Controle remoto solar cell da samsung

5 iniciativas sustentáveis da Samsung para gerar menos gastos

Avatar of victor pacheco
Pensando em comprar um produto da Samsung? Conheça iniciativas sustentáveis da empresa que farão com que você tenha um uso mais verde sem perder benefícios

A alta inflação e escassez de chuvas, unidos à alta demanda e pouca oferta de energia elétrica, mostrou que iniciativas sustentáveis das empresas são um diferencial importante no desenvolvimento de novos produtos. Mais do que realmente investir no simples “discurso verde”, também é importante que as fabricantes coloquem estes conceitos no dia a dia, certo?

E a Samsung mostra cinco iniciativas de como a empresa vem atuando para gerar um menor consumo de energia, água, ou até mesmo evite o descarte de materiais que levam muito tempo para se deteriorar na natureza. Confira cada um deles agora mesmo.

Controle remoto SolarCell

Introduzida durante a CES 2022, a novidade é voltada usuários de smart TVs que realmente querem deixar o uso das pilhas no passado. Como o nome indica, o carregamento deste tipo de controle remoto é feito via energia solar e os donos precisam apenas deixar o dispositivo exposto à luz solar ou iluminação ambiente.

Controle remoto solar cell da samsung
Controle remoto foi anunciado durante a CES 2022 e será enviado com Smart TVs lançados pela marca durante este ano (Imagem: Glauco Vital/Showmetech)

A Samsung ressalta que o controle que gera menos gastos pode converter sinais de rádio em energia elétrica para que mesmo que em dias em que o tempo estiver fechado, você não deixe de recarregar o modelo durante a noite. Uma entrada USB-C também está disponível para carregamento, caso seja necessário. O grande foco nesta iniciativa é deixar que os clientes deixem de comprar pilhas, material que leva de 100 a 500 anos para se decompor na natureza.

5 iniciativas sustentáveis da samsung para gerar menos gastos. Pensando em comprar um produto da samsung? Conheça iniciativas sustentáveis da empresa que farão com que você tenha um uso mais verde sem perder benefícios
Aparelho pode ser recarregado com luz solar ou frequências de rádio (Foto: Reprodução/Internet)

Outra novidade está no consumo de energia: de acordo com a empresa, o SolarCell gasta 88% menos energia em relação aos modelos tradicionais que usam baterias. Não foi informado o tempo exato da duração da bateria, mas com toda certeza podemos esperar que uma carga completa (que também é feita de forma contínua) seja mais que suficiente para que os usuários tenham menos gastos em pilhas.

O controle SolarCell está incluso nas linhas 2022 de smart TVs The Frame, Neo QLED e QLED da Samsung, e pode ser comprado avulso por R$ 229 no Submarino.

Embalagens reutilizáveis em TVs

A Samsung está investindo em formas de permitir que os usuários reutilizem o que foi enviado na caixa de seus dispositivos. Um exemplo são as caixas em que as smart TVs de 2022 então sendo enviadas, que podem virar tanto uma estante para livros, quanto uma casa para seu gato (quem é dono de felinos, sabe o quanto eles amam estes objetos). Uma página apenas para ajudar os consumidores a reaproveitaram as embalagens foi criada, não deixe de acessar.

Iniciativas sustentáveis da samsung para reaproveitar caixas de papelão
Novas embalagens de papelão podem ser transformadas em diversos objetos (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Além disso, foi anunciado pela empresa em março deste ano que as caixas de papelão das smart TVs Neo QLED 8K são 90% mais sustentáveis, além de não terem mais grampos e a tintas coloridas, que geram danos ambientais.

 luisa gimenes, gerente de produtos de home appliances da samsung brasil
 Luisa Gimenes, gerente de produtos de Home Appliances da Samsung Brasil (Foto: Divulgação/Samsung)

Uma companhia global que produz e comercializa eletrônicos de consumo a milhões de clientes não pode se dar ao luxo de lidar com o tema de forma leviana, usando-o apenas como um discurso de marketing que não traduz as práticas adotadas. Ser uma empresa sustentável hoje, mais do que nunca, é exercer um papel de liderança para disponibilizar alternativas e soluções a parceiros e clientes aos problemas que impactam nosso estilo de vida atual e representam uma ameaça às futuras gerações.

 Luisa Gimenes, gerente de produtos de Home Appliances da Samsung Brasil

App SmartThings Energy

Anunciado no relançamento do aplicativo SmartThings Home, este recurso especial é focado justamente em gerar menos gastos de energia elétrica de modelos de geladeiras, Lava e Seca e até mesmo ar condicionados. Além de ter acesso aos gastos de energia, o aplicativo permite que o usuário consiga ter um gasto mais consciente para que mesmo que não esteja em casa, ainda consiga ter aquela economia que fará total diferença no final do mês.

Smartthings energy da samsung
Seção no aplicativo SmartThings é focada em gerar menor gasto de energia elétrica (Reprodução/Internet)

A Samsung ressalta que a funcionalidade também consegue prever a conta de energia de acordo com a quantidade de produtos em uma mesma casa para que com antecedência de um mês, você possa agir para ter uma menor conta de energia elétrica do que o aplicativo informar. Outras funcionalidades do novo SmartThings Home Life foram apresentadas no começo deste mês e contamos tudo em uma matéria especial, não deixe de conferir.

AI em lava e secas

As Lava e Seca Samsung são conhecidas por oferecerem uma experiência conectada, mas a tecnologia também pode ser aproveitada para um baixo consumo de água. Por meio de tecnologia Ecobubble4, o tambor é enchido com água e sabão antes que a lavagem se inicie. Na prática, devido ao sabão ser diluído antes de entrar em contato com a roupa, uma melhor limpeza será realizada pelas Lava e Seca.

Lava e seca da samsung que gera menos gastos
Tecnologia permite uso inteligente e menor gasto de energia elétrica, assim como de produtos utilizados na lavagem (Foto: Reprodução/Internet)

Outra funcionalidade interessante é o sistema de inteligência artificial que se aprimora com o passar do uso, sempre sugerindo ciclos de lavagem de acordo com os materiais das roupas e demais itens inseridos para lavagem. Um serviço que também ajuda usuários a saberem quando o sabão, amaciantes e outros produtos estão perto de acabar está disponível em modelos lançados pela Samsung em 2022.

A tecnologia AirWash, disponível em modelos como WD17T e WD18T, permite que as roupas sejam lavadas, secadas e esterilizadas, e odores indesejados sejam anulados, em um único ciclo. O destaque fica com a eliminação de até 99,9% das bactérias e alérgenos que podem causar possíveis problemas respiratórios. Como o nome diz, não usa sabão, mas sim um sistema de ventilação para realizar a lavagem completa.

Geladeiras e ar condicionados com inversor

A começar pelos ar condicionado Wind Free, este modelo possui um gasto de energia que é 72% menor em relação aos modelos tradicionais. A Samsung também ressalta que seus modelos geram 77% de eficiência energética, além de proporcionar a temperatura ideal sem vento, por meio de duas etapas que já citamos em uma matéria sobre o aparelho que chegou foi lançado em 2017.

Geladeiras samsung com ia para gerar menos gastos
Geladeiras estão focadas em gerar menos gastos de energia elétrica ao se adaptarem uso de toda a família (Foto: Reprodução/Internet)

As geladeiras, além de possuírem recursos de inteligência artificial, também são focadas em gerar menos gastos. Podendo ser definida como uma das iniciativas mais importantes da Samsung, a empresa ressaltou em um evento no começo deste mês que seus produtos já gastavam menos energia até 2020 e que desde os anos 2000, a queda foi de 67%. Durante o ano passado, a companhia atingiu a marca de 98% de reciclagem em todos os seus produtos e até 2024, espera que este número chegue a 100%.

5 iniciativas sustentáveis da samsung para gerar menos gastos. Pensando em comprar um produto da samsung? Conheça iniciativas sustentáveis da empresa que farão com que você tenha um uso mais verde sem perder benefícios
5 iniciativas sustentáveis da Samsung para gerar menos gastos

Você tem algum eletrodoméstico da Samsung? Já percebeu os gastos menores? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Conheça as novas smart TVs 4K, 8K e soundbars que foram lançadas pela empresa no começo deste mês.

Fonte: Samsung

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados