5G e novas tecnologias da Qualcomm para carros conectados

5g e novas tecnologias da qualcomm para carros conectados. O evento automotives redefined revelou novas tecnologias da qualcomm para carros conectados, como novos cockpits digitais, integração com a alexa e mais
O evento Automotives Redefined revelou novas tecnologias da Qualcomm para carros conectados, como novos cockpits digitais, integração com a Alexa e mais

A Qualcomm iniciou hoje o seu primeiro evento do ano, o Automotives Redefined. O evento conta com uma série de conteúdos sobre as novas tecnologias da Qualcomm para carros conectados, anúncios de parcerias e novas tecnologias da Qualcomm para este segmento, como plataformas, versão de processadores para carros e além da integração da conexão 5G em veículos.

O evento também focou muito na importância das experiências e conexões 5G para o futuro de todos os mercados, com a Qualcomm mostrando algumas das funções e novidades que ela pode fazer com o 5G, como novos sistemas e dispositivos de posicionamento, assistentes virtuais integrados como a Alexa e mais velocidade no processamento de dados em geral, com a ajuda das novas plataformas da Qualcomm.

O impulso do 4G LTE e 5G da Qualcomm para carros conectados

Esquema do 5g da qualcomm para carros conectados
Assim como em outros eventos recentes, a Qualcomm focou bastante na importância do 5G.

A Qualcomm mostrou hoje sua linha de projetos para o futuro, com foco especial na plataformas Qualcomm Snapdragon Automotive 4G e 5G, que graças as conexões 4G e 5G poderão se conectar ao suporte dos fabricantes de automóveis para atender às demandas crescentes de experiências de direção confiáveis e premium com serviços conectados 4G LTE e 5G. Usando tecnologias presentes no Cellular Vehicle-to-Everything (C-V2X), Wi-Fi, Bluetooth e de posicionamento preciso, as plataformas da Qualcomm foram projetadas para conectar os veículos à nuvem, com outros veículos e com todo o ambiente onde ele estiver presente, ao passo que conta com IAs inteligentes que irão cooperar para manter a experiência com um alto nível de segurança e autonomia.

Veículos com 4G já estavam sendo montados e vendidos nos últimos anos, mas o próximo salto com as conexões 5G irá ser dado nos próximos anos, com a Qualcomm já preparando versões do Snapdragon Automotive feitas para funcionar nessa conexão de alta velocidade, como uma das principais novas tecnologias para o mercado automotivo.

A 4ª geração do painel automotivo Snapdragon

Novas tecnologias para o mercado automotivo
O cockpit digital mostra coisas como o GPS, horário e ligações telefônicas.

Durante o evento também foi mostrado uma das novas tecnologias para veículos, a 4ª geração do cockpit digital da plataforma Qualcomm Snapdragon Automotive Cockpit. As plataformas Snapdragon Automotive Cockpit de 4ª geração são projetadas como um hub central de computação de alto desempenho, visão computacional, inteligência artificial (AI) e processamento multissensor com um configuração de software flexível para atender às necessidades de computação, desempenho e segurança exigidas para um veículo.

A 4ª geração do cockpit digital da plataforma Qualcomm Snapdragon Automotive Cockpit conta com gráficos melhorados, multimídia e várias capacidades de IA feitas para trazer uma experiência em que o cockpit virtual evolui com os usuários.

Terceira geração do painel automotivo Snapdragon chega em veículos de nível Premium em 2021

A Qualcomm também anunciou hoje que a terceira geração de sua plataformas Qualcomm Snapdragon Automotive Cockpit de 3ª por alguns dos principais fornecedores de tecnologias para veículos em todo o mundo, que estão aproveitando o design adaptável das plataformas para atender a necessidade de uma grande variedade de opções personalizáveis ??para os consumidores que se torna cada vez maior.

As plataformas Snapdragon Automotive Cockpit de 3ª geração são projetadas suportar níveis mais elevados de computação e inteligência computacional necessária para recursos avançados para os veículos da próxima geração, ao mesmo tempo se adaptando aos usuários para uma melhor experiência.

General Motors, Alexa e mais novidades

5g e novas tecnologias da qualcomm para carros conectados. O evento automotives redefined revelou novas tecnologias da qualcomm para carros conectados, como novos cockpits digitais, integração com a alexa e mais
Alexa Custom Assistant irá trazer uma experiência adaptável para os carros.

Fechando os anúncios das novas tecnologias para veículos, a Qualcomm revelou que contará com a continuidade da parceria com a General Motors (GM) para fornecer experiências premium para os próximos veículos da fabricante. As empresas pretendem usar suas experiências para apresentar tecnologias avançadas necessárias para os veículos do futuro, contando com cockpits digitais, sistemas telemáticos e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

A Qualcomm também anunciou uma parceria com a Amazon para pré-integrar o Alexa Custom Assistant com as plataformas Qualcomm Snapdragon Automotive Cockpit. Essa forma da Alexa é distribuída para ajudar na implantação de assistentes inteligentes personalizáveis para o veículo, e em breve estará disponível na terceira geração da plataforma Qualcomm Snapdragon Automotive Cockpit, bem como a recém-anunciada 4ª geração da mesma.

Por último, a Qualcomm junto da Alps Alpine anunciaram seus esforços para fornecer um novo sistema e dispositivo de detecção e posicionamento baseado em câmera, o ViewPose, que tem como objetivo oferecer o posicionamento absoluto do veículo no nível da pista em praticamente todos os ambientes. O dispositivo se tornou possível com a Alps Alpine usando das várias soluções de tecnologias da Qualcomm, inclusive o Qualcomm Snapdragon Automotive 5G, que conta com suporte ao sistema de navegação global por satélite multifrequência (MF-GNSS) e com a 3ª geração do Qualcomm Snapdragon para o processamento e junção de imagens de múltiplas câmeras.

5g e novas tecnologias da qualcomm para carros conectados. O evento automotives redefined revelou novas tecnologias da qualcomm para carros conectados, como novos cockpits digitais, integração com a alexa e mais
ViewPose permite precisão para o veículo autônomo mesmo em lugares onde o sinal de GPS é degradado

O ViewPose irá fornecer posição e atitude altamente precisas em praticamente todos ambientes taxas de atualização tão altas quanto a taxa de quadros das câmeras presentes na plataforma, mesmo em períodos longos onde a recepção de sinais esteja limitada, como em túneis, sendo uma das novas tecnologias para veículos que mais terá utilidade geral nas anunciadas hoje.

Com essas novidades, a Qualcomm se junta com outras empresas que andam anunciando tecnologias para veículos, como as tecnologias MBUX Hyperscreen e Panasonic Automotive AI-enhanced AR HUD apresentadas na CES 2021.

Fonte: Qualcomm

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário