REVIEW: Galaxy Buds+, uma evolução em qualidade sonora e autonomia

IMG 20200302 173527 scaled
O Galaxy Buds+ traz ótimas melhorias em relação a geração anterior, contudo, peca ao ficar atrás das tecnologias das concorrentes
Anúncio
REVIEW: Galaxy Buds+, uma evolução em qualidade sonora e autonomia

Os Galaxy Buds+ chegaram para substituírem os bem-sucedidos Galaxy Buds e apostam em maior bateria, som equilibrado e maior interação com aplicativos. Entretanto, a tecnologia de cancelamento de ruído ficou de fora da nova geração, o que levanta a dúvida: vale a pena fazer o upgrade? Confira em nossa análise.

Bonito e mais compacto

Os Galaxy Buds+ mantiveram o design da geração passada, uma decisão acertada levando em consideração a ótima ergonomia e visual do primeiro modelo. Os fones são levemente mais pesados, dando a sensação de que irão cair, contudo o encaixe é perfeito e são surpreendentemente estáveis, mesmo em muitas horas de uso contínuo. 

Os fones acompanham uma nova ponta de borracha, que isola melhor o ruído externo, compensando parcialmente a falta da tecnologia de cancelamento de ruído. Dentre os isolamentos passivos, o resultado é muito satisfatório, mas não se iguala a earbuds de preço similar que possuem a tecnologia integrada.

Fones do Galaxy Buds+
Confortáveis e com design intocado, os fones do Galaxy Buds+ são perfeitos para várias horas de uso contínuo

Os fones possuem uma região perolada que funciona ao toque. Ali você pode reproduzir / pausar as músicas, pular faixas, atender e encerrar chamadas. Com toques longos, pode iniciar o Bixby, assistente de voz do Google, ouvir o som ambiente e iniciar uma playlist do Spotify com base naquilo que o usuário mais ouve, tudo isso configurável no aplicativo Samsung Wearables.

Os controles de toque são bons, mas a precisão é essencial. Em várias situações ao trocar a música (que necessita dar dois toques), eu não toquei exatamente no centro e a música acabou pausando. É algo incômodo nas primeiras utilizações, mas o usuário vai se acostumando.

Case do Galaxy Buds+
O case do Galaxy Buds+ recebeu um toque perolado em sua construção, e um detalhe em borracha indican as posições dos fones

O estojo de carregamento recebeu leves atualizações de design, sendo levemente menor que a geração passada, acabamento perolado mais brilhante e borrachinhas que indicam qual o fone direito e esquerdo. O estojo ainda possui um LED que mostra a quantidade restante de bateria nos Galaxy Buds+ e também uma porta USB-C na traseira para carregamento.

Conectividade e Bateria

Os Galaxy Buds+ se conectam via Bluetooth 5.0, e a conexão inicial é muito simples e rápida mediante o aplicativo Samsung Wearables, que guia o usuário até sua primeira utilização. Durante a execução de músicas, em nenhum momento o som engasgou ou perdeu a qualidade, mesmo em cômodos mais distantes da casa.

A bateria dos Galaxy Buds+ recebeu uma generosa atualização e tem uma ótima durabilidade. O gadget tem bateria de 85mAh em cada um dos fones e o estojo possui 270mAh, o que garante por volta de 11 horas nos próprios fones e mais uma carga completa do estojo, dando mais 11 horas de reprodução. É mais do que suficiente para passar dias sem conectá-lo na tomada em uso moderado.

Galaxy Buds+ encaixado no ouvido
Os controles sensíveis ao toque são bem responsivos, contudo, ainda falta refinamento em sua construção

Vale mencionar que, além do carregamento padrão através da conexão USB-C, os Galaxy Buds+ possuem carregamento sem fio. Sendo assim, ele pode ser carregado direto da traseira de um Galaxy Note 10 com o recurso PowerShare, por exemplo, ou qualquer outro dispositivo compatível com a tecnologia.

As informações de bateria são exibidas diretamente no aplicativo Samsung Wearables, porém é mostrada somente a duração dos fones de ouvido, deixando o estojo independente a partir do seu próprio LED. Durante nossos testes, realmente a bateria dos Buds+ se mostrou muito durável. Sua velocidade de carregamento é impressionante, apenas 10 minutos na tomada proporcionou mais de 1 hora de música, sendo 1h15 o tempo aproximado para carregá-lo por inteiro.

Som potente e cristalino

A experiência sonora é um dos quesitos mais importantes quando se procura um fone de ouvido, e a atualização dos drivers de som foram muito bem-vindas. Com o sistema de falantes de 2 vias, sendo o Tweeter focado nas frequências agudas e o Woofer para as frequências mais graves, o som ganhou a potência e brilho que faltavam na primeira geração dos earbuds.

O grande incômodo está justamente na equalização padrão e os presets presentes no aplicativo Samsung Wearables. Os Galaxy Buds+ não conseguem brilhar em sua totalidade nestas opções, sendo necessário um entendimento do sistema de equalização do próprio celular para chegar num equilíbrio. Os presets deixam o som meio lavado e não colocam em evidência o potencial dos earbuds. Para os mais exigentes, até mesmo a utilização de um equalizador de outro desenvolvedor para ajustes mais finos é necessária.

Fones Galaxy Buds+ em detalhes
Os Galaxy Buds+ tem som potente e cristalino devido às melhorias em seu drive de som

No geral, os viciados em música ficarão muito satisfeitos com a qualidade vinda dos Galaxy Buds+. Devido a suas características sonoras, os estilos pop, alternativo e indie terão um destaque aqui com graves presentes e vocais cristalinos.

Já o microfone dos Buds+, diferente da geração anterior, são sensacionais para ligações e mensagens de áudio. A presença de um microfone extra trouxe uma captação melhor da voz e a redução do ruído ambiente. A compressão ainda deixa a voz um pouco metálica, contudo o avanço é notável e funciona bem aqui.

Aplicativo Samsung Wearable e Funções de Toque

O aplicativo Samsung Wearable é obrigatório para a utilização dos Buds+, pois através dele que configuramos todas as funcionalidades de toque dos fones e acompanhamos a carga da bateria.

A interface é agradável e bem fácil de mexer: logo de cara já temos a informação da bateria restante nos Buds+, o equalizador com 5 presets, a função Ache Meus Earbuds e as opções para configurar as notificações, toques e som ambiente.

As notificações via Buds+ são meio incômodas. Você pode selecionar qual aplicativo gostaria de receber notificações, nos nossos testes eu selecionei o Whatsapp e todas as vezes que recebia uma mensagem, a música atual que estava escutando era pausada e a Bixby falava o nome do aplicativo que havia recebido a notificação. O que realmente incomodou foi o fato da música ou reprodução atual serem pausadas por uns 3 segundos. Se o aviso fosse algo mais sutil ou a música não precisasse ser pausada para o usuário ser notificado, a função seria muito mais interessante.

Case e fones em detalhes do Galaxy Buds+
O Galaxy Buds+ tem uma autonomia de bateria de 22 horas, fazendo o usuário ficar ainda mais longe das tomadas

Por outro lado, as funções de toque e segure dos Galaxy Buds+ são bem interessantes: se você mantiver o botão de toque pressionado por 2 segundos, o fone ativa um comando extra que é configurável pelo aplicativo, tal como ativar o comando de voz, ouvir o som ambiente, diminuir e aumentar o volume, ou iniciar uma playlist personalizada no Spotify.

Dentre os comandos extras disponíveis, o que me chamou mais a atenção e que usei avidamente foi o Som Ambiente. Ao manter pressionado o botão de toque, você é capaz de ouvir o que está acontecendo ao seu redor sem precisar tirar os fones do ouvido.

É muito conveniente essa função, e mesmo que o som captado seja meio metálico e às vezes não capte as vozes do ambiente que você queira ouvir com mais clareza, é algo que os donos dos Buds+ não abrirão mão de usar no dia a dia. Vale lembrar que o Som Ambiente pode ser configurado para ficar sempre ativo pelo aplicativo, definindo volume e clareza nas vozes ao redor. Com isso, o usuário pode continuar ouvindo suas músicas e o som ambiente ao mesmo tempo, porém não é recomendado pois afeta a qualidade da música que está sendo reproduzida.

Conclusão

Os Galaxy Buds+ são uma boa pedida para aqueles que desejam ótimos earbuds para serem seus fiéis parceiros do dia-a-dia. Com um som melhorado, funções interessantes e bateria impressionante, os donos não ficarão insatisfeitos. Contudo, sem incluir o cancelamento de ruído na atualização, fica evidente que a concorrência sai ganhando se levar em consideração que o preço de R$999 do Galaxy Buds+ é equiparado a gadgets que já possuem essa tecnologia quase obrigatória para earbuds mais modernos.

Os fones se destacam por proporcionarem uma experiência melhor do que os modelos simples que vêm na caixa do celular, mas como acessórios para serem comprados separadamente, os Galaxy Buds+ são mais caros do que podem proporcionar ao usuário. O gadget se encaixa mais no quesito evolução do que revolução, e pode se tornar obsoleto rapidamente na corrida dos earbuds.

Especificações técnicas do Galaxy Buds+

ModeloGalaxy Buds+
ConectividadeBluetooth 5.0
Profile: A2DP, AVRCP, HFP
Codec: Escalável (Samsung), AAC, SBC
BateriaBuds: 85mAh
Estojo: 270mAh
SensoresProximidade, acelerômetro, ambiente
toque
DurabilidadeIPX2 (Resistente a respingos d’água)
Dimensões e
peso
Buds: 17.5 x 19.2 x 22.5 mm; 6.3 g
Estojo: 38.8 x 70.0 x 26.5mm; 39.6 g
CoresPreto, branco, azul, vermelho
PreçoR$ 999
  • Design - 9/10
    9/10
  • Conectividade - 9.5/10
    9.5/10
  • Bateria - 9.5/10
    9.5/10
  • Microfone - 8.5/10
    8.5/10
  • Som - 9/10
    9/10
  • Funções - 6/10
    6/10
8.6/10

Summary

O Galaxy Buds+ traz ótimas melhorias em relação a geração anterior, contudo, peca ao ficar atrás das tecnologias das concorrentes.

Pros

  • Design bonito e compacto, sua leveza se destaca
  • Estojo de carregamento é resistente e pequeno
  • Conexão Bluetooth 5.0 estável e sem interrupções
  • Bateria de altíssima autonomia
  • Recursos complementam a experiência, como o Som Ambiente
  • Microfones melhorados proporcionam voz brilhante

Cons

  • A certificação IPX2 protege somente contra respingos
  • Presets de equalização são ruins
  • Ausência da tecnologia de cancelamento de ruído
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter