Galaxy S10e x iPhone XR: comparativo dos mais acessíveis

Galaxy S10e v iphone xr
Os Galaxy S10e e iPhone XR são as respectivas apostas da Samsung e Apple para o mercado premium, mas oferecendo um preço mais acessível

Entre os novos Galaxy S10 lançados em março deste ano pela Samsung, o modelo mais acessível, o Galaxy S10e, na verdade é uma resposta à aposta da Apple com o iPhone XR, que seria uma versão mais barata dos potentes iPhones XS e XS Max, lançados ano passado. Assim como a nova geração dos iPhones, O Galaxy S10e traz menos recursos extras que seus irmãos, mas possui características únicas que podem ser um fator diferencial de compra, como corpo menor e câmera dupla.

Mas o foco aqui não é apresentar os dois smartphones novamente, pois já falamos sobre o Galaxy S10e e iPhone XR anteriormente, e sim comparar os dois modelos top de linha mais acessíveis da Apple e Samsung, que oferecem desempenho surpreendente, câmeras de alta qualidade e um preço menos agressivo. Depois desse comparativo, vai ficar claro para você qual modelo optar para sua próxima compra. Vamos lá.

Galaxy S10e x iPhone XR: comparativo dos mais acessíveis
Modelos são os mais acessíveis das famílias que representam

Design e construção

A construção dos dois aparelhos são bem diferentes. O Galaxy S10e é menor, mais fino e compacto em relação ao iPhone XR, o que deixa a pegada e manuseio mais fácil – em números, são 142.2 x 69.9 x 7.9 mm do S10e contra 150.9 x 75.7 x 8.3 mm do modelo da Apple. O iPhone XR tem o design característico da linha X da Apple do ano passado, ou seja, um corpo de vidro e alumínio com cerca de 79% de tela sem botões e o polêmico ‘notch’ para abrigar a câmera frontal e sensores. Polêmicas à parte, a Apple ditou a tendência nos lançamentos que seguiram os novos iPhones.

Galaxy S10e x iPhone XR: comparativo dos mais acessíveis
iPhone XR traz corpo de metal e vidro e o polêmico notch

O Galaxy S10e, por sua vez, chegou com um design totalmente remodelado em comparação à linha Galaxy S9: corpo de vidro e alumínio também, mas com uma tela que ocupa cerca de 83% da área frontal do aparelho. A alternativa ao ‘notch’ foi usar o que a Samsung chama de Infinity-O, que integra a câmera frontal à tela e permite aumentar o tamanho dela sem alterar as proporções do smartphone.

Galaxy S10e x iPhone XR: comparativo dos mais acessíveis
Tela infinita do S10e possui 5,8 polegadas

No geral, temos dois aparelhos bem construídos e dignos da linha que representam, mas o Galaxy S10e traz uma solução mais bem-vinda ao integrar, em um corpo pequeno, mais tela e menos borda que o iPhone XR. Os dois aparelhos possuem desbloqueio de tela, porém o modelo da Apple traz o Face ID, que é a versão mais segura de desbloqueio facial atualmente, e o Galaxy S10e vem com um leitor biométrico embutido no botão Liga/Desliga. Ambos são os melhores nas categorias que se propõem, super rápidos e seguros.

Um outro ponto que pode chamar atenção dos consumidores na hora de adquirir o Galaxy S10e ou o iPhone XR são as suas cores. Os aparelhos são os únicos em suas linhas que fogem das cores tradicionais e apostam em vermelho (no caso do iPhone XR) e amarelo (no Galaxy S10e) como destaques – é difícil escolher o mais bonito.

Tela

Outro ponto em que o Galaxy S10e se sobressai em relação ao iPhone XR é na tela. Do lado da Samsung há um tela de 5,8 polegadas, tecnologia AMOLED dinâmico e resolução Full HD+. Para fugir do polêmico notch, o S10e inaugurou o entalhe no meio da tela somente para a câmera frontal, mais conhecido como Infinity-O.

Galaxy S10e x iPhone XR: comparativo dos mais acessíveis
Reprodução das cores é melhor por aqui, já que possui suporte ao padrão HDR10+

A reprodução das imagens é excelente para um painel Full HD+, as cores são vivas e o AMOLED traz uma visualização intensa mesmo sob a luz do sol. Além disso, a tela tem suporte ao padrão HDR10+, que dá uma definição de imagem diferenciada em vídeos e conteúdos multimídia.

O iPhone XR, por sua vez, traz uma tela um pouco maior, de 6,1 polegadas, com resolução de 828 x 1792 pixels (pouco abaixo do Full HD) e tecnologia IPS LCD. Diferente do S10e, o iPhone entrega cores mais próximas da realidade e um pouco mais frias. A reprodução de cores é muito fiel e suave, porém seu brilho não é muito forte. Por ter um brilho mais potente e ter visualização melhor sob luz do sol, o Galaxy S10e leva a melhor, porém vai da escolha do usuário se prefere cores mais realistas ou mais destacadas.

Galaxy S10e x iPhone XR: comparativo dos mais acessíveis
Tela do iPhone é maior e possui tela Retina HD

Performance

Na perfomance as coisas coisas começam a equilibrar. Do lado do iPhone XR há o processador A12 Bionic, fabricado pela própria Apple em 7nm, e se divide em seis núcleos rodando até 2.5MHz. A combinação com a GPU de quatro núcleos da empresa entrega um desempenho excelente em qualquer game disponível na Apple Store e também na abertura de aplicativos pesados, graças aos 3 GB de memória RAM. Grande parte do mérito é a otimização eficiente dos apps para dispositivos iOS, fazendo com que não precise de números extraordinários para funcionar perfeitamente.

Galaxy S10e x iPhone XR: comparativo dos mais acessíveis
Processador próprio da Apple é um dos mais rápidos da atualidade

Já do lado do Galaxy S10e também há um processador de primeira linha: Snapdragon 855, da Qualcomm, ou o Exynos 9820, da Samsung, e 6 GB de RAM. Os dois processadores trazem CPU octa-core rodando até 2.8MHz, e GPUs capazes de rodarem todos os jogos disponíveis na Play Store também.

São dois dos smartphones mais rápidos da atualidade, porém em testes de benchmark, o iPhone XR se mostrou mais eficiente na inicialização de jogos e desempenho em geral. Resumindo, o usuário vai levar o que há de melhor em um smartphone hoje em dia, independente da escolha.

Galaxy S10e x iPhone XR: comparativo dos mais acessíveis
Snapdragon 855 equipa a maioria dos smartphones topo de linha do mercado

Câmeras

Temos aqui conjuntos de câmeras super competentes aos modelos mais acessíveis das linhas principais. Por causa disso, naturalmente a Samsung e a Apple reduziram o número de câmeras traseiras e frontais, porém os recursos continuam presentes e fazem um ótimo trabalho.

No Galaxy S10e, a Samsung colocou duas câmeras traseiras para diferenciar das três presentes nos irmãos maiores. A primeira tem um sensor de 12 MP com abertura variável de f/1.5-2.4, OIS e autofoco; já a segunda tem um sensor de 16 MP com lente ultra-wide e abertura de f/2.2, o que significa que ele tem um ângulo de visão maior para enquadrar mais objetos na foto. A câmera frontal é única de 10 MP e é a primeira do mundo capaz de gravar vídeos em 4K.

Galaxy S10e x iPhone XR: comparativo dos mais acessíveis
Câmeras traseiras do S10e gravam em 4K e possuem suporte ao HDR10

Nos vídeos, as câmeras traseiras são capazes de gravar em 4K a 60fps e Full HD a 240fps, todos com estabilização óptica. O S10e ainda tem um recurso de super câmera lenta, que grava vídeos em incríveis 960 quadros por segundo com resolução HD.

Os registros são mesmo bem impressionantes e a inteligência artificial ajuda na escolha da melhor configuração para o cenário. Porém, se você é mais ligado em fotografia, os modos manuais são bem completos. As cores tendem para o quente e ficam mais destacadas graças ao HDR. Tanto em condições boas de iluminação quanto ruins, as câmeras do S10e não ficam atrás dos seus irmãos mais parrudos.

Tanto o iPhone XS quanto o XS Max receberam pontuações altíssimas no DxOMark pelo o que as câmeras oferecem. Diferente dos irmãos, o iPhone XR traz somente uma câmera traseira (a traseira fica bem parecida com o iPhone 8) de 12 MP, abertura f/1.8 com OIS e autofoco. Assim como no S10e, ele consegue gravar em 4K a 60fps e Full HD a 240fps com som estéreo, e tem estabilização óptica, autofoco contínuo, HDR inteligente e Quad-LED flash.

Galaxy S10e x iPhone XR: comparativo dos mais acessíveis
Câmera única do iPhone XR produz fotos excelentes

Na parte frontal, o iPhone XR chegou com uma câmera de 7 MP e abertura f/2.2, que grava vídeos em Full HD a 60 quadros por segundo. Não vamos negar que a qualidade das câmeras do XR é impressionante, as imagens são realistas e bem detalhadas mesmo para uma única lente traseira, coisa rara atualmente. Contudo, o Galaxy S10e lida melhor em condições de luz mais desafiadoras graças a abertura menor e variável. O iPhone XR até que manda bem nos modo retrato também, mas o recurso é via software e apresenta mais falhas do que o seu concorrente.

Galaxy S10e x iPhone XR: comparativo dos mais acessíveis
Apesar de boa, câmera única do iPhone XR não bate concorrente

Bateria e extras

O Galaxy S10e foi lançado com uma bateria de 3.100mAh com carregamento rápido tanto no modo tradicional quanto no modo sem fio de 15W de potência. A conexão trazida para o modelo é o Tipo-C, recorrente nos topos de linha, além do conector para fones de ouvido de 3.5mm. O iPhone XR, por sua vez, possui apenas 2.942mAh, também com carregamento rápido de 15W. A única conexão que o smartphone possui é a Lightning, ou seja, você vai ter que escolher se carrega o celular ou escuta música.

Galaxy S10e x iPhone XR: comparativo dos mais acessíveis

Smartphones sem conector de 3.5mm é um grande problema, pois, por mais que conexões bluetooth estejam em ascensão, os mais atentos em música podem não sentir a mesma qualidade de um conector P2 padrão, por exemplo. Pelo iPhone XR não decidir incluir, o Galaxy S10e leva nesse quesito.

Em extras, o Galaxy S10e tem o certificado IP68, que o deixa protegido em água doce em até 1.5m por 30 minutos. Já o iPhone XR possui o certificado IP67, que o protege em até 1m por 30 minutos. Se tirar fotos embaixo d’água é o seu foco, vai de Galaxy S10e, porque, mesmo o iPhone XR vir com o certificado, a Apple não cobre problemas relacionados a isso.

Galaxy S10e x iPhone XR: comparativo dos mais acessíveis
Corpo é protegido pela certificação IP68 contra água e poeira

Os dois smartphones possuem Bluetooth 5.0, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/ax, dual-band, Wi-Fi Direct, e hotspot. Já nos SO, o Galaxy S10e vem com a versão mais atual do Android, o 9 Pie, e o iPhone XR traz a versão 12.3 do iOS. Mês que vem, espera-se que a Apple lance o iOS 13, durante o WWDC 19.

Preço

No fim, o preço. É aqui que muitos tiram as suas conclusões do que vale ou não a pena. O Samsung Galaxy S10e foi anunciado no Brasil por R$ 4.299,00 na versão com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, porém já pode ser encontrado no varejo por preços abaixo dos R$ 4.000,00. Já o iPhone XR, no site da Apple, está saindo por R$ 5.199,00 na versão de 64 GB. No varejo, o mesmo modelo pode ser encontrado por cerca de R$ 4.100.

Apple e Samsung já provaram ser as maiores companhias de smartphones do mundo, e seus últimos lançamentos chegaram para afirmar ainda mais isso. Porém, na relação custo x benefício, você estará levando um smartphone mais completo, superior em diversos aspectos como câmera, tela, design e extras, se for apostar no Galaxy S10e. A vantagem do iOS em relação ao Android sempre foi o seu ecossistema super seguro e mais estável. Se você estiver disposto a pagar mais só por isso, acho que já sabe a resposta.

Especificações técnicas do Apple iPhone XR

Tamanho da tela6,1 polegadas
Resolução
da tela
1792 x 828 pixels a 326 ppp
Painel da telaLiquid Retina HD (LCD)
Câmera
principal
12 MP com lente grande-angular ƒ/1.8
e Smart HDR
Câmera
frontal (selfie)
TrueDepth de 7 MP ƒ/2.2 e Smart HDR
Gravação
de vídeo
4K a 24 fps, 30 fps ou 60 fps /
1080p a 30 fps ou 60 fps /
720p a 30 fps +
Estabilização óptica + Som estéreo
SistemaiOS 12.3
ProcessadorA12 Bionic
Autenticação
Biométrica
Face ID (Reconhecimento facial)
Resistência Sim (IP67)
Memória
RAM
3 GB
Armazenamento64 GB / 128 GB / 256 GB
Capacidade
da bateria
2,942 mAh
Carregamento
sem fios
Sim
CoresAzul, Branco
Preto
Coral
Amarel
Product (RED)
PreçosR$ 5.199.00 
R$ 5499.00
R$ 5.999,00

Especificações técnicas Samsung Galaxy S10e

Tela5,8 polegadas Full HD+
AMOLED Dinâmico Flat 19:9 (438ppi)
HDR10+ com redução de luz azul
Vidro Gorilla Glass 5

ProcessadorSnapdragon 855 (EUA e algumas regiões)
Exynos 9820 (Brasil e Europa)
Memória6GB de memória RAM
Armazenamento128GB de memória
Suporte à cartão de memória de até 512GB
Câmera traseiraDuas lentes
Grande-angular: 12MP 2DP AF, f/1.5 a f/2.4 77°
Ultra-grande-angular: 16MP FF, f/2.2 123°
Zoom óptico de até 0.5x
Zoom digital de até 8x
Câmera frontalLente única de 10MP 2DP AF, f/1.9 80°
Bateria3.100mAh com carregamento rápido
Tecnologia PowerShare
Wireless Fast Charging 2.0
SOAndroid 9 Pie com One UI 
Dimensões e
Peso
69×9 x 142,2 x 7,9 mm
Sensoresacelerômetro
barômetro
sensor de impressões digitais capacitivos
giroscópio
sensor geomagnético
sensor de ambientes
sensor de proximidade
sensor de luiz RGB
Coresbranco, preto, verde, azul e amarelo
PreçoR$ 4.299,00

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: