Conecte-se conosco
1 1 - Anatel começa a primeira fase de bloqueio de celulares piratas

MOBILE

Anatel começa a primeira fase de bloqueio de celulares piratas

A Anatel vai começar em Brasília e Goiás a primeira fase do bloqueio de celulares piratas no dia 22 de fevereiro

Em maio do ano passado noticiamos aqui no Showmetech que a Anatel havia decidido bloquear celulares piratas ativos no país. Pois bem, o plano começará a ser posto em prática a partir da próxima quinta-feira (22).

A primeira fase de testes do sistema de bloqueio de celulares piratas começará a ser avaliado em Brasília e no estado de Goiás. É válido lembrar que será considerado “pirata”, todo celular que não tiver um número IMEI válido, ou seja, que esteja registrado no banco de dados da GSMA.

Portanto, se você é adepto da prática de importação e possui algum celular de uma marca chinesa que não atue oficialmente no Brasil, como Xiaomi, Huawei, OnePlus, Zuk e outras, pode ficar tranquilo, pois estes aparelhos, embora não sejam homologados pela Anatel, possuem um número IMEI válido.

O que é o IMEI?

imei 720x480 - Anatel começa a primeira fase de bloqueio de celulares piratas

Caso você não saiba, um número IMEI (International Mobile Equipment Identity ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel) é como se fosse um número de identidade do seu smartphone. Esse número é único, ou seja, não podem existir dois celulares com o mesmo número IMEI.

Quando alguma fabricante produz um celular pirata, ela atribui um número IMEI falso, ou seja, que não está registrado no banco de dados da GSMA, órgão responsável por, dentre outras coisas, fiscalizar isso.

A primeira fase

Nesta primeira fase, nenhum celular será bloqueado. As operadoras apenas mandaram mensagens para os donos dos aparelhos piratas avisando que ele será bloqueado em breve. Mais especificamente no dia 09 de maio.

As Sinditelebrasil, as empresas do setor de telecomunicações explicam:

“Nessa primeira fase, que ocorrerá no Estado de Goiás e no Distrito Federal, será avaliada a eficácia do sistema. No entanto, a fragilidade técnica acaba permitindo que o bloqueio seja burlado, ao alterar o IMEI do aparelho para um número válido“.

Combate aos roubos e furtos

mobile phone theft 1200 720x480 - Anatel começa a primeira fase de bloqueio de celulares piratas

Sim, existe todo um mercado negro responsável pela clonagem de números IMEI. E, quando o bloqueio começar a ser posto em prática, é bem provável que esse tipo de comércio fique ainda mais aquecido.

O objetivo desse bloqueio é, também, diminuir o número de roubo de aparelhos celulares no Brasil. O Sinditelebrasil explica:

Roubo e fraude dos aparelhos celulares é um problema mundial. No Brasil, deve haver um esforço conjunto do governo, do órgão regulador, dos fabricantes de aparelhos celulares e das prestadoras de telefonia celular para que haja evolução nas tratativas deste problema e no combate a esse mercado irregular“.

Quais medidas você acha que deveriam ser tomadas para a diminuição efetiva do roubo e furto de celulares e outros aparelhos eletrônicos no Brasil?

Fonte: Convergência digital

Continue lendo
Advertisement

Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e apaixonado por tecnologia. Tenho 29 anos de Windows e Android e de iOS também. E não estou interessado em nenhuma briguinha de fanboys, usar e testar as coisas me interessa mais.Editor-chefe do Showmetech desde Setembro/2017 e escrevendo nas interwebs desde o MSN 6.0.

Comentários
Subir