Comparativo: MacOS Catalina x Windows 10 May 2019 Update

MacOS Catalina vs Windows 10
A Apple anunciou recentemente o MacOS Catalina e resolvemos compará-lo com o atual sistema da Microsoft, o Windows 10. Confira quem se deu melhor

Com o advento de máquinas cada vez mais potentes e tecnologias mais inovadoras, os sistemas operacionais de computadores e notebooks vão ganhando versões mais modernas, ano a ano, disputando a preferência dos usuários.

No caso dos computadores da Apple, os Macs, a mais nova edição do sistema operacional é o MacOS Catalina, enquanto que nos PCs, o sistema operacional mais comum é o Windows 10.

Com tantas novidades apresentadas, qual é o melhor sistema operacional? Vamos tentar responder essa questão neste artigo.

Windows 10

Windows 10
O Windows 10 é a versão definitiva do sistema operacional da Microsoft.

Presente na grande maioria dos notebooks e desktops, o Windows 10 é o mais popular dos sistemas operacionais para computadores e notebooks. Até muito recentemente, era o mais popular do mundo em todos os dispositivos, mas foi ultrapassado pelo Android, sistema operacional para smartphones.

Considerada a versão definitiva do sistema operacional da Microsoft, o Windows 10 não mudará mais o seu nome e seguirá recebendo atualizações periódicas, geralmente de seis em seis meses, com grandes novidades e melhorias. A mais recente delas, inclusive, foi lançada em maio deste ano.

MacOS Catalina

MacOS Catalina
O MacOS Catalina será disponibilizado ao público como atualização gratuita em setembro.

Também com base na versão 10 do MacOs, sendo agora a 10.15, o MacOs Catalina será lançado para o grande público como atualização gratuita dos Macs em setembro, mas já está disponível para os usuários mais curiosos (e ansiosos) em versão Beta, podendo testar as novidades do novo sistema operacional da Apple com antecedência.

A nova versão do SO da Apple vem com várias novidades, algumas já presentes no Windows 10, apresentadas ao público no WWDC 2019, evento para desenvolvedores que a Apple organiza e que neste ano aconteceu em junho.

MacOS Catalina x Windows 10 May 2019 Update

Para a comparação entre o MacOs Catalina e o Windows 10, resolvemos nos ater a pontos de uso cotidiano dos sistemas operacionais: Interface de usuário, Programas e Aplicativos, Segurança, usabilidade para criativos e para gamers e Assistentes Pessoais Virtuais.

Interface de Usuário

Interface de Usuário Windows 10 e MacOS
Comparação da interface de usuário do Windows 10 e do MacOs

A Interface de Usuário é exatamente tudo o que você vê na tela de seu computador e uma interface boa é aquela que agrega um visual bonito, mas também funcional e intuitiva.

Nesse quesito, pode-se dizer que os dois sistemas operacionais, tanto o MacOs Catalina como o Windows 10, estão empatados, cada um com suas peculiaridades.

O Windows 10, por estar presente na grande maioria dos computadores vendidos ao redor do mundo (e até em outros dispositivos como tablets e no XBox One), pode ser que possua uma Interface mais famosa, em que o usuário já se vê familiarizado com o design e com os procedimentos do sistema operacional.

Mas o MacOS Catalina não fica atrás. Com sua grande similaridade com o iOS, sistema operacional do iPhone e iPad, também da Apple, o MacOS ganha vantagem para quem já é usuário dos dispositivos mobile da marca, dando ao MacOs uma maior integração com o mundo da tecnologia da informação móvel.

Nessa nova atualização, o MacOS melhora ainda mais o “Dark Mode” (modo escuro, em português), disponibilizado pela primeira vez na versão anterior do sistema operacional, o MacOS Mojave.

Programas e Aplicativos

App Store do MacOS
App Store do MacOS oferece uma gama incrível de softwares, gratuitos e pagos, tudo em um só lugar

Em ambos os sistemas operacionais, programas e aplicativos são disponibilizados para as tarefas mais cotidianos no uso de um computador. Editor de texto, navegador de internet, gravador de áudio, etc. Tudo já está disponível sem que o usuário precise pagar mais por isso. 

Mas para quem quiser uma experiência mais profunda em suas tarefas e necessite de um software mais poderoso, tanto o MacOS Catalina como o Windows 10 oferecem boas alternativas.

Mas nesse quesito, a popularidade do Windows 10 pode ser considerada uma vantagem, já que os desenvolvedores de softwares ficam de olho em uma fatia maior do mercado ao colocar seus produtos no mercado. 

Mas isso não quer dizer que o MacOS Catalina tenha uma menor demanda de aplicativos e programa, pelo contrário. Assim como no iOS, o MacOS também disponibiliza uma loja de aplicativos centralizada, que facilita a aquisição de programas para o seu Mac.

A maior diferença na nova atualização do MacOS, entre seus aplicativos padrões, é que o tradicional player de mídia, iTunes, foi descontinuado, dando maior espaço ao Apple Music, serviço de streaming de música da empresa.

Para o MacOS Catalina, há também a introdução do aplicativo de TV da Apple, que permitirá ao usuário assistir conteúdos exclusivos da Apple TV+, o serviço de streaming de séries e filmes da empresa.

Segurança

Segurança no Windows
O Windows é o alvo mais comum de vírus e malwares da internet, mas há como se proteger

Desde que me conheço por gente, o ditado entre os usuários mais ávidos de tecnologia é: “Computadores da Apple não pega vírus”. Apesar disso não ser 100% verdade e de já conhecermos vírus e malwares que têm o MacOS como alvo, aqui é um ponto positivo do sistema operacional da Apple em relação ao Windows 10.

Desenvolvido com o núcleo XNU, muito similar ao GNU utilizado no Linux, ambos com certificação Unix, o MacOS só é utilizado por computadores fabricados pela Apple, que possuem um preço mais salgado e por isso não são tão populares.

Por isso, o Windows é o sistema operacional mais comumente utilizado como alvo dos vírus e malwares mais conhecidos atualmente. Mas não se preocupe, o sistema operacional da Microsoft já vem equipado com um sistema de segurança atualizado frequentemente. E mesmo assim, se você ainda se sentir desprotegido, você poderá instalar no Windows 10 algum dos vários antivírus disponíveis no mercado atualmente, tanto gratuito como pago.

Para Criativos

Criativos e Macbooks
Macs são os queridinhos de profissionais da área criativa e programadores

Se você já prestou atenção, é muito comum que profissionais da área de criação, seja designer, editor de vídeo e/ou de fotos e produtores de músicas, utilizem computadores da Apple.

Com base em meu uso pessoal do MacOS, a explicação não passa nem perto da ostentação. Por causa da comunicação única do hardware dos Macs com o sistema operacional da Apple, os computadores da empresa são mais estáveis e entregam uma experiência muito mais tranquila e sem perrengues com esses softwares, considerados mais pesados.

Se comparar com PCs de mesma configuração de um Mac, programas como o Adobe Photoshop ou o Adobe Premiere, podem não rodar de forma tão suave, necessitando de uma máquina um pouco mais potente.

Essa relação única de máquina e sistema operacional dos produtos da Apple também favorecem a um melhor consumo de bateria, dando uma vida muito maior ao notebook com apenas uma carga.

Em meu uso pessoal, com um MacBook Air 2014, uma carga poderia durar um dia inteiro de trabalho de oito horas – ou quase isso.

Para Gamers

Gaming no Windows 10
O Windows 10 é a plataforma ideal para gamers, com uma farta oferta de títulos

É aqui que vem a vingança do Windows 10. Partindo da mesma premissa dos desenvolvedores de programas e aplicativos, os desenvolvedores de games também querem disponibilizar seus produtos para o maior número de pessoas e por isso o alvo mais comum é o sistema operacional da Microsoft.

Para se ter uma ideia, uma das maiores plataformas de games do mundo, a Steam, funciona no Windows desde 2003, mas só chegou ao MacOS em 2010. E mesmo assim, nem todos os jogos são compatíveis com o sistema operacional da Apple. Mas, claro, os mais populares são.

Além disso, a integração entre os computadores e o XBox One, que o Windows 10 propõe, estende ainda mais a oferta de games para o sistema da Microsoft. Inclusive, recentemente, foi anunciado o Game Pass Ultimate, que engloba títulos para PCs além dos já disponíveis para XBox One.

Assistente Pessoal Virtual

Siri no MacOS
A Siri já chegou ao MacOS com toda sua experiência no iOS

Com as tecnologias de Inteligência Artificial em crescimento no atual mercado da informação, já era de se esperar que os Assistentes Pessoais Virtuais começassem a fazer parte do cotidiano das pessoas, não só em seus smartphones, mas também em seus computadores.

Nisso, o sistema operacional da Apple sai na frente. Utilizando a já famosa Siri, que nasceu no iOS, seu sistema operacional móvel, o MacOS Catalina dá a oportunidade do usuário automatizar suas tarefas mais simples apenas falando com a máquina.

Com a Siri cada vez mais desenvolvida, tarefas mais complicadas começam a fazer parte da rotina do usuário da Assistente Pessoal Virtual da Apple. Claro que ajudar nas pesquisas na internet também segue fazendo parte do cotidiano da Siri.

A Cortana, a Assistente Pessoal Virtual da Microsoft, ainda vai dando os primeiros passos no Windows 10. A assistente nasceu no extinto Windows 10 Mobile como uma resposta ao sucesso da Siri, da Apple, mas parece estar alguns passos atrás em relação ao que a Assistente Pessoal Virtual do MacOS e do iOS pode fazer.

Conclusão

No alto de 2019, onde experiências mais pessoais e únicas em relação às tecnologias estão cada vez mais em voga no mercado, escolher um sistema operacional “melhor” entre o MacOS Catalina e o Windows 10 vai recair nas tecnicalidades e no uso pessoal de cada um.

Para um usuário mais “comum”, onde seu uso do computador é mais para tarefas do cotidiano, sem pressão profissional ou coisas do tipo, qualquer um dos sistemas cai muito bem. Vai também da disponibilidade e da vontade de querer gastar um pouco mais com um computador da Apple ou não.

Já para criativos, eu diria que o MacOS Catalina e sua integração software/hardware única dos computadores da Apple se sai bem melhor em relação ao Windows 10. O sistema é mais confiável para tarefas mais árduas, mesmo em uma configuração considerada “modesta”, se comparada com as configurações de vários computadores com Windows considerados intermediários.

Para os gamers, o investimento em um computador potente com Windows 10 é a pedida certa. A oferta de games é farta e, nesse quesito, o MacOS Catalina ainda tem muito chão pela frente para caminhar e chegar ao patamar do sistema da Microsoft.

Em resumo, o melhor sistema operacional é aquele que melhor lhe cai em suas tarefas diárias e profissionais. A escolha, no final das contas, cai sempre nas mãos do usuário.

Para você, qual o melhor sistema operacional: MacOS Catalina ou Windows 10? Deixe nos comentários!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail