Novo processador snapdragon 8cx gen 3

Qualcomm lança processador Snapdragon 8cx Gen 3 para PCs com Windows

Avatar of bruno martinez
Novo processador entrega ganhos em performance, recursos de inteligência artificial e segurança. Modelos pode competir de frente com chips M1 da Apple

Durante o segundo dia do Snapdragon Tech Summit 2021, a Qualcomm apresentou dois novos processadores para PCs com Windows. Ampliando sua presença que já vai além do mercado de smartphones, a empresa apresentou dois novos SoCs (system-on-chip ou sistema no chip): o primeiro deles é mais focado para PCs premium e levou o nome de Snapdragon 8cx Gen 3, que possui compatibilidade com redes 5G e alta performance sem a necessidade de uma grande infraestrutura.

O segundo SoC apresentado hoje pela Qualcomm, o Snapdragon 7c+ Gen 3, é mais focado para computadores e Chromebooks de entrada, mas isso não significa que haverá uma perda de performance. Esta é a primeira vez que veremos o 5G em uma plataforma com produtos do nível de entrada, onde os clientes investem como uma forma de conhecer a marca. Veja todos os detalhes agora mesmo.

Snapdragon 8cx Gen 3 para PCs premium

No segundo dia do Snapdragon Tech Summit 2021, que voltou a ser realizado de forma presencial no Havaí, a Qualcomm apresentou uma nova plataforma computacional focada para pessoas que precisam de performance máxima para trabalhar e se entreter.

Novo processador snapdragon 8cx gen 3
Novo processador Snapdragon 8cx Gen 3 deve estar em modelos premium já em 2022.
Foto: Qualcomm

Hoje em dia, diversos modelos estão sendo lançados com este propósito e em uma realidade que estamos cada vez mais conectados devido ao ensino e trabalho híbrido, assim como jogos online, é necessário que os computadores façam mais do que simplesmente abrir um arquivo no Word. Com foco em atender este público que possui uma série de tarefas no dia a dia, a Qualcomm apresentou o Snapdragon 8cx Gen 3. Confira detalhes e novos avanços que foram alcançados com o novo trabalho da empresa.

“O Snapdragon 8cx Gen 3 se baseia na tecnologia que transformou a indústria do PC, oferecendo experiências premium com desempenho inovador por watt, câmera e áudio imersivos com aceleração de IA aprimorada, conectividade 5G ultrarrápida e segurança de chip para nuvem sistemas sem ventilação. Com o Snapdragon 7c + Gen 3, estamos elevando o nível de entrada ao estender a computação móvel 5G aos ecossistemas.”

Miguel Nunes, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm Technologies, Inc.

Desempenho

Lançado como a primeira plataforma de PCs com cinco nanômetros em todo o mundo, a Qualcomm deseja entregar o máximo de potência sem que o gasto de energia seja alto. A empresa optou por combinar outras soluções com o desempenho da CPU Kryo e o SoC foi desenvolvido para entregar alto desempenho por vários dias. A empresa ressalta que há um ganho de 85% nos elementos geracionais, assim como um desempenho 60% maior por watt da bateria com uma plataforma x86.

Com´putador com novo processador snapdragon 8cx gen 3
Desempenho sem muita energia é foco deste novo lançamento.
Foto: Qualcomm

Na prática, será possível ter um ganho ainda maior em diversas atividades que exigem bastante do chip gráfico, como navegação na web e até mesmo edição de vídeo. O ganho de performance em relação à geração anterior chegou a 60%, decorrente de um avanço da GPU Adreno. A Qualcomm também ressalta que os usuários podem ficar dias sem precisar recarregar o computador, uma vez o o maior foco foi entregar alta performance sem a necessidade de um alto gasto de energia. Também há um ganho de performance em multi-thread que é 85% melhor do que a geração anterior.

Estrutura do novo processador da qualcomm
Modelo pode bater de frente com chips M1 que foram desenvolvidos pela Apple Foto: Qualcomm

A plataforma Snapdragon 8cx Gen 3 para PCs premium também consegue rodar jogos com resolução Full HD (a até 120 FPS), com uma otimização que permite um ganho de imagem que chega a 50% em relação aos concorrentes.

Recursos de áudio e vídeo

Uma plataforma computacional que apenas entrega ganhos de performance não será útil no dia a dia de uma pessoa que realiza videochamadas, certo? As câmeras dos computadores estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia devido ao ensino e trabalho híbrido acabar sendo a principal alternativa para que todos pudéssemos seguir trabalhando. E a plataforma Snapdragon 8cx Gen 3 possui avanços importantes em relação à geração anterior.

Notebook com novo processador da qualcomm
Recursos de áudio e vídeo foram aprimorados
Foto: Qualcomm

O primeiro deles é o início de videochamadas, que agora está 15% mais rápido, graças ao uso do ISP (Image Signal Processor, ou processador de sinal de imagem) Qualcomm Spectra. Outra novidade é o pode ser explicado como 3As:

  • Automatic Focus (Foco Automático);
  • Automatic White Balance (Balanço de branco automático);
  • Auto Exposure (Exposição automática).

Na prática, por meio da tecnologia que está na plataforma Snapdragon 8cx Gen 3, é possível que você tenha uma melhor videochamada que se adapta de acordo com a movimentação do usuário. O áudio também será aprimorado e qualquer barulho que vir a atrapalhar sua fala durante uma videochamada não será captado pelo microfone. Isso foi possível porque a nova plataforma computacional da Qualcomm possui o suporte da tecnologia Qualcomm Noise and Echo, que faz parte da Qualcomm Voice Suite. Durante o evento, também foi citado que uma tradução para outro idioma será possível em tempo real.

Fechando as inovações do novo processador, a Qualcomm garantiu que há suporte para resolução 4K em HDR, assim como a Snapdragon 8cx Gen 3 também trabalha com até 4 câmeras ao mesmo tempo. O novo processador também possui suporte para Snapdragon Sound, a funcionalidade focada em entregar um áudio sem fio sem problemas de latência, com ótima conectividade e qualidade.

Ganhos de inteligência artificial

Além de permitir que os usuários tenham uma videochamada mais assertiva devido à nova plataforma computacional conseguir identificar ruídos que evitam desfoques e barulhos indesejados, a Qualcomm ressalta que a Snapdragon 8cx Gen 3 também consegue ir mais além devido à sua otimização de energia ser essencial para trabalhos de inteligência artificial. Isso significa que empresas e profissionais podem fazer um bom uso do processador para entregar uma série de benefícios para os usuários.

Novo chip da qualcomm em cima de um notebook
Modelo é extremamente pequeno e fino / Foto: Qualcomm

Ainda falando de inteligência artificial a Qualcomm citou que a Snapdragon 8cx Gen 3 também trabalha quase 3x melhor do que a principal plataforma de IA do mercado, proporcionando um ganho de diversas possibilidades que serão exploradas quando o modelo chegar ao mercado de componentes.

Segurança importa

Com mais pessoas utilizando computadores, mais dados podem ser colocados em risco, certo? Pensando nisso, a Qualcomm confirma que sua nova plataforma computacional possui diversas camadas para evitar ataques de hackers e demais pessoas mal-intencionadas acabem tendo acesso a seus arquivos e tudo o que está salvo em um computador. A empresa também ressalta que o novo processador apresentado hoje também terá “segurança do chip para a nuvem”.

Snapdragon 8cx gen 3
Snapdragon 8cx Gen 3 em mão humana Foto: Qualcomm

Também pensada para o mercado corporativo e educacional, a Snapdragon 8cx Gen 3 conta com o suporte do Qualcimm Secure Processing Unit (unidade de processamento de segurança) que trabalha junto com o chip de segurança TPM no Windows 11 e evita ataques.

A Snapdragon 8cx  Gen 3 também  introduz a criptografia de memória em tempo de execução,  enquanto as frameworks do Zero Trust podem usar mais sensores e monitoramento de saúde da conexão para permitir a autenticação em tempo real do acesso aos recursos corporativos. 

Conectividade mais abrangente do mundo em PCs

Do que seria de nós se tudo não fosse mais conectado? Assim como no lançamento do Snapdragon 8 Gen 1 apresentado ontem, a Qualcomm também aproveitou para citar que sua nova plataforma computacional possui suporte para as redes 5G, que serão uma verdadeira revolução em nosso dia a dia a partir do ano que vem.

Devido ao novo processador não possui um modem 5G integrado, os fabricantes terão que optar por realizar uma escolha entre os modems Snapdragon  X55X62 ou X65 5G Modem-RF. A Qualcomm garante que sua nova plataforma computacional consegue atingir até 10Gbps, assim como a Qualcomm FastConnect 6900 consegue atuar para que as melhores velocidades sejam atingidas por meio do WI-Fi 6/6E.

Especificações do snapdragon 8cx gen 3
Novo processador foi apresentado em evento ao vivo no Havaí Foto: Qualcomm

Nem sempre será possível realizar o uso de uma internet Wi-Fi, certo? Para resolver este problema, a Snapdragon 8cx  Gen 3 também possui suporte da Qualcomm 4-stream Dual Band Simultaneous, sendo possível que o computador consiga facilmente alternar entre redes Wi-Fi 6/6E e conexões 5G ou 4G. Entregar esta funcionalidade foi possível devido a uma parceria com a Microsoft para o Windows 11.

A Qualcomm também ressalta que sua plataforma computacional também possui suporte para a função Always Connected, que permite que o computador fique conectado a todo o momento, mesmo durante os momentos que não está sendo utilizado.

Especificações técnicas do processador Snapdragon 8cx Gen 3

Qualcomm lança processador snapdragon 8cx gen 3 para pcs com windows. Novo processador entrega ganhos em performance, recursos de inteligência artificial e segurança. Modelos pode competir de frente com chips m1 da apple
Qualcomm lança processador Snapdragon 8cx Gen 3 para PCs com Windows
CPUKryo Octa-Core

Arquitetura de 64-bit
GPUAdreno
NPUQualcomm Hexagon

Qualcomm Sensing Hub
Memória compartilhada entre os processadores de áudio, vídeo, conexões e demais sensores
CâmeraQualcomm Spectra Image Signal Processor


Câmera: Única câmera de até 24 MP, com suporte para
até 4 câmeras simultâneas;
Captura de vídeo (30 FPS): captura de vídeo 4K HDR, 4K
Captura de vídeo Ultra HD
Captura de vídeo em câmera lenta: 720p a 480 FPS
Reprodução de vídeo: até 4K HDR a 120 fps
Suporte para codec: H.265 (HEVC), H.264 (AVC), VP9
Software de vídeo: Rec. Vídeo de gama de cores de 2020 captura, captura de vídeo de até 10 bits por cor
Litografia5 nm
ModemSnapdragon X65 5 Modem-RF System

Até 10 Gbps
5G PowerSave 2.0
Smart Transmit 2.0 Technology
Dynamic Spectrum Sharing
Wideband Envelope Tracking
AI-Enhanced Signal Boost
115 / 5000
Velocidade máxima de download: 4,4 Gbps
Largura de banda de 400 MHz (mmWave),
largura de banda de 120 MHz (sub-6 GHz)
ConexõesWi-Fi 6E, Wi-Fi 6 (802.11ax),
Bandas espectrais de Wi-Fi: 2,4 GHz, 5 GHz, 6 GHz
Configuração MIMO: 2×2 (2 fluxos)
GeolocalizaçãoBeidou, Galileo, GLONASS, GPS, QZSS, SBAS
Assisted GPS, OTDOA (LTE-based positioning)
Disponibilidade Chegará ao mercado até o fim do primeiro semestre de 2022

Snapdragon 7c+ Gen 3 para PCs e notebooks de entrada

Fechando as novidades para durante o Snapdragon Tech Summit 2021, a Qualcomm também apresentou uma opção de processador para computadores que são vendidos a um preço mais em conta: o Snapdragon 7c+ Gen 3. Apesar disso, temos inovação: esta é a primeira plataforma computacional para produtos de entrada que possui suporte para redes 5G. Veja detalhes quando os modelos com este processador chegam ao mercado.

Desempenho de GPU e CPU

Com arquitetura de 6 nanômetros e focado em entregar alta potência mesmo em produtos de entrada, a Qualcomm afirma que seu novo processador, que leva o nome Snapdragon 7c+ Gen 3, possui um ganho de performance gráfico (GPU) de 70% em relação aos modelos que estão no mercado com modelos da marca. Falando sobre a CPU, que entrega mais desempenho, a empresa ressalta que seu novo processador é 60% mais rápido.

Processador snapdragon 7c+ gen 3
Novo processador Snapdragon 7c+ Gen 3 é focado para computadores mais em conta Foto: Qualcomm

O baixo uso de energia também foi um dos principais focos da empresa na hora de desenvolver este novo chipset, onde além do ganho de performance, há um baixo gasto da bateria para que em momentos que não possui uma tomada por perto, você não seja deixado na mão.

Conectividade 5G em modelos de entrada?

Quando falamos sobre modelos de entrada, é comum pensar que os usuários terão acesso a apenas ao básico, certo? E este é inclusive o pensamento de outras marcas, que acabam excluindo algumas funções com foco em diminuir o preço para o consumidor que nunca comprou nenhum produto.

Falando especificamente sobre a Qualcomm, temos uma inovação: o processador Snapdragon 7c+ G é ó primeiro a ter suporte para redes 5G em chipsets que serão inseridos em modelos de entrada. O modem X53 5G consegue se conectar em redes 5G Sub-6 e mmWave, o que permite que downloads com velocidade de 3,7 Gbps sejam realizados.

As redes Wi-Fi não foram deixadas de lado neste processador, onde o FastConnect 6700 consegue disponibilizar Wi-Fi 6/6E que é multi-gigabit, com usuários podendo realizar downloads em até 2,9 Gbps. A Qualcomm espera que seu novo processador seja inserido em notebooks mais “básicos” e Chromebooks, que são pensados para serem levados para todos os lugares.

Melhora na inteligência artificial

Finalizando as inovações do processador Snapdragon 7c+ G, também foram citados durante o evento de hoje que será possível ter ganhos em diversas atividades por meio do uso de inteligência artificial. A Qualcomm ressalta que o modelo atingiu 6,5 TOPS de desempenho em IA. Caso você não tenha compreendido, esta é a sigla para tera operations per second, ou tera operações por segundo e basicamente, é a medida utilizada para sistemas de inteligência artificial.

Este também é um feito inédito no mercado de produtos de entrada e muitas vezes, tais recursos nem mesmo são inseridos em notebooks que são vendidos a um preço menor do que os computadores da categoria intermediária, por exemplo.

Especificações técnicas do processador Snapdragon 7c+ Gen 3

CPUKryo

Arquitetura de 64-bit
GPUAdreno
CâmeraQualcomm Spectra Image Signal Processor

Câmera tripla: até 22 MP
Câmera dupla: até 36 + 22 MP
Câmera única: até 64 MP
Captura de vídeo: captura de vídeo 4K HDR
Litografia6 nm
ModemSnapdragon X65 5 Modem-RF System

Velocidade máxima de download: 3,7 Gbps
Velocidade máxima de upload: 2,9 Gbps
Especificações do modem celular-RF: largura de banda de 400 MHz
(mmWave), largura de banda de 100 MHz (sub-6 GHz)
Tecnologias de aprimoramento de desempenho: Qualcomm
Tecnologia Smart Transmit, Qualcomm Wideband
Rastreamento de envelope, Qualcomm AI-Enhanced Signal
Aumente o ajuste de antena adaptável, Qualcomm 5G
Economia de energia
Tecnologia celular: 5G NR, Dynamic Spectrum
Compartilhamento (DSS), mmWave, sub-6 GHz, HSPA, WCDMA,
LTE incluindo suporte CBRS, CDMA 1x, EV-DO, GSM
ConexõesWi-Fi 6E, Wi-Fi 6 (802.11ax),
Bluetooth 5.2
Velocidade de pico: até 2,9 Gbps
Padrões: Wi-Fi 6E, Wi-Fi 6, Wi-Fi 5, 802.11a / b / g / n
Bandas espectrais de Wi-Fi: 2,4 GHz, 5 GHz, 6 GHz
Pico QAM: 4k QAM
Recursos de Wi-Fi: suporte a canal de 160 MHz, 4K QAM,
Operação de 6 GHz (Wi-Fi 6E), OFDMA (Uplink e
Downlink), suporte de segurança WPA3
Recursos da tecnologia Qualcomm Wi-Fi 6: MU-MIMO
(Uplink e Downlink), som 8×8
ÁudioTecnologia de áudio: codec de áudio Qualcomm Aqsti,
Amplificador de alto-falante inteligente Qualcomm Aqstic, Qualcomm
Tecnologia de áudio Aqstic
DisponibilidadeChegará ao mercado até o fim do primeiro semestre de 2022

Disponibilidade de novos processadores

Focado para PCs premium, é esperado que veremos o novo modelo de processador que leva o nome de Snapdragon 8cx Gen 3 esteja em modelos já a partir do ano que vem. Como esperado, a Qualcomm deve fazer uma parceria com empresas que desenvolvem modelos premium, como Dell, Lenovo e ASUS. Um fato é certo: o foco é para modelos que custam um pouco mais caro.

Já falando sobre o Snapdragon 7c+ Gen 3, o novo chipset poderá ser visto em Chromebooks e demais modelos que realmente possuem um preço mais baixo, seguindo o foco da Qualcomm na hora do desenvolvimento do novo chip. Durante a exibição dos novos processadores, empresas como Acer, HP, Lenovo e Microsoft foram citados como parceiros, então podemos pensar que estes fabricantes já tenham fechando uma parceria com a Qualcomm para realizar o lançamento de até o final do primeiro semestre do ano que vem. O que você achou dos novos processadores que foram apresentados durante o Snapdragon Tech Summit 2021? Diga sua opinião nos comentários!

Veja também

Confira todos os detalhes sobre o novo processador Snapdragon 8 Gen 1, que será focado para smartphones premium:

Fonte: Qualcomm

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
13
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados