Geração z vai liderar o futuro sustentável, aponta estudo da electrolux

Geração Z vai liderar o futuro sustentável, aponta estudo da Electrolux

Avatar of victor pacheco
Estudo sobre futuro sustentável foi realizado em 15 países, onde foi possível saber sobre prioridades da Geração Z

Focada em ações para que todos possamos viver em um futuro sustentável, a Electrolux encomendou um estudo mundial realizado em mais de 13 países. Com cerca de 1.000 entrevistados em regiões diferentes (Argentina, Austrália, Brasil, Chile, França, Alemanha, Israel, Polônia, Suécia, Tailândia, Reino Unido, EUA, Vietnã), foi possível saber que a Geração Z deseja liderar as ações focadas em sustentabilidade.

Os entrevistados possuem entre 15 a 20 anos de idade, e também se sabe que os mesmos possuem um pensamento mais verde em relação às gerações anteriores. Vale lembrar que as pessoas da Geração Z nasceram entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010. Confira todos os detalhes e o que esperar do pensamento das pessoas que ficarão responsáveis por mudar o planeta onde vivemos hoje.

Jovens da América Latina foram convocados pela Electrolux para ajudar a termos um futuro sustentável

Responsáveis por continuar ações que estão em prática, os jovens da Geração Z estão cada vez mais ativos para que este conceito saia do papel de uma vez por todas. Ao receber os resultados sobre o que estas pessoas esperam e/ou agir para vivermos todos em lugar melhor, a Electrolux convidou um grupo da Geração Z para ajudar nos avanços de uma casa inteligente.

Dessa forma, foi possível saber quais as necessidades e pensamentos que os futuros habitantes de nosso planeta possuem. Em parceria com o centro de inovação da empresa, onde o foco era fornecer informações que acelerarão a mudança sustentável, foi possível ter acessos a dados das pessoas que realmente serão responsáveis por vivermos em um futuro sustentável.

Acreditamos que há uma grande oportunidade de combinar diferentes perspectivas para construir um futuro melhor. É por isso que queremos envolver as mentes jovens imediatamente neste processo, pois as ações que realizamos hoje definirão o futuro. Como indica o estudo, os jovens têm uma mentalidade muito determinante e proativa a respeito da sustentabilidade, é o futuro deles que está em jogo e eles querem participar, ou realmente liderar, a criação de soluções,”

João Zeni, Diretor de Sustentabilidade da Electrolux América Latina. 

Com o estudo também sendo realizado com jovens da América Latina (Brasil, Chile e Argentina), foi possível saber que praticamente 100% dos jovens brasileiros desejam liderar todas as ações relacionadas ao futuro sustentável. Ao mesmo tempo, todas as pessoas acham que isso deve ser encabeçado principalmente pelos cientistas (84%). Os influenciadores também chegaram a ser citados por 33% dos entrevistados. Todos também pensam que sim, vamos superar a crise climática que está sendo enfrentada em todo o planeta.

Assim como desejam encabeçar todas as ações relacionadas a um futuro sustentável, também se sabe que 81% jovens da América Latina desejam ter voz ativa na defesa da sustentabilidade. Isso significa que os mesmos estão dispostos a ir para a rua em protestos e se posicionarem publicamente sobre alguma ação que possa prejudicar o futuro sustentável.

Exemplo de pessoas que fazem parte da geração z
Voz de jovens está mais ativa quando falamos de sustentabilidade

Ter bons hábitos é importante, certo? Por Este motivo, 100% dos entrevistados na América Latina estão dispostos a fazer isso. As falhas sobre as gerações anteriores também chegaram a serem citadas no estudo da Electrolux, onde 6 em cada 10 dos entrevistados sabem e concordam que devem fazer o papel de cuidadores e restauradores do que foi degradado.

O que a geração Z considera para termos de fato, um futuro sustentável?

Como líderes das mudanças que impactarão nosso futuro de forma direta, existem muitos assuntos que a Geração Z está priorizando quando tocamos no assunto de casa inteligente. Isso significa que quando estiverem pensando em morar em um local que conta com soluções de Internet das Coisas (IoT), há detalhes que não podem passar em branco. Dessa forma, o estudo da Electrolux também nos trouxe dados sobre isso.

O que esperar até 2030

Como parte da ação para termos um futuro sustentável, a Electrolux está focada em desenvolver soluções focadas em oferecer alimentação melhor, assim como melhores cuidados com roupas. O mesmo vale para a construção de uma melhor casa e empresa. Dessa forma, a empresa fabricante de eletrodomésticos perguntou para a Geração Z, o que está sendo priorizado e o que os mesmos esperam.

Jovens desejam cozinhar seus alimentos e cardápio saudável será foco

Conhecida como “geração natureba”, foi possível saber que os jovens possuem vontade de preparar suas próprias refeições, sendo a resposta de 30% dos entrevistados. Apesar de muitas pessoas acharem que esta é uma atividade mais praticada pela terceira idade, 34% dos entrevistados revelaram que desejam realizar a compostagem ou reciclagem de todos os resíduos alimentares. Os vegetais também serão grande maioria, isso citado por 34%.

Mulher e homem comendo refeição preparada em casa
Apesar do sucesso dos aplicativos de entrega de comida, Geração Z deseja investir no preparo de suas refeições

Entrando na parcela de pessoas que desejam optar por refeições prontas, temos 12% dos entrevistados. A porcentagem é a mesma daqueles que acham que irão comer carne produzida em laboratório. O número fica ainda menor quando citamos pessoas que acham que não irão cozinhar no futuro: apenas 10%. Por fim, apenas 9% acreditam que de fato, irão consumir proteínas feitas com insetos.

Compra de roupas será mais pensada

Hoje em dia, existem pessoas que compram uma roupa apenas para ocasiões especiais e depois disso, a peça fica guardada para sempre. Este não é um hábito que deseja ser levado em frente pela Geração Z, onde 67% dos entrevistados possuem o pensamento de que um alto investimento em roupas deve ser feito se a qualidade for alta. O ajuste e cuidado também serão cada vez mais frequentes para 65% das pessoas, assim como 26% acreditam que usarão roupas virtuais até 2030.

Como uma modalidade que ainda está crescendo, mas deve ser cada vez mais optada, foi possível saber que 27% das pessoas estarão optando por alugar roupas em 2030. Isso pode parecer uma ação fora de nossa realidade, mas por um preço fixo mensal, é possível ter acesso a um catálogo amplo. Empresas brasileiras já atuam no Brasil apenas com este serviço e a Geração Z sendo adepta disso apenas comprova que definitivamente, o aluguel de roupas também veio para ficar. Isso acompanha o comportamento sustentável.

Internet das Coisas será usada como ferramenta para gerar bem-estar no ambiente de casa

Adentrando mais no assunto, temos produtos compatíveis com soluções de Internet das Coisas, que conecta diversos aparelhos com foco em deixar tudo automatizado e claro, oferecer soluções tecnológicas para os usuários.

Partindo desta ideia, sabemos que os jovens da Geração Z estão focados em usar isso como ferramentas para ter um maior bem-estar no momento que estão em casa. 36% Deles desejam receber informações sobre como podem viver de forma mais saudável. 34% Dos entrevistados desejam saber mais sobre como podem ter uma ótima rotina de exercícios e 33% desejam receber recomendações de dieta, conectado com preparo de comidas naturais. Por fim, 35% estão enxergando e reconhecendo seu papel na proteção de seu corpo contra toxinas internas.

Geração z vai liderar o futuro sustentável, aponta estudo da electrolux. Estudo sobre futuro sustentável foi realizado em 15 países, onde foi possível saber sobre prioridades da geração z
Aspirador robô Pure i9.2 pode ser completamente controlado através de aplicativo.

Um dos produtos de Internet das Coisas da Electrolux que já está no mercado é o aspirador-robô Pure i9.2, que pode ser comprado por R$ 2.872 no Magazine Luiza. Controlado pelo aplicativo Electrolux Wellbeing (disponível para Android e iOS), você faz o agendamento da limpeza feita pelo produto, bem como quais os tipos de limpeza que serão executados. Caso possua algum cômodo que acabe sujando mais que os outros, pode também selecionar quais cômodos serão limpos em cada ciclo.

Como este estudo pode ser utilizado na prática?

De acordo com os dados captados no estudo da Electrolux, se sabe que os jovens da geração Z estão mais focados em atuar para ter seu próprio futuro sustentável. Dessa forma, o mais importante é que tanto empresas quanto líderes de governos aproveitem esta boa vontade para usar estas pessoas como ótimos impulsionadores de mudanças, que irão resultar em um bom futuro para todos que estão no planeta Terra.

Imagem de uma pessoa segurando um globo verde para simbolizar um mundo sustentável
Empresas podem aproveitar entusiasmo da Geração Z para agirmos juntos e assim, termos um futuro sustentável

Um dos assuntos mais interessantes citados no estudo foi que a Geração Z sabe das mudanças climáticas e deseja atuar para que isso seja mudado a partir de agora para que os impactos sejam cada vez menores. Precisamos aproveitar aqueles que desejam liderar mudanças para termos um futuro sustentável, assim como ter um dia a dia mais saudável e claro, longe de tudo o que pode causar problemas para a saúde. As tecnologias não só podem, como devem ser utilizadas para que objetivos sejam alcançados em um menor tempo.

Qual ponto do estudo da Electrolux mais chamou sua atenção? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Aproveitando que estamos falando de futuro sustentável, você já pensou em investir em um carro elétrico? Confira nosso artigo especial sobre este assunto:

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
4
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados