COMPARATIVO: Google Nest Mini x Echo Dot (Amazon)

foto destacada das caixas de som
O Google Nest Mini e o Echo Dot da Amazon são os pioneiros em caixas de som inteligentes no Brasil. Confira o que cada um consegue fazer neste comparativo

2019 está chegando ao fim, mas já podemos concluir que o tema deste ano foi Casa Conectada. O Brasil começou a receber diversas soluções este ano para deixar sua casa ou ambiente mais inteligente, e a Amazon e o Google, dois gigantes da tecnologia, foram as primeiras a lançarem suas caixas de som inteligentes Echo Dot e Nest Mini, respectivamente, de forma oficial no Brasil.

Recebemos para testes ambos os aparelhos e contamos nos próximos parágrafos qual é a melhor caixa de som inteligente para você.

Design e construção

  • Google Nest Mini: Dimensões de 98 mm de diâmetro, 42 mm de altura e peso de 181 gramas;
    Cores disponíveis – branco, preto, coral e azul celeste;
  • Amazon Echo Dot: Dimensões de 99 mm de diâmetro, 43 mm de altura e peso de 300 gramas;
    Cores disponíveis – branco, cinza e preto.
Echo Dot facilita suas tarefas do dia
O Echo Dot é mais pesado, porém suas cores são menos chamativas que o Nest Mini

Tanto o Echo Dot quanto o Nest Mini são caixas de som inteligentes de uso doméstico, então basicamente são bastante parecidos. A começar pelo design compacto e minimalista, que cabe em qualquer mesinha ou ambiente. As duas caixas são revestidas em tecido, o que dá uma sensação de fragilidade e sofisticação ao mesmo tempo, mas a diferença fica por conta dos materiais escolhidos, já que o Google trouxe peças recicláveis ao Nest Mini – segunda a empresa, 35% da composição do produto são de reciclados.

Em relação às cores, os dois oferecem uma variedade de opções, porém o Echo Dot é mais discreto (branco, cinza e preto) que o Nest Mini (branco, preto, coral e azul celeste).

Ainda em relação ao design, a parte central, e mais visível, do Nest Mini é menos agressiva pois não vem com botões físicos, e sim botões ao toque que são acionados mediante a um sensor de proximidade. Por exemplo, você aproxima sua palma da mão do produto e algumas luzes te direcionam para onde se deve tocar. O Echo Dot, por sua vez, apresenta quatro botões físicos em sua região central.

Tecnologia

Praticamente, é aqui onde reside a maior diferença entre as duas caixas de som inteligentes. O Nest Mini é um produto “Made by Google” (feito pelo Google, em tradução livre), o que quer dizer que ele traz um inteligência artificial própria da empresa e tem total compatibilidade com produtos da marca, smartphones Android, Chromecast, Gmail e outras dezenas de dispositivos compatíveis com o sistema operacional.

Nest Mini é muito semelhante ao Alexa em suas funções e design
Nest Mini é muito semelhante ao Echo Dot em funções, mas é por dentro que tudo muda

Ou seja, todos os dispositivos domésticos inteligentes, como sensores, lâmpadas, tomadas, smartphones, tablets e smart TVs que possuem compatibilidade com o Google Assistente poderão interagir com o Nest Mini e vice-versa através de um simples “Ok, Google”. Você vai conseguir ligar, desligar, personalizar, alterar, checar seus e-mails, tarefas do dia, agenda da semana, previsão do tempo e outras dezenas de ações por comandos de voz.

Já pelo lado do Echo Dot, estamos falando de outra tecnologia, chamada Alexa. A Alexa é uma inteligência artificial proprietária da Amazon, então você também vai conseguir realizar centenas de ações com produtos e dispositivos inteligentes compatíveis com a IA através de comandos de voz.

Em ambos os casos, não houve falta de compatibilidade nos produtos testados, mas fica claro que o Google Assistente tem mais vantagens em relação a Alexa com a integração dos aplicativos empresa, como Gmail, calendários etc; já o da Amazon tem como diferencial as skills, já que a lista de aplicativos é consideravelmente maior quando comparado ao Google Assistente, apesar de muitos dos aplicativos mais populares funcionarem em ambos os dispositivos.

Especificações técnicas e qualidade sonora

O Echo Dot e o Nest Mini também se diferem na quantidade de microfones embutidos: quatro para o dispositivo da Amazon e três para o modelo do Google. Na prática, sentimos que o Echo Dot, com um mic a mais, captou melhor os comandos de voz, mesmo em ambientes mais barulhentos.

Entretanto, o Nest Mini não fica muito atrás. O Google incluiu uma tecnologia de detecção de ruído quando em ambientes mais barulhentos, fazendo a redução do barulho para entender os comandos do usuário. Aliás, quando essa tecnologia é ativada, a assistente fala mais alto para maior compreensão. Em nossos testes ocorreu tudo bem em todas as situações.

O Google Nest Mini pode ser pendurado na parede para economizar espaços
O Google Nest Mini pode ser pendurado na parede para economizar espaços

O Google não pôs opções com fios no Nest Mini, exceto pelo cabo de força para mantê-lo ligado. Ou seja, o dispositivo tem Wi-Fi, Bluetooth e o Modo Chromecast para reproduzir conteúdos diretamente de aplicativos. Além disso, para a reprodução de som, a empresa destaca o sistema de reprodução em 360º com driver de 40mm de diâmetro, que reproduzem um som alto e limpo.

Por outro lado, a Amazon incluiu uma entrada de 3.5mm (a tradicional para fones de ouvido) para conectar outras caixinhas de som ao Echo Dot, além do padrão Wi-Fi e Bluetooth. Dessa vez, há uma entrada para carregamento em formato circular a esquerda, enquanto na parte direita há uma outra porta para conexão com speakers através do cabo, caso não deseje (ou não possa) usar o Bluetooth.

Na parte de cima há quatro botões , sendo os tradicionais controles de volume, um que ativa o Alexa e um para silenciá-lo, sendo indicado pela luz vermelha. Já a parte de baixo é feita em borracha.

Echo Dot da Amazon possui design simplório e elegante, se adaptando bem em qualquer ambiente.
Echo Dot da Amazon possui design simplório e elegante, se adaptando bem em qualquer ambiente. Foto: Divulgação

Em se tratando de qualidade sonora, as duas caixas de som não fazem feio. É claro, elas não são as caixinhas Bluetooth mais potentes do mercado, para isso você teria que ir atrás de um Amazon Echo, Google Nest Hub Max, ou o Apple Home Pod, sendo estes dois últimos disponíveis apenas no exterior.

Porém, suas versões em miniatura reproduzem um som de boa qualidade e relativamente alto considerando o tamanho deles. Vale lembrar que eles têm otimização de graves via software, que não funcionam muito bem, diga-se de passagem, não possuem woofer ou radiador passivo para melhorar a qualidade. Mas pelo preço já é pedir de mais, não?

O áudio é propagado pelas laterais do Echo Dot e, por essa razão, a própria Amazon indica no manual que o aparelho funciona melhor quando é colocado em um lugar central, a pelo menos dois metros da parede. Já o Nest Mini vem com uma espécie de alça, que o permite ser pendurado em paredes.

Vale lembrar aqui que, apesar de serem bem compactos e aparentemente portáteis, nenhum dos dois apresentam bateria interna. Ou seja, é obrigatório a instalação de ambos os dispositivos em uma mesinha ou parede perto de tomada.

O que o Echo Dot faz?

Você pode pedir tudo para Alexa apenas chamando pelo seu nome
Você pode pedir tudo para Alexa apenas chamando pelo seu nome

Ao tirar o Echo Dot da caixa e ligá-lo, a voz dirá que o dispositivo está pronto para as configurações e pedirá que baixe o Alexa.

Daí, só seguir as instruções, cadastrar uma conta na Amazon, ativar o Bluetooth ou Wi-Fi e começar a usá-lo através de comandos de voz.

Com respostas rápidas e muito eficientes, basta chamar pelo seu nome “Alexa” e fazer seu pedido que em poucos segundos será atendido. Confira alguns comandos realizados:

  • Alexa, reproduzir [gênero musical]”;
  • “Alexa, reproduzir [o nome da sua playlist]”;
  • “Alexa, tocar [banda]”;
  • “Alexa, toca [música] da [banda]”;
  • “Alexa, conte uma piada”;
  • “Alexa, telefone para [pessoa]” .

Os Skills da Alexa

Os Skills estão para o Alexa como os aplicativos estão para os smartphones e tablets.

A Amazon oferece uma quantidade enorme de skills dividido em diversas categorias, como casa inteligente, clima, comida e bebida, crianças, jogos e curiosidades, negócios e finanças, saúde e boa forma e por aí vai. A lista de aplicativos e serviços oferecida é maior em relação ao encontrado no rival.

Para obtê-los, basta acessar o site oficial Amazon e ativar a Skill logando em sua conta. O Showmetech fez um teste com o jogo do Show do Milhão, onde a própria voz da Alexa faz as perguntas e ouvimos a voz do Silvio Santos dizendo se a resposta está certa ou errada.

De acordo com a própria Amazon, a Alexa tem centenas de Skills e continua desenvolvendo outras diariamente.

O que o Nest Mini faz?

Basta dizer "Ok, Google" para pedir o que quiser ao assistente
Basta dizer “Ok, Google” para pedir o que quiser ao assistente

Pelo Google Nest Mini você consegue, além de fazer todos os pedidos e perguntas que o Echo Dot faz, fazer streaming do seu smartphone direto para o dispositivo. Ou seja, são dezenas de apps e parceiros, incluindo YouTube, Spotify, Google Play Filmes, Google Play Música, Google Play Livros, Chromecast, apps de tradução, apps de contar histórias e muitos outros.

Além disso, se a Alexa tem as skills como diferencial, o Google Assistente tem o reconhecimento de voz como maior trunfo. O assistente do Google consegue distinguir a voz de cada usuário, para a partir daí entender o contexto das falas e sugerir diferentes ações, dependendo de quem está falando. Por exemplo, ele pode passar uma agenda diferente para a minha mãe, já que foi identificado nos bancos do Google que minha agenda não é a mesma que a dela.

Vale a pena comprar?

As empresas estão vendo o Brasil com um grande potencial para receber soluções de casa conectada e tanto o Nest Mini quanto o Echo Dot são apenas os primeiros modelos que desembarcaram por aqui. O design de ambos é elegante, enquanto as respostas são muito eficientes e os microfones conseguem ter longo alcance em diversas situações. Felizmente, os únicos pontos de críticas de ambos são os graves não muito eficientes e a ausência de bateria interna.

Cada um deles tem funções específicas referentes às suas respectivas empresas, ou seja, o Alexa permite que você compre algo na Amazon, por exemplo, enquanto o Google Assistente te permite avaliar com mais detalhes o que está no Google Agenda, citando outro exemplo.

O diferencial do Google é que ele entende também o contexto do que você está dizendo, então se você perguntar “quem é o presidente do Brasil?” e depois perguntar “qual a idade dele?“, o programa irá sanar a sua dúvida. Já no Alexa, você terá de perguntar de novo: “Alexa, qual é a idade do presidente do Brasil?”

Neste comparativo, fica claro a nossa posição: Para os usuários que consomem mais os produtos da Amazon, o Echo Dot é o mais recomendado, apesar de ter as Skills como maior diferencial se você for usar em outros dispositivos. Já àqueles que “respiram” produtos com sistema operacional Android, como smartphones, tablet, smart TV com Android TV, Chromecast ou dispositivos inteligentes com suporte ao Google Assistente, o mais recomendados é ir de Google Nest Mini.

Em relação ao preço, hoje é possível encontrar o Google Nest Mini nos maiores varejistas da internet por R$ 249, enquanto o Echo Dot está disponível para compra no site da Amazon por R$ 349.

Qual caixa de som inteligente você gostou mais? Deixe nos comentários qual você compraria e aproveite os nossos links patrocinados!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: