Conecte-se conosco
Chega de óculos 3D! É a hora dos cinemas VR

Filmes

Chega de óculos 3D! É a hora dos cinemas VR

Em Los Angeles, os cinemas VR já são uma realidade. Dispensando as telonas, a tecnologia garante uma experiência mais imersiva que o 3D

imax vr cinema - Chega de óculos 3D! É a hora dos cinemas VR

“O que você quer ser quando vir aqui?”, diz propaganda da sala de VR da iMAX

Já há algum tempo que o 3D tem desagradado os frequentadores de cinema. Ora porque o filme não justifica o uso da tecnologia, ora simplesmente por não ser muito confortável usar aqueles óculos por cima da sua armação tradicional. Mas, agora, mais do que nunca, os dias do 3D podem estar contados.

Entrando na onda da realidade virtual, a rede de cinemas IMAX inaugurou, na semana passada, o seu primeiro complexo de cinemas dedicados exclusivamente à VR. Localizado em Los Angeles, as salas de exibição deste conjunto dispensam as telonas, garantindo uma experiência mais imersiva com lentes um pouco mais robustas.

Os óculos oferecidos são, por enquanto, o HTC Vive e o Star VR da Starbreeze. Com eles, simula-se uma sala de cinema comum, mas com um detalhe: há apenas uma cadeira. Há ainda estudos para incluir outros aparatos para levar a experiência da realidade virtual a outro nível, como jaquetas vibratórias e consoles variados.

Até o momento, existem apenas três filmes disponíveis com essa tecnologia. São eles: “Star Wars: Trials on Tatooine”, “Eagle Flight” e “The Walk”. Porém, a ideia da IMAX é justamente produzir longa-metragens e outros conteúdos variados aos clientes.

E no restante do mundo?

O Brasil não está na incluso na lista de países onde a IMAX pretende lançar essas salas. No momento, estão contemplados apenas China e Reino Unido, além dos estados da Califórnia e Nova York, nos Estados Unidos.

Porém, esta não é a única rede de cinemas de olho nesta tecnologia. Na França, a MK2 também está desenvolvendo ambientes como estes. No entanto, a ideia é levar a realidade virtual a pessoas sem condições financeiras de adquiri-la.

E você, o que acha da chegada da realidade virtual aos cinemas?

Continue lendo
Advertisement

Jornalista apaixonada por séries e cinema | @maricanhisares

Comentários
Subir