Qualcomm prevê até 40 dispositivos conectados nas casas até 2022

Qualcomm prevê até 40 dispositivos conectados nas casas até 2022 6
A Qualcomm apresentou na sua sede em São Paulo uma amostra do que será possível ser feito dentro das casas nos próximos anos.

Depois dos smartwatches, smartphones, smartTVs e demais ‘aparelhos espertos’, chegou a vez dos ‘smart routers’ ou ‘roteadores inteligentes’. A Qualcomm apresentou na sua sede em São Paulo uma amostra do que será possível ser feito dentro das casas nos próximos anos.

Assim, práticas como acionar todo e qualquer tipo de dispositivo apenas falando com seu roteador serão a realidade. Além disso, entre esses dispositivos entram desde de um aparelho de ar condicionado, um alto-falante inteligente ou uma geladeira, a até mesmo uma simples lâmpada!

Qualcomm prevê até 40 dispositivos conectados nas casas até 2022 7

A era dos “Smart Routers”

A Qualcomm antecipou em seu evento o que chamou de “era dos smart routers”. Com essa ideia, ela prevê que até 40 dispositivos poderão ser conectados e controlados simultaneamente nas casas até 2022. Além disso, esse conceito reúne tecnologias como WiFi Mesh, Internet das Coisas e comando de voz em um único equipamento. Assim, possibilita o controle de aparelhos compatíveis inclusive à distância.

De acordo com a empresa, isso será possível graças ao conjunto de tecnologias reunidas neste smart router. A principal delas é a WiFi Mesh, sistema de distribuição de sinal Wi-Fi ‘em malha’ por meio de vários roteadores menores. Assim, esses roteadores estabelecem comunicação entre si de modo a transmitir de forma homogênea a conexão à internet por todos os cômodos de uma casa ou pequena empresa.

Qualcomm prevê até 40 dispositivos conectados nas casas até 2022 8

Outras tecnologias envolvidas

Entretanto, os smart routers trarão também conectividade Bluetooth e a chamada ZigBee. Esse tipo de conectividade é um padrão utilizado por sistemas de automação residencial. Além disso, também terão um assistente de voz embarcado que, neste caso, será o Alexa.

Com isso, você dirá algo como “Alexa, ligue a luz da garagem” ou “Alexa, ligue o som da sala” e, como um passe de mágica, tudo funcionará ao seu comando de voz. Porém, o único problema é que esses comandos terão de ser falados em inglês, pelo menos inicialmente.

Qualcomm prevê até 40 dispositivos conectados nas casas até 2022 9

Mas isso deve mudar em 2019, quando a Amazon promete que a Alexa estará falando português fluentemente. Além disso, outra boa notícia é que outros assistentes de voz como o Google Assistente ou mesmo a Siri da Apple também poderão ser implementados nesse produto.

Qualcomm de olho no futuro

De acordo com Hamilton Matias, diretor de produtos conectados para a América Latina, essa tendência tecnológica é irreversível. Em 2012, haviam até 8 dispositivos inteligentes conectados nas residências norte-americanas. Porém, esse número saltou para 24 no ano passado.

Qualcomm prevê até 40 dispositivos conectados nas casas até 2022 10

Assim, a expectativa para 2022 é que o número de dispostivos que possuam tecnologia IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas na tradução livre) poderá chegar a 50 por residência. Por fim, a Qualcomm também anunciou que os primeiros modens com tecnologia Mesh 2.0 chegarão ao solo brasileiro ainda este ano!

Porém, já existe pelo menos um modelo sendo vendido oficialmente por aqui: é o Deco M5 da TP-Link . Os demais poderão ser o Asus Lyra Trio e o Samsung Home Pro. Já o roteador inteligente ainda não tem prazo para ser lançado por aqui. Porém, nada que impeça os já citados fabricantes tragam suas versões para o Brasil.

A aí? O que acharam das novidades da Qualcomm para os próximos anos? Não deixem de comentar!

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box