Review: Samsung Style S51 traz leveza e autonomia à custo alto

Review: Style S51
Samsung Style S51 se destaca por ser leve e possuir a melhor bateria do mercado, mas peca em outros aspectos. Confira o review completo

Os notebooks não possuem uma diversidade no mercado assim como os smartphones, mas nos últimos anos as empresas vem apostando em novos modelos para atender essa demanda do mercado brasileiro. É pensando nisso que a Samsung focou em leveza, design e autonomia para lançar a linha Style, ideal para aqueles que ficam muito tempo fora de casa.

O Showmetech recebeu o novo Samsung Style S51 para testes e você confere agora a análise completa deste notebook leve e portátil.

Pontos positivos

  • Tela de 13,3 Full HD impressionante;
  • Design premium e elegante;
  • Acabamento de boa qualidade e bastante leve;
  • Rápido e eficiente para trabalhos.

Pontos negativos

  • Placa gráfica não é boa nem para jogos mais antigos;
  • Webcam e microfone são de péssima qualidade.
Samsung Style S51 novo notebook premium da Samsung
Notebook da Samsung tem como foco a praticidade e o desempenho

Design e tela

Logo de cara vemos que o Style S51 é bem bonito e sofisticado, digno de um notebook premium. O acabamento metálico à primeira vista parece frágil, mas se mostrou bem resistente ao uso diário, sem riscar ou manchar. O notebook também é extremamente leve e compacto, com apenas 995g, dimensões 30,9 x 20,8 x 1,49 cm e tela de 13,3 polegadas. Ele foi construído para caber em qualquer mochila ou espacinho na mala e estar sempre à disposição do usuário.

O Style S51 possui duas entradas USB 3.0, uma entrada USB-C, uma entrada fone de ouvido, uma saída HDMI e um leitor Micro SD.

Review: Samsung Style S51
Modelo possui portas e slots atuais para 2019

O teclado e o touchpad do Style S51 são feitos do mesmo acabamento do notebook, ambos são bem confortáveis e sensíveis. O touchpad é muito bom, possui ótimos gestos que agilizam a navegação e torna a utilização mais amigável.

Review: Samsung Style S51
Linha Style se destacada pela leveza e acabamento premium

O teclado possui retro iluminação para se utilizar em ambientes mais escuros e vem na configuração US. A falta das teclas dedicadas a sinais ortográficos da língua portuguesa pode confundir – diversas vezes tive que pesquisar na internet como se colocava um respectivo sinal ou caractere. Esse pequeno incômodo é amenizado com a presença de um teclado virtual facilmente acessado pela barra de tarefas do Windows, mas mesmo que seja funcional, atrapalha o andamento da autonomia na hora de redigir textos.

Review: Samsung Style S51
Teclado é bastante responsivo e suave, porém o padrão de teclas US pode confundir nas primeiras utilizações

A tela LED é um espetáculo á parte. A resolução Full HD com a tecnologia HDR exibe cores vibrantes com ótimo gerenciamento de brilho e contraste. Imagens e vídeos se destacam e são um deleite aos olhos – mesmo próximo aos olhos os pixels são quase invisíveis.

Review: Samsung Style S51
Tela Full HD de 13,3 polegadas é estonteante e definição salta aos olhos

A tela inclina num ângulo de 180 graus e não é touch – somente na versão Pen – e possui um comando para inverter a exibição para uma pessoa que está na frente do usuário. Em ambientes externos a tela mostra seu grande ponto fraco, o display não possui um antirreflexo muito bom e a função “modo externo” não ajuda muito.

Hardware de ponta

No quesito hardware, o Style S51 vem equipado com o melhor em termos de processamento, o Intel Core I7 de oitava geração (8550U, clock de 1,80 GHz a 4,0 GHz, 8 MB L3 Cache). Todo o trabalho multitarefas foi muito rápido e sem engasgos, as transições entre aplicativos é bem fluida e mesmo utilizando aplicativos pesados em simultâneo como o Adobe Photoshop e Adobe Premiere, o processador aliado aos 8GB de RAM seguram o tranco e desempenham trabalhos como codificação de vídeos – onde demanda muito processamento – de forma muito satisfatória.

Review: Samsung Style S51
Notebook traz o processador de oitava geração da Intel e desempenho é poderoso

Já no armazenamento, o notebook vem com um SSD de 256GB que faz com que todo o conjunto trabalhe de forma muito competente, a abertura de aplicativos é quase instantânea e o sistema Windows leva por volta de 10 segundos para ligar. A única coisa que incomodou foi o fato de ser somente 256GB de armazenamento, então nada de instalar muitos jogos e manter arquivos muito pesados guardados.

O Style S51 vem com a placa gráfica Intel UHD Graphics 620 que tem um desempenho muito bom para trabalhos gráficos em 3D como os programas da Adobe e AutoCad, mas quando o assunto são jogos, ela é extremamente limitada. Durante nossos testes, jogos como Sonic Generations, DmC: Devil May Cry e Fortnite rodaram mal em suas configurações baixas com FPS por volta de 30-40, e em locais onde se demandavam diversos elementos como sombra, água e texturas mais complexas, a placa sofria mais para renderizar e engasgava bastante.

Review: Samsung Style S51
Infelizmente, nem um jogo de quase 8 anos atrás roda com qualidade por aqui

É meio decepcionante um notebook de quase R$ 8.000,00 reais não aguentar rodar jogos de uma forma satisfatória e ter uma placa de vídeo que não aguenta a pressão de games mais pesados.

Som de alta qualidade

O som que vem equipado ao Style S51 é impressionante. Ele possui dois alto-falantes estéreo na parte inferior e produzem sons bem definidos com bom volume. Nas configurações dos alto-falantes, o usuário encontra uma função chamada de SoundAlive, onde pode configurar a equalização dos sons e alguns extras.

Durante os testes, equalizei de uma forma que o baixo ficasse mais presente, melhorei algumas frequências dos médios e agudos e o resultado em comparação a outros notebooks que havia testado anteriormente foi muito bom, a perda de volume foi pouca e a qualidade foi bem notada.

Review: Samsung Style S51
Alto-falantes do notebook é estéreo e produz som bem definido

Os extras como bass boost, reverb e brilho de som se fazem mais presentes quando o usuário utiliza fones de ouvido, que por sinal mostram um potencial acima quando utilizado no Style S51 onde há claramente um tratamento sonoro pelo SoundAlive.

Outro extra muito interessante é o efeito 3D, que ao colocar na potência máxima, o som parece que se espalha por volta da cabeça criando uma ilusão de que o som está vindo das laterais. Esse extra é bem interessante mas diminui algumas frequências médias e agudas, como também a perda de volume.

Por os alto-falantes se encontrarem na parte inferior do notebook, ao apoiar em alguma superfície mais maleável como camas e até mesmo nas pernas, o áudio é prejudicado perdendo volume e definição. O recomendado é apoiar em alguma superfície plana ou em um suporte próprio para notebook onde os alto-falantes ficam livres para mostrar seu potencial.

Bateria para todas as horas

Outro ponto onde o Style S51 se destaca e foi a proposta principal da Samsung aqui é a sua bateria. Ela é extremamente durável com aproximadas 28h de autonomia em modo economia de energia e possui a tecnologia de carregamento ultrarrápido, onde com apenas 20 minutos de carga o notebook ganha 2h de utilização.

Review: Samsung Style S51
Leitor de digitais é bem preciso e rápido

Em testes de stress, coloquei o notebook para trabalhar em potência máxima, com o brilho no máximo, sem entrar em modo suspender e rodando games em configurações máximas de desempenho. O resultado foi impressionante. A utilização mais pesada consumiu mais energia da bateria, mas ainda sim cheguei a noite com o notebook em aproximados 30% de bateria.

Assim, o Style S51 é feito para o usuário que fica muito longe da tomada e precisa ter seu notebook sempre a postos.

Câmera e microfone decepcionantes

A câmera integrada do Style S51 é de péssima qualidade, com fotos e vídeos granulados e com baixa resolução. Em ambientes com pouca luz a situação piora, e se o usuário não estiver com uma boa fonte de luz ou até mesmo em ambientes externos, poderá sofrer para fazer coisas básicas como uma chamada de vídeo.

Review: Samsung Style S51
Webcam é decepcionante para o valor

O mesmo pode ser dito pelo seu microfone integrado que deixam a voz bem metálica, mas ponto positivo para o isolamento de ruído que é bem competente, e em ambientes com barulho a voz ficava bem clara e entendível.

É decepcionante que esse conjunto seja tão abaixo das expectativas em um notebook premium de preço tão elevado, fazendo o usuário comprar acessórios extras para obter uma experiência pelo menos satisfatória em conversas no Skype ou gravações de vídeos.

Funções extras

Uma das novidades é o leitor de digitais que é bem rápido e responsivo, poucas vezes o leitor não identificou minha digital, mas por não posicionar direito ou tirar o dedo antes. É possível configurar também para identificar diversas digitais, como seus amigos ou parentes que utilizam o notebook.

Review: Samsung Style S51
Style S51 é um notebook premium, menos na webcam

Outra função é o aplicativo Recorder Plus, onde o notebook melhora a captação do áudio ao redor para gravar seminários, palestras, aulas, etc. Ah, ele também permite marcar certos momentos do áudio para escrever textos complementares para aquele certo ponto da gravação, perfeito para estudantes e pesquisadores. Uma pena a captação do microfone ser de baixa qualidade e parecer que estamos dentro de um castelo pela quantidade de eco e a distância da voz.

Conclusão

O Style S51 é definitivamente um notebook premium com ótimo acabamento e uma tela de qualidade impressionante. O processador aliado a uma boa memória RAM e ao SSD de 256GB fazem os processos serem mais rápidos, instantâneos e fluidos. A bateria é o grande trunfo aqui e faz do Style S51 um dos melhores notebooks no quesito autonomia, sendo possível passar o dia todo longe da tomada.

Review: Samsung Style S51
Samsung Style S51 traz um bom acabamento, processamento de qualidade e tela incrível

Uma pena que um notebook com o preço sugerido de R$7.499,00 venha com uma placa gráfica ruim que não segura nem os jogos mais antigos e com o combo câmera e microfone de baixíssima qualidade.

Ainda assim, o Style S51 consegue brilhar para um público mais focado em trabalhos e estudos. O notebook traz recursos o suficiente para atender a demanda desse público e não vai decepcionar no uso diário.

Especificações Samsung Style S51

ModeloSamsung Style S51
Tela13.3″ LED FHD (1920 x 1080) 16:9
VídeoIntel® HD Graphics 620 (Compartilhada)
ProcessadorIntel® Core™ i7 7500U
(2.7 GHz até 3.5 GHz, 4 MB L3 Cache)
Memória8 GB DDR4
Armazenamento256 GB SSD
OSWindows 10 Home
ConectividadePlaca Wi-Fi 802.11 ac (2 x 2)
Bluetooth 5.0
BateriaFonte Adaptadora AC 45 W
Bateria 30 Wh
Portas1 conector de energia
1 saída HDMI
1 USB-C
2 USB 3.0
Leitor de cartão multimídia MicroSD
1 saída fone de ouvido / entrada microfone (combo)
DigitaçãoTeclado Retroiluminado padrão US-International
Clickpad
SegurançaMódulo TPM
Leitor de impressão digital
Multimídia Alto-falantes estéreo (1.5 W x 2)
SoundAlive™
Microfone integrado
Webcam HD (720p)
Dimensões e
peso
30.9 x 20.8 x 1.39 cm 799g
CorPrata
PreçoR$ 7.499,00

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box