Google Stadia é lançado em 14 países; Brasil fica de fora

google stadia capa
Google Stadia foi lançado mundialmente com mais de 22 jogos. Saiba tudo sobre o serviço de games do Google

Depois de muita espera, o Google Stadia finalmente foi oficialmente lançado na manhã desta terça-feira (19). A plataforma de transmissão de jogos na nuvem do Google está presente, inicialmente, nos Estados Unidos, Canadá e mais 12 países da Europa, e conta com mais de 20 jogos no lançamento, incluindo Football Manager 2020, Mortal Kombat 11 e Red Dead Redemption 2.

Saiba tudo sobre o novo serviço de games do Google, todos os jogos disponíveis, planos e como funcionará a plataforma:

O que é o Google Stadia

O serviço de jogos pela nuvem já está sendo encarado como o representante do Google na próxima geração de videogames. Ao mesmo tempo, é inevitável a comparação com serviços de streaming em outras mídias, como a Netflix e Spotify.

Mas, afinal, o Google Stadia é um console ou uma espécie de “Netflix dos jogos”? A resposta é “nenhum dos dois”.

O Google Stadia não precisa de um aparelho específico que rode os jogos. basta ser acessado por um dispositivo com acesso à internet. Ou seja, a jogatina acontecerá pela nuvem, por meio do seu smartphone, Chromecast Ultra TV, smart TV, tablet, notebook ou computador com Google Chrome instalado. Com o dispositivo acessado, você assinará o acesso ao serviço, que disponibilizará um catálogo de jogos em formato digital para comprar e jogar.

A principal característica do serviço é que, por não depender de um aparelho específico, você pode jogar títulos AAA como Assassin’s Creed Odyssey e Mortal Kombat 11 no celular, smart TV ou tablet quando quiser.

telas
O Google Stadia quer que você possa jogar em qualquer lugar

Como jogar no Google Stadia

A intenção do Stadia é permitir que o jogador jogue de qualquer lugar. O acesso ao serviço e seu catálogo é feito da mesma maneira que já faz em serviços como YouTube e Gmail: por meio da sua conta Google.

Ao fazer o acesso, todo o catálogo fica disponível e poderá continuar seu progresso em um jogo de onde parou, já que tudo fica armazenado nos datacenters do Google. Os servidores onde serão processados os games tem 10,7 teraflops de poder computacional.

O vice-presidente do Google, Phil Harrison, destacou, em entrevista ao Polygon, que uma conexão com 30Mbits de download é o suficiente para jogar os títulos do serviço com resolução 4K a 60 quadros por segundo (FPS). Resoluções e quadros menores exigirão menos da sua conexão.

Quais jogos estarão disponíveis no lançamento?

A lineup inicial do Google Stadia contará com 22 jogos, que você pode conferir abaixo:

  • Assassin’s Creed: Odyssey;
  • Attack on Titan: Final Battle 2;
  • Destiny 2: The Collection (no serviço Stadia Pro);
  • Farming Simulator 2019;
  • Final Fantasy XV;
  • Football Manager 2020;
  • Grid 2019;
  • Gylt;
  • Just Dance 2020;
  • Kine;
  • Metro Exodus;
  • Mortal Kombat 11;
  • NBA 2k20;
  • Rage 2;
  • Rise of the Tomb Raider;
  • Red Dead Redemption 2;
  • Samurai Shodown (no serviço Stadia Pro);
  • Shadow of the Tomb Raider;
  • Thumper;
  • Tomb Raider;
  • Trials Rising;
  • Wolfenstein: Youngblood.
google stadia wolfenstein

Além dos jogos no lançamento, dezenas de títulos chegarão até o final de 2019; confira abaixo:

Onde e por quanto o Google Stadia será lançado?

O Google Stadia será lançado internacionalmente em 14 países: EUA, Canadá, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Bélgica, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Noruega. Ainda não há uma data de lançamento anunciada para sua chegada no Brasil.

Existem duas versões do serviço disponíveis: Founders Edition e Premiere Edition. As duas foram lançadas por $130 nos Estados Unidos. A primeira garante algumas vantagens, mas ambas oferecem três meses grátis da assinatura Stadia Pro, que será usada para jogar multiplayer online.

Usuários que já compraram a Founders Edition antecipadamente – os pedidos dessa edição já se esgotaram – serão os primeiros a usarem o serviço, já que terão prioridade na fila de entrega do kit. Além disso, quem adquiriu essa edição terá prioridade na escolha do nome de usuário, um passe para presentear um amigo para receber 3 meses do Stadia Pro e uma insígnia de fundador que ficará ao lado do seu nickname.

Ambas as edições virão com um kit contendo um Chromecast Ultra TV para acessar o Stadia pela televisão e o controle exclusivo do Stadia.

Controle do Google Stadia

Apesar de não ser um console, o kit do Google Stadia vem acompanhado de um controle exclusivo. Sua principal vantagem é a conexão Wi-Fi direta com os servidores do Google, que evita ter de parear o dispositivo toda vez que resolver jogar em outro aparelho.

google stadia controle

Vale mencionar que, embora o Google Stadia seja compatível com outros controles por USB, eles só poderão ser usados quando conectados por cabo no computador. A única maneira de jogar na TV será por meio do controle exclusivo.

Fora isso, não há muitas novidades em relação aos controles do Xbox ou Playstation. Ele virá com quatro botões (gatilhos) no topo, oito botões frontais – o central acessa a página inicial do Stadia -, duas alavancas analógicas e um D-Pad. Ele virá com porta de 3,5mm para plugar fones de ouvido, mas não terá compatibilidade com fones Bluetooth no lançamento.

Será que o Google Stadia dará início a uma revolução na maneira como encaramos videogame atualmente? É cedo para dizer, mas continue acompanhando o Showmetech para mais novidades!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: