CES 2021: Samsung eleva a qualidade de imagem das TVs com a tecnologia Mini LED

First look 2021
First Look 2021 apresenta os produtos e tecnologias que a Samsung irá introduzir no mercado este ano, como as TVs Neo QLED com Mini LED e que serão demonstrados na CES 2021

A Samsung realizou hoje o evento First Look 2021, mostrando algumas das novidades que ela irá apresentar durante a CES 2021, que tem seu começo na semana que vem. Durante o evento, a Samsung mostrou seu compromisso em desenvolver tecnologias sustentáveis para suas televisões e o quanto o ano de 2020 teve um impacto na percepção e importância da tecnologia.

Sustentabilidade e acessibilidade

Mini led
Com o recurso de carregamento dos controles remotos por meio de luz artificial e luz solar, a Samsung pretende diminuir e muito o lixo de pilhas.

A Samsung, pensando em sustentabilidade, está assumindo um compromisso de que nos próximos anos ela se “tornará verde”, indicando uma grande sustentabilidade por parte da empresa e de suas tecnologias. Ela irá alcançar isso com base nas seguintes ações:

  • Redução da pegada de carbono na fabricação de TVs e aumento da eficiência energética de seus aparelhos;
  • Continuar com o projeto de upcycling de suas embalagens, que começou em 2020 e foi muito elogiado, agora se expandido para quase todas as televisões da empresa;
  • Implantação de um sistema de carregamento via energia solar e luz artificial de controles remotos, que segundo a empresa irá diminuir o consumo de pilhas AAA em um número projetado de 99 milhões de unidades.

A Samsung, como líder de mercado, pretende puxar o movimento de sustentabilidade com as outras fabricantes.

Guilherme Campos, gerente de produtos de TV da Samsung

Em 2021, a Samsung irá continuar com seus recursos de acessibilidade que estarão disponíveis em todos os modelos 2021 QLED e Neo QLED. Esses recursos trazem avanços de tecnologia e Inteligência Artificial (IA) para ajudar mais pessoas a usarem e aproveitarem os recursos dos televisores. Os novos recursos introduzidos em 2021, Caption Moving, Sign Language Zoom e Multi-Output Audio, irão abranger pessoas com dificuldades auditivas, surdos, pessoas com baixa visão e cegos e darão experiências bem melhores para todos eles.

A tecnologia Neo QLED

First look 2021
A tecnologia Neo QLED irá apresentar a imagem com maior qualidade de todos os televisores da Samsung

Também no First Look, a Samsung introduziu uma nova tecnologia de telas, a Neo QLED, para suas linhas 8K (QN900A) e 4K (QN90A) . A tecnologia usa uma nova fonte de luz, a Quantum Mini LED, que é controlada precisamente pela tecnologia Quantum Matrix e os processadores Neo Quantum, a tecnologia irá trazer uma qualidade de imagem surpreendente.

Os Quantum Mini LED foram feitos com 1/40 do tamanho de um LED comum. O Quantum Mini LED usa micro-camadas extremamente finas repletas de vários outros LEDs para apresentar uma qualidade de imagem melhor, e a tecnologia Quantum Matrix faz um controle preciso dos LEDs, prevenindo que estouros de imagens ou borrões apareçam. O Neo QLED faz com que as partes escuras da imagem se tornem mais escuras e as áreas mais claras se destaquem aindamais, dando uma experiência HDR bem mais precisa e imersiva.

A linha QLED existente será mantida, enquanto a Neo QLED chega como uma nova linha no mercado. A previsão de chegada dos televisores da nova linha é para o segundo trimestre de 2021.

O Neo QLED também usa o processador Neo Quantum que partir de 16 modelos de redes neurais diferentes, com IAs (inteligências artificiais) treinadas e tecnologia de deep learning, produz imagens 4K e 8K a partir de upscaling de qualquer qualidade de imagem.

Os televisores Neo QLED 8K da Samsung irão apresentar um novo design, chamado de Infinity One. Esse design é definido por uma tela quase sem moldura, que irá proporcionar uma experiência de visualização mais imersiva. O produto também terá a caixa de conexões Slim One Connect acoplável. Essa caixa, que é um sistema de gerenciamento de cabo totalmente novo, pode ser conectado à parte traseira da TV para permitir uma instalação de estética mais clean.

Os televisores da linha Neo QLED 8K também incluem vários recursos de áudio, como a tecnologia Som em Movimento Pro que emite sons com base no movimento dos objetos na tela e o SpaceFit Sound, que faz uma análise do espaço onde a TV está instalada e adapta o áudio emitido com base nele.

First look 2021
Com a tecnologia de PC na TV da Samsung, os usuários poderão usar seus televisores NEO QLED para controlar o computador.

Os modelos 2021 das televisões Neo QLED 8K e 4K também irão oferecer recursos smart que irão expandir o papel da TV e que melhor atendem as necessidades dos consumidores.

Samsung Health

O Samsung Health é uma função fitness que transforma a casa onde o aparelho está em uma academia, e junto do novo recurso Smart Trainer ele irá rastrear e analisar as posturas de quem estiver fazendo exercícios no espaço em tempo real. Além disso, durante e após o treino, o Smart Trainer fornecerá feedback sobre o desempenho do usuário, ajudando na contagem de repetições e estimando as calorias queimadas.

Recursos para Games

A Samsung oferece novos recursos para games nas novas versões de seus televisores: o Super Ultrawide GameView permite que os jogadores usem nos televisores as opções de imagem ultrawide, ou seja na proporção 32:9. A outra função, a Barra de Jogo, irá fornecer por meio de um acesso rápido aos jogadores controle e monitoramento sobre aspectos importantes de imagem e som, como troca de proporção, verificação de atraso de entrada ou conexões de fone de ouvido. Os aparelhos também irão contar com o FreeSync Premium Pro, que minimiza trepidação na transmissão da imagem, permitindo imagens mais suaves.

Google Duo

O Google Duo estará incluso nos aparelhos, permitindo que os donos dos modelos 2021 das TVs Samsung possam iniciar e participar de videochamadas com até 32 pessoas, independente do sistema operacional usado pelos participantes. Conecte uma câmera pelas entradas USB do aparelho, e caso seja um dispositivo inteligente, a TV irá automaticamente ajustar a imagem para que você fique sempre em foco. A Samsung também irá vender uma câmera própria para videoconferências.

PC na TV

Com a função PC na TV, os usuários poderão conectar seus PCs à TV sem utilizar cabos, permitindo uso completo das funções do computador ao conectar mouses e teclados. A Samsung também deixou claro que o Microsoft Office 365 pode ser acessado por meio do navegador da TV para criação e edição de documentos.

A linha Micro LED

First look 2021
A tecnologia MICROLED finalmente chega aos televisores caseiros, eliminando a luz de fundo das imagens

A Samsung também anunciou que em 2021 irá lançar os primeiros televisores com a tecnologia MICROLED. A partir de uma nova linha de TVs com telas ultra grande de próxima geração, disponíveis em 110”, 99” e em tamanhos menores até o final do ano, a linha de televisores MICROLED usa LEDs do tamanho de um micrômetro para remover a luz de fundo das imagens e os filtros de cor normalmente utilizados em aparelhos convencionais, e conta com um painel auto iluminado, que produz cores e brilho realistas por meio de seus LEDs controlados individualmente.

O design do aparelho, chamado Monolith, faz com que a tela ocupe mais de 99% do corpo da TV. A linha MICROLED também conta com inovação em recursos de Smart TV para aproveitar as vantagens da enorme tela, como o recurso 4Vue (Quad View) para assistir até quatro programas diferentes simultaneamente. Os televisores também irão contar com o recurso Majestic Sound, que irá oferecer som de 5.1 canais sem necessidade de um alto-falante externo.

A Samsung deve trazer a linha MICROLED para o Brasil no segundo trimestre de 2021.

Uma obra de arte ou uma TV?

First look 2021
A TV The Frame, no modelo 2021, irá se mesclar bem melhor com outras obras de arte.

A linha Lifestyle da Samsung também irá ganhar atualizações em 2021, com o televisor The Frame ganhando uma atualização de corpo que agora tem uma espessura de somente 24mm, equivalente à de pinturas encontradas em casas, e conta com bordas customizáveis e tamanhos que vão das 32″ até as 75″.

As TVs The Frame de 32″ e 43″ também podem ser instaladas no modo retrato, porém além dessas mudanças a qualidade de imagem da televisão não sofreu grandes melhorias. Ela continua tendo resolução 4K e fazendo uso da tecnologia QLED, assim como o modelo do ano passado.

Pagando uma assinatura de $5 para a loja de arte da Samsung, o usuário terá acesso a mais de 1400 obras de arte para serem usadas quando a TV estiver desligada, deixando assim ela com aspecto real de uma pintura e exposição na casa.

A CES 2021 irá acontecer no mês de janeiro, e mais novidades de várias empresas do ramo de tecnologia são esperadas lá.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário