Veja como participar da parada lgbtqia+ no metaverso

Mês do orgulho na Decentraland | Showmetech TRIO

Avatar of lucas gomes
Ainda falamos sobre a tecnologia LaMDA, do Google, que foi acusada de ter consciência própria. Confira essas e outras notícias no Showmetech TRIO!

No Showmetech TRIO da semana (13/06/2022), falaremos sobre a parada do orgulho LGBTQIA+ realizada no metaverso da Decentraland; Falaremos também sobre o fato de um empregado do Google ter sido suspenso de seus atividades após emitir uma nota questionando sobre uma das tecnologias ter consciência; e, por fim, falaremos um pouco sobre o novo conceito de aeronave da Venus Aerospace, a Stargazer.

Parada LGBTQIA+ na Decentraland

Junho é comumente marcado como sendo o mês do orgulho LGBTQIA+ e em muitos lugares no mundo temos diversas manifestações da data. Aqui no Brasil, por exemplo, temos a Parada do orgulho LGBTQIA+ em São Paulo, uma das mais movimentadas no mundo. E quando se trata de tecnologia, atualmente muitos olhos estão virados para o metaverso, o lugar virtual onde podemos nos encontrar com diversas outras pessoas com nossos avatares customizados. Claro que o orgulho LGBTQIA+ não ficou apenas no mundo físico, né?

Mês do orgulho na decentraland | showmetech trio
Durante o mês de junho ocorre a comemoração do orgulho LGBTQIA+, e para celebrar a diversidade, a plataforma Decentraland oferecerá várias atividades relacionadas ao ao longo do mês. Reprodução: Decentraland

A plataforma Decentraland, uma das maiores exploradoras do metaverso, está oferecendo um evento que acontece desde o dia 3 de junho até o dia 30 no distrito Festival Land, dentro da plataforma, para comemorar a data. Todo o local foi colorido e tem balões por toda a parte, incluindo dançarinos, um painel repleto de apresentações que serão feitas durante o mês de junho, diversas festas e muitas outras experiências voltadas para exaltar o orgulho LGBTQIA+.

Para quem quiser conferir mais de perto, há a opção Metaverse Pride 2022 na página de atividades, bem como o Pride Explorer, duas ferramentas dentro da plataforma para navegar nas novidades do evento.

Caso do Google e a IA consciente

Trabalhar no Google requer algumas habilidades específicas e também precisa seguir algumas regras um tanto quanto criteriosas. Uma delas se trata das políticas de confidencialidade que, de acordo com a empresa, o funcionário Blake Lemoine acabou violando e foi suspenso. Blake Lemoine publicou um artigo na rede social Medium com o título “Is LaMDA Sentient?”, algo como “A LaMDA é consciente?”, em tradução livre. LaMDA é uma tecnologia utilizada para melhorar a interação entre a inteligência artificial da plataforma com o usuário, apresentando melhores resultados de buscas e outros recursos.

O texto publicado por blake lemoine no medium sobre a possível consciência da inteligência artificial lamda resultou em sua suspensão. Você acredita nessa possibilidade? Reprodução: the verge
O texto publicado por Blake Lemoine no Medium sobre a possível consciência da inteligência artificial LaMDA resultou em sua suspensão. Você acredita nessa possibilidade? Reprodução: The Verge

No artigo publicado em 11 de junho, Blake Lemoine transcreveu uma entrevista que ele fez com a LaMDA, falando sobre assuntos diversos, demonstrando que ela teria desenvolvido consciência própria. O fato dele ter exposto a entrevista e posto em dúvida os princípios da tecnologia acabou resultando em sua suspensão.

Brian Gabriel, porta-voz do Google, disse que após a polêmica, que não há evidências de que a LaMDA possa ter consciência. Um time composto por diversos profissionais que incluíram eticistas e tecnólogos confirmaram que as preocupações de Blake não se sustentam. E você, acredita que a revolução das máquinas está próxima?

Stargazer, a aeronave hipersônica

Desafiar a velocidade do som é algo fascinante, mesmo após vermos vídeos em que alguns veículos já o fizeram, é sempre interessante ver o feito novamente. Pensando em realizar viagens extremamente rápidas, a startup Venus Aerospace apresentou o conceito de uma aeronave hipersônica chamada Stargazer. A proposta para a Stargazer é de que ela seja um híbrido de drone e espaçonave voando a Mach 9 (nove vezes a velocidade do som), com capacidade de realizar uma viagem global em uma hora. O veículo conseguiria realizar uma viagem a partir de uma pista de aeroporto e voaria até o início do espaço.

Mês do orgulho na decentraland | showmetech trio. Ainda falamos sobre a tecnologia lamda, do google, que foi acusada de ter consciência própria. Confira essas e outras notícias no showmetech trio!
A aeronave Stargazer, da startup Venus Aerospace Reprodução: Interesting Engineering

O conceito apresentado desta aeronave, vinda de uma mistura de drone com espaçonave hipersônica, seria capaz de levantar voo em nível subsônico em pistas convencionais de aeroporto, até ser capaz de atingir níveis hipersônicos.

Pesando mais de 68.000 quilogramas, a Stargazer consegue acomodar até 12 passageiros e, de acordo com a startup, viagens que aviões atuais fazem que levam uma boa parte do dia, seria feito em aproximadamente uma hora com este novo veículo. A Venus Aerospace ainda pretende realizar testes com drones em velocidades sub e hipersônicas também. Será que veremos estes pequenos aparelhos viajando na velocidade do som?

Veja também

Na semana passada tivemos um Showmetech TRIO especial, focado na WWDC 2022, evento anual da Apple para desenvolvedores, falando sobre as novidades referentes aos softwares da empresa. Confira!

Também tivemos a edição normal do Showmetech TRIO na semana anterior, que falou sobre os seguintes assuntos:

  • Viagem por um vídeo psicodélico;
  • Civilização desconhecida na Amazônia;
  • Robôs companheiros para idosos.

Não perca!

Fonte: NFT News, The Verge, Interesting Engineering.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados