CES 2020: Samsung apresenta Ballie, um robô assistente em forma de bolinha

Imagem destacada do Ballie
Samsung apresenta o Ballie, seu novo assistente pessoal na forma de um futurístico e simpático robozinho multifuncional

As aplicações da inteligência artificial e da internet das coisas (IoT) são diversas, com possibilidades para segurança, educação, lazer, saúde e até mesmo apenas fazer companhia para o usuário. A Samsung acredita que isso seja o futuro da tecnologia e trouxe para a CES 2020 uma novidade com potencial para juntar algumas dessas possibilidades na forma de um pequeno robozinho, batizado de Ballie.

Assistente inteligente

Ballie é um pequeno robô que segue o usuário pela casa e atende às suas necessidades
Ballie é um pequeno robô que segue o usuário pela casa e atende às suas necessidades (Reprodução: Samsung)

Primeiramente apresentado com a função de assistente pessoal, o Ballie usa uma tecnologia de inteligência artificial para acompanhar seu proprietário pelo local em que estiverem, seja em casa ou escritório, respeitando o espaço individual e mantendo uma certa distância.

O robozinho se aproxima e se agasta do usuário na medida que pessoa “seguida” se desloca, da mesma forma que responde a chamados e comandos. Tal como foi apresentado por HS Kim, presidente de Eletrônicos de Consumo da Samsung, no palco da CES 2020, o Ballie foi e voltou diversas vezes do público, adaptando-se à velocidade e direção do deslocamento automaticamente e reconhecendo a posição da platéia corretamente.

Ballie tem visual discreto e pode passar despercebido nos ambientes

De longe, Ballie parece uma bola de tênis... ou uma laranja (Reprodução: Samsung)
De longe, Ballie parece uma bola de tênis… ou uma laranja (Reprodução: Samsung)

O formato semelhante a uma bola de tenis traz um aspecto discreto e funcional, com movimentação e “comunicação” por sons que remetem ao autômato BB-8 da trilogia recente de Star Wars, e um conjunto de sensores e uma câmera que tem como funções a vigilância do ambiente e registrar acontecimentos, unindo segurança e lazer, pois da mesma forma que o robozinho pode discretamente fazer uma ronda pela casa também registra momentos como uma máquina fotográfica/filmadora automática.

Integração com a IoT

Presidente da divisão de Eletrônicos de Consumo da Samsung
Presidente da divisão de Eletrônicos de Consumo da Samsung

A conectividade é um ponto alto neste assistente futurista, podendo ativar e comandar outros aparelhos inteligentes que estejam configurados para usar a mesma rede, como o abrir e fechar de cortinas automáticas, ligar e desligar as luzes do escritório ou acionar dispositivos de limpeza como um aspirador de pó inteligente.

Uma funcionalidade própria do Ballie é a capacidade de realizar a ativação por voz da Bixby, comprovando que a interação com os dispositivos embarcados com a assistente virtual própria da Samsung estará bem alinhada e funcional, além da clara proposta da empresa em investir fortemente em wearables e IoT.

Interação personalizada

O Ballie sugere exercícios para você! (Reprodução: Samsung)
O Ballie sugere exercícios para você! (Reprodução: Samsung)

Outras possibilidades úteis de utilização do robô é o monitoramento de exercícios através dos wearables e auxílio de idosos, mas essa função não foi detalhada. Também não foi muito aprofundado o reconhecimento do “dono humano” do robozinho, embora tenha ficado claro o objetivo da companhia sul-coreana de transformar a forma como vamos interagir com máquinas inteligentes no futuro de maneira mais pessoal.

Experiência promissora

A proposta da Samsung com o Ballie reforça a crença da empresa de que vivemos no que eles chamam de “Era da Experiência”. Embora não tenham sido revelados preços e data de lançamento, o Ballie terá diversas opções de cores, sendo amarelo, azul, roxo, verde e vermelho.

O que você achou do Ballie? Gostaria que ele fosse seu próximo “amigo”? Deixe nos comentários!

Fonte: Samsung, The Verge;

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter