CES 2020: o que esperar da 1ª feira de tecnologia do ano

ces 2020 capa
A CES 2020 dá o pontapé inicial para os lançamentos de eletrônicos e eletrodoméstico no ano que vem. Saiba o que esperar do evento

A CES 2020Consumer Electronics Show – é uma das maiores convenções de tecnologia do mundo. O evento irá durar quatro dias, começando dia 7 até 10 de janeiro de 2020, em Las Vegas.

Por acontecer logo nas primeiras semanas do ano, podemos dizer que a CES 2020 inaugura o calendário de lançamentos do ano, já que todos os gigantes da tecnologia costumam marcar presença.

O evento é exclusivo para membros da imprensa e indústria tecnológica. Por outro lado, os anúncios e principais acontecimentos são transmitidos ao vivo pela internet, como aconteceu na última CES 2019.

O que podemos esperar da CES 2020?

Entrada da CES
A CES é a principal convenção de eletrônicos do mundo

A CES 2020 é a primeira oportunidade do ano para a exibição de novos produtos e tecnologias. Espera-se que o 5G roube os holofotes e esteja no centro das inovações apresentadas pelas empresas. Já tivemos uma prévia disso no Snapdragon Tech Summit 2019 e é possível que os eletrônicos, eletrodomésticos e aparelhos smart apresentados tenha compatibilidade com a próxima geração da rede móvel.

Confira abaixo o que podemos esperar de cada empresa durante a CES 2020; essa lista será constantemente atualizada conforme novas informações forem saindo:

Samsung

A The Wall foi apresentada na CES 2019, então poderemos ver novas tecnologias em TVs esse ano
A The Wall foi apresentada na CES 2019, então poderemos ver novas tecnologias em TVs esse ano

A CES 2020 é sempre um grande lugar para a Samsung. No ano passado, tivemos a oportunidade de conhecer a The Wall, TV com 210 polegadas e novos conceitos de display. Este ano, a expectativa gira em torno da nova linha de TVs QLED com nenhuma borda. Também são esperadas a próxima geração dos notebooks Flash e S51 (lá fora é chamado apenas de “Notebook 9 Pro”).

Acer

Recentemente, a Acer lançou sua nova linha de Chromebooks e notebooks na IFA 2019, que aconteceu em setembro de 2019. Ou seja, pode ser um pouco cedo para vermos algo sobre uma próxima geração destes produtos.

Ainda assim, é possível que a família gamer Predator seja renovada, visto que no ano passado houve o anúncio da edição 2019. Por isso, nada impede que a Acer revele alguns segredos para os gamers na CES 2020.

AMD

Uma das maiores produtoras de processadores e placas gráficas terá sua própria conferência no evento, que será transmitida ao vivo no primeiro dia (06/01) às 19 horas do horário de Brasília.

Recentemente, a AMD anunciou sua próxima geração dos processadores Ryzen, então é pouco provável que vejamos alguma novidade nesse sentido. Mas a empresa tem um portfólio variado de produtos, então anúncios sobre alguma linha de placas gráficas, especialmente o sucessor do 7nm Radeon VII GPU, mostrado na CES 2019, é uma das mais esperadas.

Apple

tres iphone xr alinhados
Não espere ver iPhone novo na CES 2020

A presença da Apple é uma das grandes surpresas do evento. Ausente durante 28 anos, a companhia já confirmou que não irá anunciar nenhum hardware na CES 2020.

Até o momento, apenas a presença de Jane Horvath, diretora sênior de Privacidade, foi confirmada. Ela discutirá sobre privacidade do consumidor em uma mesa redonda, que também contará com executivos do Facebook e um comissário da Federal Trade Commission, organização que regulamenta as atividades de comércio nos Estados Unidos.

Asus

A Asus costuma trazer todo o seu poder de fogo para a CES 2020. No ano passado, a empresa lançou sua primeira linha de Chromebooks para educação e o Chromebook Flip C434.

Além disso, diversos produtos são aguardados, como a próxima geração do seu smartphone gamer ROG Phone. Notebooks, desktops, periféricos e acessórios para computador também costumam ser anunciados pela Asus durante os dias da convenção.

Google

Assim como na participação da Apple, não espere ver novidades sobre o Google Pixel na CES 2020. Anúncios importantes da empresa por trás do Android costumam ser mostrados em eventos próprios da companhia ao longo do ano.

Porém, isso não significa que a participação do Google será tímida. Na edição anterior, por exemplo, o Google Assistant foi a grande estrela, no qual a empresa apresentou sua integração a diversos tipos de aparelhos para casas conectadas.

Espere mais novidades sobre o assistente virtual também nessa edição da convenção e a participação de outras fabricantes, que possivelmente anunciarão integrações de seus aparelhos com o Google Assistant.

Huawei

Apesar das recentes polêmicas envolvendo a companhia e o governo americano, a Huawei confirmou presença na CES 2020. No ano passado, ela revelou o MateBook 13 e o MediaPad M5 Lite, notebook e tablet que competem diretamente com os produtos da Apple no segmento.

Assim como acontece com a HTC, Google e Apple, os smartphones parece que ficarão de fora dos anúncios do evento. Também é possível que assuntos como segurança e privacidade sejam abordados durante os anúncios.

Intel

logo da intel
A próxima linha de processadores da Intel podem ser revelados na CES 2020.

A principal rival da AMD no mercado de processadores também costuma fazer seus grandes anúncios nessa convenção. Estima-se que o sucessor do chipset 10nm Ice Lake CPU anunciado no ano passado seja revelado esse ano.

Lenovo

Na edição de 2019, a Lenovo trouxe ao público sua linha de notebooks gamers equipados com a placa gráfica RTX 20, da NVIDIA, que também estará presente.

Outros produtos exibidos na Consumer Electronics Show do ano passado foram monitores para PC e tablets com Android. Ou seja, é provável que a empresa traga mais novidades do segmento esse ano.

No meio de 2019, a empresa apresentou o protótipo do primeiro PC dobrável do mundo, o Lenovo Thinkpad X1. Em novembro, a Lenovo chegou a comentar que o computador com a tecnologia dobrável chegaria em 2020, então a expectativa é que alguma novidade seja revelada na CES 2020.

LG

Podemos ver novidades sobre o novo conceito de tela transparente da LG na CES 2020
Podemos ver novidades sobre o novo conceito de tela transparente da LG na CES 2020

Na Consumer Electronics Show do ano passado, a LG mostrou sua primeira TV de tela OLED rodável, a LG Signature OLED TV R. Nós já fomos apresentados a esse conceito em um evento da companhia aqui no Brasil. Além disso, a empresa não costuma economizar nas suas apresentações, mostrando toda sua linha de smart TVs e eletrodomésticos.

Podemos esperar a nova geração das smart TVs OLED da empresa, assim como atualizar a data de lançamento da sua TV rolável – finalmente. Além disso, a LG pode lançar oficialmente o seu protótipo de tela OLED transparente, que foi exibida à portas fechadas na CES passada.

A LG também costuma usar o evento para anunciar sua nova linha lavadoras, geladeiras e até aspiradores de pó inteligente. Por fim, podemos ver algumas novidades no segmento intermediário de smartphones. Ano passado, a LG anunciou o mid-range V40 ThinQ.

NVIDIA

Uma das empresas líder no mercado de placas gráficas, a NVIDIA não deve apresentar novos equipamentos durante a convenção. Em 2019, ela apresentou a série GeForce RTX 20, demonstrado em conjunto aos notebooks gamers da Lenovo e Razer.

Por outro lado, devemos ver os recentes NVIDIA Shield TV e o Shield TV Pro ao longo da CES 2020, já que foram apresentados em outubro deste ano.

Sony

Apesar do extenso portfólio de produtos eletrônicos, não espere ver novidades sobre smartphones ou para os consoles e periféricos da marca PlayStation.

Em vez disso, a Sony reserva o espaço na convenção de eletrônicos para exibir sua próxima linha de smart TVs 8K e 4K. Também é esperado que outros acessórios secundários também estejam presentes, como soundbars.

TCL

Fechando a lista das principais empresas de tecnologia que apresentam seus produtos na CES 2020 temos a TCL. É possível que ela seja uma das poucas empresas a concentrar os esforços de sua apresentação no seu smartphone. Chamado TCL Plex, ele foi anunciado pela primeira vez na IFA 2019 e deve ser exibido com mais detalhe durante a convenção.

No ano passado, a companhia trouxe seu primeiro par de headphones. Então é possível que mais soluções na área de áudio sejam apresentadas na Consumer Electronics Show.

A Alcatel, uma das marcas pertencentes à TCL, também deve apresentar sua próxima linha de smartphones econômicos, o Alcatel 1X e 1C. A empresa costuma usar grandes eventos de tecnologia como a Consumer Electronics Show para apresentar seus produtos eletrônicos, então podemos considerá-la uma aposta segura.

Outras empresas que confirmaram presença recentemente foram a OnePlus, que agendou um evento misterioso para apresentar um novo produto. Se os rumores estiverem certos, a novidade deve ser o OnePlus 8 Lite, versão mais básica do topo de linha da marca. A Amazfit, subsidiária da Xiaomi, também marcou presença, sugerindo novos fones de ouvido sem fio, pulseira e tênis inteligentes.

A feira de eletrônicos mais tradicional do mundo

A CES é, de longe, a feira de eletrônicos mais antiga do mundo – sua primeira edição aconteceu em 1967. Isso também significa que o evento é gigantesco, com empresas de diversos segmentos apresentando suas novidades para os próximos 12 meses.

Muitas delas serão lançadas no próprio ano e a CES 2020 servirá como um termômetro do que deve estar disponível nas lojas ao redor do mundo.

Lembramos que a CES 2020 acontecerá na cidade de Las Vegas, dos dias 6 à 10 de janeiro de 2020. O evento é fechado ao público, mas algumas empresas irão transmitir suas conferências ao vivo para anunciar seus produtos de tecnologia. Nós estaremos presentes durante toda a conferência e traremos todas as novidades em primeira mão!

E você, o que espera ver na CES 2020 deste ano? Deixe seu comentário abaixo.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter