Ipados 16 trará suporte a monitor externo para o ipad

iPadOS 16 trará suporte a monitor externo para o iPad

Avatar of carlos alberto jr
Apresentada na WWDC 2022, a iPadOS 16 se afasta do iOS e passa a se inspirar no macOS Ventura com novas funções de multitarefa

Durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) 2022, nesta segunda-feira (6), a Apple aproveitou para apresentar o iPadOS 16, a atualização do sistema operacional para seus tablets da empresa. Para deixar o iPad ainda mais próximo de notebooks, a empresa realizou uma série de mudanças na interface do novo sistema operacional com a intenção de aprimorar o recurso de multitarefas no update.

A proposta é deixar o iPadOS 16 mais próximo do macOS (sistema operacional para computadores e notebooks da Apple), enquanto se afasta do iOS (sistema operacional dos smartphones da empresa), de modo que se infiltra no mercado do notebooks, mas não sendo um concorrente direto aos MacBooks.

Antes disso, não deixe de assistir nosso resumo em vídeo sobre tudo o que foi apresentado na WWDC 2022:

iPad com monitor externo

Ipados 16 trará suporte a monitor externo para o ipad
Novo recurso permite utilizar o iPad como uma tela secundária (Imagem: Reprodução)

Se por muito tempo os iPads poderiam ser considerados bons substitutos de notebooks e desktops, agora, com a possibilidade de conectar monitores externos em resoluções de até 6K, assim como o suporte a ferramentas poderosas de produtividade do macOS, eles se tornam tão úteis e funcionais quanto máquinas mais potentes.

Ipados 16 trará suporte a monitor externo para o ipad
O Freeform pode ser útil em reuniões de trabalho ou em grupo de estudos (Imagem: Reprodução)

Um desses recursos será o Freeform, que irá permitir trabalhar de forma cooperativa com colegas pelo dispositivo. O recurso vai funcionar como uma tela em branco, em que várias pessoas poderão rabiscar e fazer anotações com a Apple Pencil. Além disso, haverá opções para incluir links, documentos, vídeos e áudios no mural.

Recursos de desktops

Ipados 16 trará suporte a monitor externo para o ipad
Recurso permitirá redimensionar e ver grupos de janelas sobrepostas na tela (Imagem: Reprodução)

Outras funções, até então, também eram exclusivas de desktops. Os iPads com chips Apple M1 terão suporte para o virtual memory swap (o qual expande a memória disponível para até 16 GB em todos os aplicativos) e ao Stage Manager nestes tablets, que permitirá redimensionar e ver grupos de janelas sobrepostas de até oito apps na tela, com suporte total para exibição externa.

Ainda focando no profissional que quer utilizar o iPad para trabalhos visuais, como edição de vídeos e fotos, a Apple também anunciou um novo recurso de cor de referência, que fornecerá cores semelhantes no display de todos os dispositivos.

Ipados 16 trará suporte a monitor externo para o ipad
Recurso fornecerá cores semelhantes no display de todos os dispositivos (Imagem: Reprodução)

Além disso, a Apple terá uma nova API (Application Programming Interface, ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos) focada em colaboração — a qual também chegará ao iOS 16 e ao macOS Ventura 13. A Apple também anunciou que o framework Metal 3 — focada para os games — chegará ao iPad com o novo sistema.

Todas essas novidades chegarão ao iPadOS ainda neste ano.

Veja também:

Se você quer saber mais novidades anunciadas pela Apple no WWDC, confira nossos outros textos, sobre o MacOS Ventura, a Apple M2 e os novos Macbook Air e Macbook Pro.

Fontes: The Verge | 2 | Apple

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados