Snapdragon 8cx Enterprise, 7c e 8c prometem potência para PCs com Windows 10

processadores snapdragon 8cx, 8c e 7c
No terceiro e último dia de Snapdragon Tech Summit 2019, a Qualcomm nos mostrou a primeira plataforma XR do mundo com 5G e os novos chipsets para PCs; confira

Esta quinta-feira (05) marcou o último dia do Snapdragon Tech Summit 2019, evento anual da Qualcomm onde são anunciadas suas novidades tecnológicas para os próximos anos. Depois de apresentar todos os detalhes sobre o Snapdragon 865, Snapdragon 765 e 765G para smartphones, chegou a vez de anunciar a próxima geração de processadores para PC. Foram três modelos lançados: Snapdragon 8cx Enterprise, Snapdragon 8c e Snapdragon 7c.

A parceria entre Qualcomm e Microsoft se destaca por oferecer diferentes opções para cada tipo de usuário, suporte ao 5G e camadas extras de segurança.

Além disso, pudemos conferir todos os detalhes sobre a nova geração da plataforma de realidade estendida (XR), com o Snapdragon XR2, que será equipado nos próximos óculos de realidade virtual e aumentada a serem lançados no mercado em 2020. Confira o que rolou neste último dia de Snapdragon Tech Summit 2019:

A nova geração de processadores para PC

O processador da Qualcomm para PCs já permitiu que fossem lançados modelos ultrafinos e sempre conectados. Entre eles, o Surface Pro X, Galaxy Book S e Lenovo Project Limitless. Apesar disso, todos os modelos citados sofriam de um mesmo problema: baixa performance, o que inviabilizava seu uso para tarefas como edição de vídeo ou gaming.

Com o objetivo de apresentar melhorias consideráveis nesse segmento, os lançamentos de hoje representam uma grande mudança: além do já anunciado Snapdragon 8cx, a Qualcomm está disponibilizando 3 versões: O 8cx Enterprise (premium), 8c (intermediário) e 7c (entrada).

Os processadores Snapdragon 8cx, Snapdragon 8c e Snapdragon 7c
Os processadores Snapdragon 8cx, Snapdragon 8c e Snapdragon 7c

A estratégia é semelhante à feita pela Intel nas linhas core i3, i5 e i7, comercializando modelos para todos os públicos. Por outro lado, algumas características serão comuns entre todos: os recursos de inteligência artificial (IA) estarão disponíveis nos PCs com os processadores.

Todos os modelos permanecerão usando a tecnologia Always on/always connected. Ou seja, mesmo em hibernação você ainda poderá visualizar os ícones e tela de bloqueio do computador. Além disso, o always connected torna os computadores capazes de se conectar à internet por meio de redes móveis e Wi-Fi. Assim como já acontece nos smartphones, caso uma das conexões falhe, o computador automaticamente se conecta à outra.

Confira abaixo as principais características que estarão presentes em todos os processadores.

O slide traz todas as características do Snapdragon 8cx, Snapdragon 8c e Snapdragon 7c
O slide traz todas as características do Snapdragon 8cx, Snapdragon 8c e Snapdragon 7c
  • Sistema operacional Windows 10;
  • Fino e silencioso: os laptops equipados com os processadores Snapdragon permitirão modelos finos e leves, que não pesarão no colo do usuário e poderão ter design arrojado para quem se importa com estilo. Vale notar que os laptops com o processador não necessitam de cooler;
  • Suporte à conexão 4G/LTE;
  • Carga de bateria que dura mais de um dia: mesmo nas versões anteriores, os processadores Snapdragon para PC não consumiam a ponto de exigir carregamento de bateria diariamente. Mesmo dependendo do quanto usa e como utiliza o computador, será comum conseguir usar seu laptop por mais de um dia sem carregar;
  • Performance premium: evolução no poder de processamento em relação à geração anterior;
  • Segurança de nível empresarial: traz uma combinação de medidas de segurança para proteção nas conexões LTE, além de suporte ao Windows 10 empresarial e criptografia para proteger informações de logins e senha nos serviços online;
  • Experiências aceleradas por IA: com a tecnologia de inteligência artificial, computadores equipados com os processadores serão capazes de rodar trilhões de operações por segundo, facilitando o uso de aplicações com aprendizado de máquina (machine learning);
  • Compatibilidade compatíveis com conexão 5G: com isso, os computadores equipados com os processadores Snapdragon poderão se conectar às conexões Wi-Fi, 4G/LTE e 5G, com exceção do Snapdragon 7c.

Snapdragon 7c, poderoso focado nas massas

Especificações do Snapdragon 7c

A Qualcomm declarou que o seu Snapdragon 7c terá 20% mais velocidade do que os modelos de entrada de sua concorrência, com o dobro de capacidade da bateria. Confira abaixo as especificações técnicas do processador de entrada.

Ficha técnica (Snapdragon 7c)

AI EngineQualcomm Hexagon 692 DSP
ModemSnapdragon X15 LTE Modem
ConexõesWi-Fi 6 e 4G/LTE
CPU8 núcleos com arquitetura Qualcomm Kryo 468
GPUAdreno 618
MemóriaLPDDR4, 2 x 16-bit e velocidade até 2133 MHz

Snapdragon 8c, o intermediário com 5G

O Snapdragon 8c é a opção intermediária
O Snapdragon 8c é a opção intermediária

Chamado de mainstream, o Snapdragon 8c trará 30% de performance em relação ao modelo de entrada e até 40% de melhoria em comparação com a geração anterior. Além disso, ele vem equipado com melhor placa gráfica e modem que possibilita até 2 GBps de velocidade no download.

Ficha técnica (Snapdragon 8c)

AI EngineQualcomm Hexagon 690 DSP
ModemsSnapdragon X55 LTE Modem-RF (5G) e Snapdragon X24 LTE (4G)
ConexõesWi-Fi 6, 4G/LTE, 5G
CPU8 núcleos com arquitetura Qualcomm Kryo 490
GPUAdreno 675
MemóriaLPDDR4x de 4 canais e velocidade de até 2133 MHz

Snapdragon 8cx Enterprise, o topo de linha feito para empresas

O Snapdragon 8cx é o chip premium da Qualcomm
O Snapdragon 8cx é o chip premium da Qualcomm

Diferente dos modelos mostrados antes, o Snapdragon 8cx já havia sido anunciado pela Qualcomm no Snapdragon Tech Summit 2018. Porém, esse ano ele ganhou duas variantes: a Enterprise e outra com 5G. Não há muita diferença entre os modelos, exceto pela camada extra de segurança para empresas.

Assim como os anteriores, o Snapdragon 8cx também virá equipado com as tecnologias always on e always connected. Além disso, ele será o primeiro processador para laptops de apenas 7 nanômetros, menor que todos os concorrentes. Isso significa que mais transistores poderão trabalhar, resultando em mais performance e eficiência energética.

Ficha técnica (Snapdragon 8cx Enterprise)

AI EngineQualcomm Hexagon 685 DSP
ModemsSnapdragon X55 5G Modem e Snapdragon X24 LTE (4G)
ConexõesWi-Fi 6, 4G/LTE, 5G
CPU8 núcleos com arquitetura Qualcomm Kryo 495
GPUAdreno 680 Extreme
MemóriaLPDDR4x de 8 canais e 16GB de capacidade

Snapdragon XR2, 1ª plataforma de realidade estendida com 5G

Hugo Swart apresenta o Snapdragon XR2 antes do snapdragon 8cx
Hugo Swart, vice-presidente e chefe da divisão XR apresenta o Snapdragon XR2

O vice-presidente e chefe da Área de Realidade Estendida (extended reality) Hugo Swart comentou sobre os avanços nas tecnologias de MR (mixed realities) – que mistura as realidades aumentada e virtual) – e como a conexão 5G mudará a forma de trabalhar.

“Hoje apresentaremos produtos que mudarão a forma de colaborar e trabalhar, usando os mais recentes avanços em MR e 5G”.

Hugo Swart, vice-presidente e chefe de XR (realidade estendida) da Qualcomm Technologies

Complementando a declaração inicial, o executivo mencionou que desde 2010 a Qualcomm investe nessas tecnologias de realidades estendidas. “Estamos criando um novo mundo”, completa o executivo.

Assim como vemos na realidade aumentada e virtual, o XR também pode ser útil em diversos campos, como indústria, gaming, saúde, viagem, educação e prestação de serviços, entre outros. Da mesma maneira que as tecnologias citadas, a realidade estendida também possui categorias próprias, uma delas criada pela Qualcomm.

Chamada Standalone XR Device, esses dispositivos de realidade aumentada não dependem de um PC ou smartphone para funcionar. Vale mencionar que também existem os aparelhos XR dependentes de um aparelho, sendo chamados de XR viewers.

A última categoria funciona em conjunto com PCs de alta potência, mas, diferente dos viewers, esse tipo de dispositivo funciona por meio de tecnologia sem fio, usando redes de alta frequência (60GHz) para conexão.

Chamado Boundless XR, eles trazem a experiência de realidade estendida sem fios, mas com mais possibilidades que os standalone por conta do processamento ser realizado pelo PC. A Qualcomm anunciou que está trabalhando na junção da conexão 5G aos dispositivos Boundless XR. Isso fará com que a conexão entre o dispositivo de realidade estendida e o computador seja mais rápida, diminuindo o atraso no processamento de comandos que executar, por exemplo.

Depois dessa apresentação, ela convidou ao palco Timoni West, diretora do XR Labs da Unity. O XR Labs é o setor responsável por desenvolver soluções que permitam a desenvolvedores de games criarem experiências em realidade estendida dentro da plataforma de criação de jogos.

Para iniciar sua apresentação, ela menciona a revolução na área de computação, que acontece desde 1940 até os dias de hoje. Ela foca na redução de tamanho que acontece desde aquela época, no qual eram necessários grandes computadores mainframes, passando pelos computadores pessoais e os dispositivos móveis da atualidade.

Timoni West, diretora do XR Labs na Unity, fala sobre a evolução dos computadores
Timoni West, diretora do XR Labs na Unity, fala sobre a evolução dos computadores

“Objetos digitais se tornarão cidadãos de primeira classe”. Com esse comentário, Timoni explica que as experiências em XR vão mudar a maneira como nos relacionamos com produtos e serviços.

“Você poderá caminhar para a cozinha para lavar os pratos, enquanto Netflix te acompanhará dentro do seu campo de visão, para não perder nada da série que você está assistindo”.

Timoni West, diretora da XR Labs na Unity

Após as apresentações, a Qualcomm anunciou sua primeira plataforma XR com suporte à conexão 5G, o Snapdragon XR2. O processador é dedicado às experiências com Boundless XR, ou seja, que usam conexão sem fio com um PC de alta performance.

o Snapdragon XR2 é a próxima geração de processador para realidade estendida
O Snapdragon XR2 é a próxima geração de processador para realidade estendida

Usando as tecnologias de realidade estendida, 5G e inteligência artificial, o Snapdragon XR2 é a segunda plataforma a trabalhar com Boundless XR. O processador é equipado em óculos de realidade virtual, aumentada ou misto.

Ele traz evoluções significativas em relação ao Snapdragon 835 XR, contando com 2x mais performance na CPU e GPU, 4x maior banda de vídeo e uma IA 11 vezes melhor.

O Snapdragon XR2 virá com sete câmeras simultâneas e um processador visual dedicado para elas. Ou seja, o dispositivo irá capturar movimentos em sua cabeça, olhos e mãos, mas sem sobrecarregar a placa gráfica do processador.

Phil Keslin, CTO da Niantic, a criadora do Pokémon GO, subiu ao palco para anunciar que a empresa utilizará os processadores da Qualcomm para desenvolver um óculos de VR/AR otimizado para seus games, como Ingress Prime, Harry Potter: Wizards Unite e o próprio Pokémon GO.

A Niantic de Pokémon Go está trabalhando em seu próprio óculos de realidade aumentada, que virá equipado com o Snapdragon XR2
A Niantic de Pokémon Go está trabalhando em seu próprio óculos de realidade aumentada, que virá equipado com o Snapdragon XR2

Com os anúncios de hoje, o Snapdragon Tech Summit 2019 chega ao fim. Com grande foco na expansão das conexões 5G, a Qualcomm ofereceu um vislumbre do que podemos esperar para os smartphones, computadores Windows e óculos de realidade virtual e aumentada em 2020.

Quais dessas novidades te empolgou mais? Conte para a gente nos comentários!

Fonte: Qualcomm

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário:

Assine nossa Newsletter