WatchOS 6: o que esperar do novo SO da Apple

Saiba quais são as novidades que estão chegando com a mais nova versão do sistema operacional para o Apple Watch, o watchOS 6

A grande conferência de desenvolvedores da Apple, WWDC, vai acontecer em junho e por isso os fãs da empresa já estão ansiosos para ver as novidades que a empresa vai apresentar durante o evento. Um dos destaques será a mais nova versão do seu sistema operacional para smartphones e tablets, o iOS 13. Porém, outra atualização de sistema que também está bastante aguardada é a do watchOS, o sistema operacional da Apple para seu relógio inteligente, o Apple Watch. O watchOS 6 também será revelado na data e promete chegar com muitas novidades.

Ainda que durante a conferência a Apple deva liberar apenas o beta para desenvolvedores, uma vez que a empresa não costuma soltar a versão de testes para o público, todo mundo vai poder experimentar e ver de perto as novidades da nova versão do watchOS 6 em setembro, quando vai ser liberado para todo mundo. Mas até lá, o que já se sabe e o que esperar de novo nele?

Novas faces

A versão 5.2.1 do watchOS já mostrou uma nova face para quem quer mudar um pouco o visual do smartwatch, porém o watchOS 6 promete chegar com várias opções diferentes. A novidade não é exatamente uma surpresa, uma vez que toda nova geração do sistema ganha faces diferentes, mas ainda assim é ótimo saber que vai existir a opção de mudar o visual do relógio inteligente.

Segundo o Bloomberg, a Apple tem uma grande diversidade de novas faces para o relógio que estarão chegando com o watchOS 6. Entre elas está uma que oferece uma cor em gradiente, ou seja, o usuário escolhe sua cor preferida e a face do relógio vai exibir essa cor em vários gradientes com um efeito bonito.

Outra face que chegará, segundo eles, é uma chamada “X-Large”, para quem tem dificuldade de enxergar letras e números no painel do relógio, e por isso nessa face eles virão em tamanho “jumbo”, ou seja, maiores.

watchOS 6 virá com várias opções de novas faces
watchOS 6 virá com várias opções de novas faces

Para quem está procurando por alguma coisa mais clássica, também terá a opção “California”, que oferece números escritos em romano e até mesmo em arábico para dar aquela impressão de relógio mais antigo.

O watchOS também trará novas “complicações”, que são ferramentas de tela utilizadas para mostrar informações instantâneas sobre os aplicativos instalados diretamente na tela do aparelho, funcionando mais ou menos como widgets. Entre os novos estarão um que mostra a reprodução de audiobook em segundo plano, nível de bateria, nível de barulho externo e dados sobre chuva.

Mais integração entre o watchOS 6 e o Mac

Essa novidade chegará para o uso do watchOS 6 e o macOS 10.15. Eles terão uma interação mais ampla e uma integração mais completa. Já é possível destravar o Mac a partir de um Apple Watch há algum tempo, mas ao que tudo indica vai ser possível fazer mais do que apenas isso quando utilizar os dois aparelhos em sintonia.

Apple Watch será capaz de fazer autenticações para programas no Mac
Apple Watch será capaz de fazer autenticações para programas no Mac

Os usuários serão capazes de fazerem autenticações em diversos programas e serviços no Mac através do Apple Watch ao invés de simplesmente desbloquear o computador. Ainda não existem detalhes sobre como será feito nem quais programas serão compatíveis com esse novo recurso, porém o que se espera é utilizar o mesmo mecanismo de Touch ID presente no Mac para o Apple Watch.

Também será possível que exista uma nova interface no relógio da Apple muito parecida com a interface do Apple Pay para que essa autenticação também seja possível.

Uma watchOS App Store no relógio

Atualmente a loja digital para aplicativos para o watchOS está escondida no aplicativo do Apple Watch no iOS, ou seja, só pode ser acessada a partir do smartphone. Porém, com o watchOS 6, a loja estará disponível também a partir do próprio relógio inteligente da empresa, podendo ser acessada no aparelho sem a necessidade do uso de um iPhone para isso.

A loja de aplicativos para o watchOS finalmente poderá ser acessada pelo Apple Watch
A loja de aplicativos para o watchOS finalmente poderá ser acessada pelo Apple Watch

Essa decisão será positiva principalmente para que desenvolvedores possam criar aplicativos para o relógio, uma vez que muitos até desconhecem a existência da loja no iOS. Além do mais, facilitará o processo de instalação, já que não será mais necessário parear um iPhone e passar por um processo mais complicado.

Chegada de mais aplicativos

Outra novidade bastante interessante que está sendo esperada para o watchOS 6 é a chegada de novos aplicativos. Um deles será o Books para o Apple Watch, que será focado em audiolivros. Ele funcionará mais ou menos como já funciona o aplicativo de Podcast, e permitirá que usuários possam fazer download de audiolivros e escutá-los diretamente do Apple Watch.

A Apple também deverá adicionar mais dois aplicativos relacionados a saúde. O primeiro deles será o “Cycles”, que ajudará as mulheres a controlarem seu período menstrual e seus ciclos. O segundo é o “Dose”, que ajudará as pessoas a manterem controle sobre medicamentos em relação a dosagens e a horários.

Novos aplicativos incluem o Cycle, Dose e Voice Memo
Novos aplicativos incluem o Cycle, Dose e Voice Memo

Um aplicativo que virá diretamente do iPhone para o Apple Watch com o watchOS 6 é o Voice Memo, que permite que os usuários possam gravar recados em voz direto no relógio inteligente. O novo sistema operacional também chegará com finalmente um aplicativo de calculadora para o smartwatch e suporte para animojis e memojis.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: