Europa obriga apple a usar usb-c no iphone a partir de 2024

Apple será obrigada a usar entrada USB-C em iPhones

Avatar of otávio queiroz
Além do USB-C em iPhones, outros dispositivos que não utilizem o padrão terão que se adequar até 2024

É oficial. Em dois anos, teremos o padrão USB-C em iPhones. Em um comunicado à imprensa, a Comissão do Mercado Interno e Proteção ao Consumidor do Parlamento Europeu anunciou que chegou a um acordo para introduzir uma lei para tornar o carregador USB tipo C padrão para todos os aparelhos eletrônicos vendidos na União Europeia até 2024. Com isso, todos os smartphones, tablets, fones de ouvido e qualquer aparelho eletrônico que necessite ser carregado, como câmeras, fones de ouvido e e-readers, terão que usar um mesmo tipo de porta.

O projeto, que tramita na Comissão Europeia desde o ano passado, deve apresentar uma economia de € 250 milhões para os consumidores, que não precisarão mais recorrer a tantos modelos de carregadores e cabos para carregar os seus dispositivos. A decisão também terá impacto direto no meio ambiente, já que o Bloco estima que os carregadores descartados, atualmente, representam 11 mil toneladas de lixo eletrônico anualmente.

Europa obriga apple a usar usb-c no iphone a partir de 2024
Nova norma deve gerar uma economia de € 250 milhões para os consumidores europeus (Reprodução/Internet)

“Hoje tornamos o carregador comum uma realidade na Europa. Os consumidores europeus ficaram frustrados por muito tempo com vários carregadores se acumulando a cada novo dispositivo. Agora eles poderão usar um único carregador para todos os seus eletrônicos portáteis”

Alex Agius Saliba, relator do Parlamento Europeu

Apesar do prazo estar estabelecido para daqui a dois anos, a nova lei deve fazer com que as fabricantes já comecem a adotar o padrão antes disso. Os prazos, inclusive, são flexíveis a depender do equipamento em questão. No caso de smartphones e tablets, por exemplo, a exigência entra em vigor a partir de 2024. Já no caso de laptops, o prazo será maior, e as companhias terão até 40 meses para se adaptar após a aprovação final da nova lei, que ainda precisa ser submetida ao parlamento dos 27 países do bloco europeu.

A mudança ainda permite que dispositivos não tenham entrada alguma, ou seja, sejam recarregados apenas sem fio. Essa é uma opção que a Apple também pode adotar. Ainda de acordo com as informações divulgadas pela imprensa internacional, a decisão deve ser publicada no Diário Oficial logo após as férias de verão. As empresas que não cumprirem a norma até 2024, sofrerão sanções das autoridades europeias.

Apple é uma das impactadas

Porta lightning no iphone
A Apple mantém a porta Lightning proprietária nos iPhones há anos, o que deve mudar com a decisão da UE (Reprodução/Internet)

O projeto de padronizar os carregadores já tem sido debatido há muitos anos. Em 2018, a Comissão Europeia tentou chegar a uma resolução final sobre o assunto, mas não conseguiu entrar em vigor. Na época, a Apple alertou que forçar uma porta de carregamento comum na indústria sufocaria a inovação e criaria lixo eletrônico, pois os consumidores foram forçados a mudar para novos cabos. O esforço da UE foi retomado no ano passado, com a Comissão Europeia liderando uma versão atualizada da diretiva. Em abril, a Comissão do Mercado Interno e Defesa do Consumidor votou a favor da ideia, com 43 votos a favor e apenas dois contra.

Embora essa legislação afete todos os smartphones e tablets lançados na região, a Apple é a marca que terá que arcar com a maior parte da implementação da política. A empresa liderada por Tim Cook mantém a porta Lightning proprietária nos iPhones desde o lançamento do iPhone 5, há 10 anos, mas a regulamentação da UE a forçará a colocar uma porta USB-C nos iPhones até 2024 — ou sair do mercado europeu. Isso significa que os smartphones da Apple com lançamento previsto para o final de 2024 terão que abandonar a porta Lightning e adotar o padrão USB-C para carregamento e transferência de arquivos.

Magsafe no iphone
A Apple também poderá ter que se adequar a uma padronização de carregamento sem fio no futuro (Reprodução/Internet)

Tanto o analista da Apple, Ming-Chi Kuo, quanto o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, disseram que a Apple já está testando uma versão do ‌iPhone‌ que possui uma porta USB-C em vez de uma porta Lightning. Kuo acredita que a Apple poderia mudar o ‌iPhone‌ para USB-C a partir do iPhone 15 de 2023, antes de fazer a transição dos AirPods e outros acessórios posteriormente. Esse prazo permitiria que a companhia pudesse mudar seus dispositivos afetados para USB-C antes da norma da UE entrar em vigor.

Em um futuro próximo, a Apple também terá que cumprir um regulamento semelhante para padronização de carregamento sem fio, já que uma proposta neste sentido já está em discussão na mesa da UE para dispositivos vendidos na região europeia. Atualmente, não está claro como isso afetaria o sistema de acessórios MagSafe da Apple para o iPhone, mas é provável que tenhamos mais novidades em relação ao assunto em breve.

Veja também:

Ontem, a Apple apresentou o seu mais novo chip Apple M2. Construído com tecnologia de 5 nm de 2ª geração, ele promete mais poder de processamento e economia. Confira as vantagens e especificações da nova geração.

Fontes: MacRumors, The Verge.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
7
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados