones. Já desenvolvemos uma matéria sobre esta tecnologia, mas na prática, será possível ter um ganho de imagem perto do que temos na vida real, por meio de uma renderização gráfica. Confira o vídeo de anúncio que foi publicado hoje:

Também foi compartilhada a tecnologia VRS (Variable Rate Shading) no novo processador da Samsung. Esta funcionalidade aumenta o desempenho e a qualidade da renderização variando a taxa de sombreamento para diferentes regiões do quadro.

Exynos 2200, novo processador da samsung
Será possível ter uma experiência próxima ao que temos em computadores e consoles (Foto: Reprodução/Samsung)

O chip de performance gráfica (GPU) feito em parceria com a AMD levou o nome de Xclipse, como uma alusão à uma nova era de jogatinas de smartphones, com um novo capítulo sendo escrito com o lançamento. A arquitetura presente é a AMD RDNA 2 de quatro nanômetros, e Yongin Park, presidente de System LSI Business da Samsung Electronics, afirma que o Exynos 2200 será importante para que a empresa entregue uma nova experiência.

Além de trazer a melhor experiência móvel para os usuários, a Samsung continuará seus esforços para liderar a jornada na inovação de chips lógicos

Yongin Park, presidente de System LSI Business da Samsung Electronics

CPU traz arquitetura com núcleos ARM

Devido a ter uma CPU octa-core, a Samsung dividiu as “partes” de seu processador para trabalhar em diferentes funções ao mesmo tempo. Dessa forma, será possível entregar uma boa performance em jogos e ainda permitir que demais aplicativos sigam funcionando. O novo processador da Samsung possui:

  • Um núcleo principal ARM Cortex X2: mais potente;
  • Três Cortex A710 para entre performance e eficiência;
  • Quatro Cortex A510 para economia de energia.

Como a nomeação indica, o ARM Cortex X2 trabalhará em funções que exigem bastante desempenho, como jogos de FPS e outros gêneros. Se espera que em títulos como Fortnite, FreeFire, Call of Duty e demais lançamentos tenham uma melhor performance nos smartphones equipados com o Exynos 2200. Já imaginou como seriam suas jogatinas se você tivesse acesso à uma porcentagem da qualidade de processadores de PCs e consoles? Este é o foco do mais novo processador da Samsung.

As experiências digitais de amanhã exigem novos níveis de desempenho, segurança e eficiência. Como um dos primeiros processadores a incorporar os novos núcleos de CPU Armv9, o Galaxy Exynos 2200 aproveita a estratégia Total Compute da ARMI e os principais recursos de segurança, como Memory Tagging Extension (MTE), para fornecer a computação específica e o processamento especializado necessários para potencializar futuras experiências móveis

Rene Haas, presidente do IP Products Group (IPG) da ARM

Outro detalhe compartilhado pela Samsung foi a Unidade de Processamento Neural (Neural Processing Unit ou NPU) presente no Exynos 2200. Esta tecnologia não é uma novidade em processadores, mas a empresa coreana garante que o aprendizado e uso da inteligência artificial está duas vezes mais rápido, “permitindo mais cálculos em paralelo e aprimorando o desempenho da IA.” O novo processador também foi desenvolvido para entregar uma maior segurança para os usuários.

Ganhos em fotos e vídeos

Falando sobre a captura das fotos, a Samsung optou por colocar um ISP (traduzido para processador de sinal de imagem) que consegue entregar fotos com uma resolução máxima de 200 MP. Se espera que a câmera principal do Galaxy S22 tenha uma sensor principal de 108 MP. Isso conversa com a potência do ISP, que consegue funcionar no modo de câmera única com esta mesma resolução, assim como o processador consegue operar duas lentes ao mesmo tempo (64+36 MP).

Processador desenvolvido pela samsung e amd
Tecnologia octa-core será essencial para ótima performance em diversas tarefas (Foto: Reprodução/Samsung)

Já entrando no assunto de captura de vídeos, o Exynos 2200 consegue capturar momentos em resolução 4K HDR (ou 8K). O codec do novo processador da Samsung é multiformato (MFC) e permite uma entrega de vídeos com resolução 4K a 240fps, assim como 8K a 60fps. Também é possível codificar vídeos em com resolução 4K a 120fps ou 8K a 30fps

O ISP também trabalha juntamente com a unidade de processamento neural tanto na captura de fotos, quanto de vídeos. O processador consegue identificar objetos, pessoas e ambientes para realizar a correção automática de cor, balanço de branco, exposição, faixa dinâmica e mais detalhes. A resolução HDR10+ será entregue nas telas dos modelos que o novo processador for instalado, assim como a taxa de atualização máxima é de 144Hz.

Processador da Samsung será utilizado no Galaxy S22

Uma das tradições da Samsung é sempre realizar o lançamento de seus novos modelos flagship com um processador Snapdragon nos EUA. Mas em outros mercados, a empresa equipa seus smartphones topo de linha com as versões mais recentes do processador Exynos, de fabricação própria.

Possível foto do galaxy s22
Samsung deve colocar novo processador para lançamento do Galaxy S22 no Brasil (Foto: Let’s Go Digital)

Como possui compatibilidade com redes 5G e demais especificações de smartphones premium, é certo que o Exynos 2200 chegará ao mercado no Galaxy S22, o novo smartphone premium da Samsung que deve ser apresentado agora no dia 08 de fevereiro de 2022.

Exynos 2200, novo processador da samsung
Processador da Samsung está passando por produção em massa (Foto: Samsung)

A empresa coreana compartilhou que seu novo lançamento está passando por “produção em massa”, o que pode ser um indicativo de que não deve levar muito tempo para vermos um smartphone com este processador. O que você achou de todos os avanços do Exynos 2200? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira detalhes sobre o Snapdragon 8 Gen 1, que deve estar presente na versão do Galaxy S22 que será lançada nos EUA.

Fontes: Samsung I The Verge

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados