Opera passa a acessar endereços web com emojis

Opera passa a acessar endereços web com emojis

Avatar of otávio queiroz
Navegador é o primeiro do mundo a permitir o acesso a endereços web com emojis, em parceria com a empresa Yat. Confira como a novidade funciona

A Opera Software, empresa por trás dos navegadores Opera, anunciou que seus browsers passarão a permitir a digitação de endereços web usando apenas sequências de emojis. Com a novidade, os usuários poderão acessar sites utilizando carinhas, em vez dos tradicionais endereços iniciados com www. A funcionalidade surge através da parceria com a Yat, empresa de solução de identidade baseada em emojis.

Segundo a Opera, permitir o acesso a endereços web com emojis é uma tentativa de trazer um novo nível de criatividade para o mundo online. “Já se passaram quase 30 anos desde que a World Wide Web foi lançada ao público e não houve muita inovação no espaço de weblinks: as pessoas ainda incluem .com em seus URLs”, disse Jorgen Arnesen, vice-presidente executivo mobile da Opera. “Agora, os usuários do Opera podem simplesmente inserir 👽🎵 em seus navegadores móveis e de desktop para acessar a gravadora de Lil Wayne, por exemplo”, completa o porta-voz.

Opera passa a acessar endereços web com emojis
Recurso está disponíveis em todos os navegadores da Opera, incluindo as versões mobile (Divulgação/Opera)

Sites em Yat

A empresa criou o recurso com a ajuda do Yat, um provedor especializado na criação de endereços web baseados em emojis. Por meio do Yat, qualquer pessoa pode registrar uma sequência personalizada de emojis como seu próprio URL por um preço. Exemplos de alguns domínios incluem y.at/🌈🚀👽, que está registrado para a cantora Kesha, e y.at/🦇🌹, que pertence ao artista de rap G-Eazy.

Os artistas do mundo da música foram, inclusive, os primeiros a investirem em Yats. A página Yat de Lil Wayne, por exemplo, direciona os internautas para a página oficial da sua gravadora e a de Steve Aoki leva as pessoas ao seu site. G-Eazy, Young Money, 3LAU e Disclosure são outros nomes que também utilizam a ferramenta.

“Se você é artista, músico, criador, proprietário de uma empresa ou apenas deseja aumentar os seus seguidores, essa integração é super importante para os seus negócios. A ferramenta facilita a conexão e o compartilhamento de conteúdo com a sua comunidade por meio de sequências exclusivas de emojis da Yat como links da Internet”

Naveen Jain, cofundador e CEO da Yat
Página yat da kesha
O domínio y.at/🌈🚀👽 redireciona para a página oficial da Kesha (Reprodução/The Verge)

Uma limitação importante é a necessidade de adicionar “y.at/” antes da sequência de emojis para o acesso à página web. No entanto, em conjunto com a equipe da Opera Software, a Yat trabalhou para resolver a restrição integrando a função de leitura de endereço emoji diretamente no navegador. Com isso, os usuários podem inserir apenas os emojis e o próprio navegador entende se tratar de um endereço “y.at/”, redirecionando automaticamente para a página correta. Além disso, emojis incorporados em páginas da web agora serão vinculados à página Yat correspondente automaticamente. Assim, sempre que a combinação de emoji da Disclosure aparecer em qualquer lugar na Internet, ele automaticamente vai estar vinculado à página da Yat.

Os preços para a compra dos domínios Yat variam conforme a combinação usada e a popularidade dos emojis. É possível encontrar valores partindo de U$ 130, até opções mais caras, que chegam facilmente a casa dos US$ 400. Uma vantagem é que, diferentemente do que ocorre com as URLs tradicionais, os preços são referentes à compra definitiva do domínio, não sendo necessária a renovação após passado algum tempo.

Maior popularização

Com mais de 90% dos 4,6 bilhões de usuários da Internet em todo o mundo usando emojis para se expressar, a integração da Yats no navegador Opera abre as portas para a popularização dos domínios baseados em emoji. A questão que fica em aberto é se, de fato, o recurso conseguirá decolar. Considerando que existem mais de 3 mil emojis atualmente, para algumas pessoas decorar um endereço baseado em letras e números pode parecer muito mais simples e fácil do que ter que lembrar de uma sequência de carinhas e bonequinhos.

Veja também:

Por falar em novidades na internet, no início do ano o Twitter liberou o uso de NFTs como foto de perfil. A novidade, por enquanto, está disponível apenas para assinantes do Twitter Blue e não exige pagamento adicional.

Fontes: The Verge, PCMag, Opera.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
8
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados