Conecte-se conosco

Geral

Novo Sistema operacional do Google é anunciado – O Google Chrome OS

Google Anuncia novo sistema operacional, baseado em cloud computing, para competir com Microsoft Windows 7, Apple Snow Leopard e Linux Ubuntu. Leia mais no nosso blog.

Google anuncia oficialmente o seu novo sistema operacional: Google Chrome OS. Nã se trata de um browser para competir com Internet Explorer, Safari e Firefox. É um sistema operacional mesmo, para competir com Windows, Snow Leopard e Linux Ubuntu. O anúncio feito hoje, indica que o sistema operacional será lançado no início do segundo semestre de 2010.

google chrome - Novo Sistema operacional do Google é anunciado - O Google Chrome OS

Esse sistema, será baseado na WEB, ou seja, virá com pouquíssima utilização de memória, podendo vir acoplado com aqueles computadores mais baratos de marcas desconhecidas. O nome disso, é cloud computing, ou seja, computação na nuvem (da web). Seus arquivos ficam todos armazenados em um servidor, e você utiliza os recursos deste servidor, sem comprometer os seus. Qualquer um que acesse o cloud computing poderá então, acessar seus dados de qualquer lugar, tornando a mobilidade um fator chave de sucesso nessa empreitada.

O Sistema Operacional, cujo nome provisório é Chrome OS, utiliza o nome do browser lançado pelo Google não por mera coincidência. O Sistema será todo baseado no browser (navegador de internet ) da Google, e deve agrupar diversos programas como Orkut, Google Maps, Google Earth, Google Archives, Google Chrome Browser, Google Navigator, Google Calendar, Google Sketch Up, Google 3D Warehouse,google - Novo Sistema operacional do Google é anunciado - O Google Chrome OS

etc… Não sei se vocês perceberam, mas tudo indica que a Google chegará para atacar diretamente o pacote Windows / Office. Reparem na quantidade de programas que a Google tem desenvolvido de forma dispersa, sem agrupamento… É acho que a Microsoft deve começar a ser cutucada em breve.

Em uma análise pessoal entretanto, acredito que esse novo browser deva roubar muito mais mercado de concorrentes mais fracos, como o Linux. Isso porque como será opensource, e possui uma empresa gigantesca por trás, deve competir diretamente com o segmento. Mesmo assim, quanto mais concorrência, melhor!

por Juliano Todeschini / [email protected]

Continue lendo
Advertisement

“There was a young lady named Bright
Whose speed was far faster than light;
She set out one day
In a relative way
And returned on the previous night.”

Comentários
Subir