Review: Asus Zenfone 5 entrega tecnologia em combo foto+bateria

Zenfone 5
Novo smartphone da gigante taiwanesa é uma ótima pedida para os amantes da tecnologia, que promete cliques com bateria de longa duração.

Em um mês de tantos lançamentos e com a Black Friday, que mal passou e já está deixando saudades, talvez o lançamento do novo Zenfone 5, no dia 5 de novembro, tenha passado batido. Isso porque o celular premium da marca taiwanesa nem sempre é a primeira opção do consumidor padrão. Ser a Ovelha Negra em sua categoria é difícil, mas, o que o Zenfone deve em popularidade, entrega em inteligência tecnológica e durabilidade de bateria. Ah, a campanha “We Love Photo” de seu antecessor continua e a garantia de qualidade nos cliques continua presente.

Vendido no Brasil pelo preço sugerido de R$ 2.199,00 (algumas pesquisas constam valores ainda mais amigos, como ofertas pelo valor de R$1.900,00) o smartphone conta com configurações um tanto quanto medianas: a novidade conta com processador Snapdragon 636, câmera dupla de 12 megapixels e armazenamento de 64 GB ou 128 GB. Grande destaque fica para áudio, muito superior ao seus antecessores e o melhor até neste quesito do que seus concorrentes. É uma ótima opção para aqueles que querem uma tecnologia de ponta com preço camarada.

Pode ser Zenfone? O design

asus2 720x358 - Review: Asus Zenfone 5 entrega tecnologia em combo foto+bateria

Os primeiros teasers já indicavam, mas agora com o celular em mãos, é definitivo: o novo smartphone da Asus tem o design muito semelhante ao encontrado no iPhone. A tela infinita, o recorte na tela, e até a posição da câmera traseira é muito semelhante ao da concorrente americana. Mas verdade seja dita: o produto final é deveras elegante. O display com bordas finas, com 6,2 polegadas, resolução Full HD+ (2160 × 1080 pixels) em formato 19:9, entregando imagens com cores intensas e de brilho intenso. 

Igualmente elegante é sua parte traseira, que também remete um pouco ao conhecido design do iPhone, só que o sensor de impressões digitais, em contrapartida, fica também atrás, mais ao centro. Há a clara necessidade do uso de capinha, devido a um relevo irregular propenso à quedas, necessidade esta reconhecida pela Asus, que oferece o acessório na caixa.

O aparelho está disponível em duas cores: o já conhecido prateado e também azul, ambos em aço inoxidável.

Desempenho

asus4 720x487 - Review: Asus Zenfone 5 entrega tecnologia em combo foto+bateria

A grande surpresa fica para a velocidade do dispositivo para realizar tarefas, podendo rodar aplicativos como redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) e jogos com a mesma eficiência. Isso se deve à tecnologia Snapdragon 636 e a memória RAM de 46B.

Deixa a desejar somente o Google Assistente, que ora ou outra acaba por travar, mesmo sendo executado sem a interferência de outros aplicativos, o que pode ser problemático para aqueles que desejam, talvez, utilizar do recurso com maior frequência, ou o uso de dois aplicativos ou mais ao mesmo tempo. Há também um recurso no qual a Asus atribui como AI Boost, que tem como intuito promover agilidade no desempenho geral do aparelho, o que, quando comparado ao seu antecessor, faz pouca ou nenhuma diferença.

Cliques de qualidade

asus3 720x415 - Review: Asus Zenfone 5 entrega tecnologia em combo foto+bateria

Se existe um grande carro-chefe para esta novidade, neste caso é, de fato, a câmera dupla de 12 megapixels. Com inteligência artificial capaz de identificar cerca de 16 cenas simultaneamente para melhorar a qualidade das imagens. Com 12 megapixels e abertura de f/1.8, a câmera promove imagens ricas em detalhes e cores mais brilhantes. O segundo sensor possui resolução de 8MP e lente de ângulo aberto, promovendo assim o efeito conhecido como olho de peixe (fisheye) que deixa a imagem levemente arredondada.

O Zenfone 5 também não decepciona em ambientes pouco iluminados ou outros fatores igualmente traiçoeiros no produto final, todos os cliques mantém cores estáveis, comprometendo muito pouco o brilho ou contraste.  Algumas fotos ficam meramente granuladas, o que pode incomodar.

Bateria

asus5 - Review: Asus Zenfone 5 entrega tecnologia em combo foto+bateria

Enquanto a Asus acredita que o seu grande trunfo seja a câmera, o que podemos dizer é que, na verdade, seu grande diferencial vem da bateria de longa, longuíssima, duração. Um feito um tanto quanto louvável considerando a sua categoria. É possível passar, pelo menos, 24 horas sem se preocupar em carregar o dispositivo, dispensando o peso incomodo do carregador portátil, por exemplo. É a cartada perfeita para aqueles que desejam desempenho por longos tempo de duração.

Tudo isso é possível graças, novamente, à inteligência artificial. O Carregamento AI ajusta automaticamente a recarga de modo que evite desperdícios. É vida útil garantida de maneira geral ao componente. Um problema é que o Zenfone não é compatível com carregadores de outros dispositivos.

Mas e aí? Vale a pena?

Falar sobre o Asus Zenfone 5 não é um tópico fácil. Isso porque, desde seu lançamento, ele vem dividindo opiniões de consumidores, entusiastas e especialistas d etecnologia. Claro que a escolha de um smartphone depende, e muito, das necessidades essenciais e únicas de cada usuário, mas, de maneira geral, o aparelho da Asus se encontra no meio, não é o pior, nem o melhor. Destaque são os sensores de reconhecimento facil e digital, que são ponta de linha. Já o preço, que sempre foi um de seus grandes trunfos, aumentou consideravelmente em relação ao seu antecessor. Diferenciais como o ZenMoji ainda é muito limitado, para todos os efeitos.

É uma boa pedida para aqueles que desejam velocidade e uma câmera que não deixa na mão. Mas nada além disso.

  • 85%
    Design - 85%
  • 80%
    Desempenho - 80%
  • 90%
    Bateria - 90%
  • 89%
    Câmera - 89%
  • 85%
    Bateria - 85%
85.8%

O veredito sobre o Zenfone 5

Muitos são os fatores que podem tornar o novo smartphone da Asus o seu noo smartphone. Vale muito aquilo que lhe é mais caro.

Pros

  • Design
  • Câmera
  • Reconhecimento facil e leitor digital

Cons

  • Câmera com relevo
  • Frágil
  • Zenimojis
asus - Review: Asus Zenfone 5 entrega tecnologia em combo foto+bateria

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via