Review Chromecast: vale a pena ter um?

Nosso autor mostra as vantagens no uso do Chromecast, uma solução da Google para streaming local de conteúdo.

chromecast-black-dongle-640x353

Sempre ouço duas perguntas quando digo que tenho um Chromecast. A primeira é: o que é isso? E depois de uma breve explicação, vem a segunda pergunta: vale a pena ter um?

O que é o Chromecast?

Em poucas palavras, é um aparelho que conectado à uma rede WiFi e a entrada HDMI da TV, mostra o conteúdo transmitido por apps de aparelhos com Android ou iOS e também de computadores que possuam o Browser Chrome instalado. Ou seja, ele substitui a conexão física (cabo HDMI) entre o seu aparelho móvel e a TV. Neste outro post que publicamos é possível encontrar  informações mais detalhadas sobre o Chromecast.

Mas ao contrário de uma conexão física com a TV, onde é possível espelhar tudo que vemos na tela de nossos gadgets, o Chromecast é capaz de transmitir apenas o conteúdo de aplicativos específicos.

Neste ponto surge a grande dúvida. Vale a pena ter um, mesmo já tendo uma Smart TV em casa, que possui praticamente os mesmos aplicativos?

Sim! Vale muito a pena!

Preparei uma lista de motivos:

  • A relação de aplicativos está crescendo e deve crescer ainda mais quando for liberado o uso da API (Application Program Interface) do Chromecast para todos os desenvolvedores de aplicativos. Rapidamente, ele deverá ultrapassar as opções disponíveis em Smart TVs. Veja abaixo os aplicativos já disponíveis no Brasil (Google Play):

Aplicativos Chromecast disponíveis no Brasil

 

Para uma lista ataulizada de aplicativos e extensões para o ChromeCast, veja este post.

A vantagem de usar os aplicativos à partir de um Smartphone ou Tablet, em relação ao mesmo aplicativo disponível na Smart TV é a praticidade de fazer isto sem usar o controle remoto da TV. Outra vantagem é a personalização de conteúdo localizada em qualquer Smartphone ou Tablet conectado na mesma rede WiFi, incluindo os aparelhos de seus amigos, que poderão compartilhar conteúdo direto para a sua TV.

  • É mais barato que comprar um teclado e mouse sem fio para controlar seu PC ou Notebook ligado na TV

Um dos usos mais comuns de um PC ligado à TV é a navegação na internet para aproveitar a tela grande como monitor. Só que é necessário ficar bem perto da TV ou usar um teclado e mouse sem fio. Com o Chromecast é possível fazer o streaming de uma aba do Chrome para a TV.

No exemplo abaixo, utilizei meu tablet com W8.1 como teclado e mouse, enquanto navegava no Chrome. Uma experiência de uso muito superior aos browsers existentes em Smart TVs

Transmissão de uma aba do Chrome para o Chromecast

  • Upgrade rápido e de baixo custo para uma TV sem WiFi

Para TVs que não são Smart TVs ou para algumas os modelos que apesar de possuírem suporte à rede WiFi, o utilizam somente para o recurso de DLNA, ou seja, a transmissão de vídeos, fotos e música de dispositivos compatíveis para a TV, o Chromecast permite que aplicativos como Netflix possam ser usados.

O Chromecast é vendido por US$ 35 desde o lançamento em julho deste ano, mas infelizmente ainda não está disponível no Brasil. Como é bem pequeno, é um ótimo presente para trazer de uma viagem ao exterior.

Possui mais dúvidas sobre o Chromecast?

Deixe sua pergunta nos comentários!

38 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Fiquei interessado no uso do chromecast justamente por poder passar a imagem do pc para a TV sem cabos. É possível eu baixar algum filme em AVI ou MP4, executa-lo no pc e assistir na TV pelo chrome cast ?
    Grato !

    • Comprei um Chromecast, é possível assistir um filme do PC na TV. O melhor aplicativo para fazer isso pelo Chromecast é o Plex. É possível rodar pela aba do Chrome mas não é um procedimento prático e nem muito satisfatório.
      Já replicar a imagem do monitor para a TV (espelhamento) ainda não é uma função disponível, mas a nova atualização do Android deixa a entender que logo deverá ser possível.

      • Vestax, é verdade, o Plex possui esse recurso, mas não testei, pois li nas páginas de suporte que somente funciona se o usuário possuir o Plex Pass, ou seja, não é uma solução gratuita. Mas é bom saber que funciona bem.

  • Otima explicaçao, mas ficou a duvida sobre o compartilhamento de audio. Li alguns comentarios sobre transmitir SOMENTE o video na TV e o audio no PC/Tablet/Smartphone. Alguém saberia me confirmar isso NA PRATICA? O audio nao vem transmitido na TV?

  • Olá Mauricio, comprei um desses em Orlando agora em janeiro de 2014, cheguei em casa e ‘espetei’ o aparelho na entrada HDMI e liguei o aparelho na fonte de energia, mas so ficava com uma luz vermelha e não apareceu a opção de configurar….. faltou eu fazer algo….. abs e parabens pelos post….

  • Boa tarde, Maurício! Excelente matéria e estou quase comprando – aproveitando a viagem de uma vizinha que vai para Miami mês que vem -, mas tenho uma dúvida que não consegui que fosse sanada depois de algumas pesquisas no Google.
    Minha dúvida é: minha TV é uma samsung que não é smart e não tem conexão wi-fi. Eu conseguirei utilizar o ChromeCast nela? É o ChromeCast quem conecta à rede wi-fi ou a tv?

  • Olá,

    Estou em vias de comprar um chromecast, mas ainda não tenho certeza se vai suprir o que realmente busco com o dispositivo, que é, além de assistir vídeos e filmes direto do netflix e youtube, a transmissão de algo que eu esteja fazendo no smartphone naquele momento. Por exemplo, estou jogando Shadow Fight no cel e gostaria de ver a imagem em tela cheia na TV. Vejo que há atualização para espelhamento de tela no chromecast, será que faz isso que mencionei? Obrigado.

  • Olá… acabei de instalar o Google Chromecast na minha tv, e após tudo ok, a transmissão ocorre normalmente porém não escuto o áudio em nenhum dos vídeos executados, apesar de todos os botões de áudio tanto da tv quanto do notebook estarem ON. Na residência de um amigo, tudo funcionou normalmente (com áudio). Qual pode ser o problema? Obrigado.

  • O único problema (que pra mim é um problemão), é que o ponteiro do mouse não aparece na TV, ou seja, é preciso controlar a página da web olhando para o notebook. Isso é uma grande desvantagem , espero que eles corrijam esse problema.

  • Olá gostaria de saber se os filmes que baixei no Android está armazenado na galeria da pra assistir no espelhando no chromescast? Sou leigo alguém me responda por gentileza, já pesquisei não achei nada falando a respeito disso.

    • Dá sim, faço muito isso. Basta espelhar seu aparelho. Na barra de notificações clique em “Transmitir” e selecione o Chromecast. Ai o celular vai aparecer na tela da TV, então é só colocar o filme pra rodar que funciona.

  • Por favor, alguém pode me responder se eu plugar o chomecast em um aparelho de televisão , depois retira-lo e plugar em outro televisor ele funcionará normalmente.
    Grata

Receba Notícias por E-mail:

Share via