REVIEW: Dell Inspiron 13 5000, um belo notebook ultrafino com o melhor da Intel

Review: dell inspiron 13 5000
O Dell Inspiron 13 5000 é um excelente notebook para trabalho e possui uma tela perfeita para assistir filmes e séries

Em janeiro foi lançado o Dell Inspiron 13 5000, o primeiro notebook a chegar no Brasil com processadores Intel Core de 11.ª Geração Tiger Lake e as placas gráficas integradas Intel Iris Xe. O modelo aposta em um belo visual e na portabilidade, mas sem renunciar a uma performance interessante para aplicações diárias.

A Intel enviou gentilmente um exemplar do Dell Inspiron 13 5000 ao Showmetech e, depois de alguns dias de uso, eis o nosso review completo sobre o aparelho

Design

De cara o notebook da Dell impressiona, seja por conta de seu tamanho compacto ou por conta do belíssimo visual. O notebook vem na cor prata e possui a logo da Dell espelhada na parte frontal. Sua construção é feita inteiramente com alumínio e uma camada emborrachada próxima à dobra de abre e fecha da tela para apoiar o modelo na superfície.

O notebook segue a linha dos ultrafinos e é realmente um dos mais finos e portáteis modelos que este que vos escreve já teve a oportunidade de testar. O Inspiron 13 5000 possui uma tela de 13 polegadas (33 centímetros) com bordas finas, pesa cerca de 1 kg e tem as seguintes dimensões: 1,59 x 30,6 x 20,3 cm.

A carcaça do modelo é sólida e não dá aparentes sinais de fragilidade, no entanto, por ser um modelo muito fino, acredito que seja preciso um modo mais delicado por parte do consumidor na hora de manejar o aparelho. Também não foram notadas as famigeradas marcas de dedo ou suor na superfície do notebook, o que me agrada muito.

O teclado é uma grata surpresa. O formato segue o padrão ABNT2, as teclas são macias e retroiluminadas em duas intensidades, basta apertar FN + F5, a qual o usuário pode escolher um modo mais claro e outro em branco mais forte e não há a opção de mudar a coloração. Essa função é excelente para quem trabalha no escuro ou com pouca iluminação e dá um toque de elegância ao Dell Inspiron 13 5000.

  • Teclado do dell inspiron 13 5000
  • Review: dell inspiron 13 5000, um belo notebook ultrafino com o melhor da intel. O dell inspiron 13 5000 é um excelente notebook para trabalho e possui uma tela perfeita para assistir filmes e séries

O mousepad é compacto e não apresenta inovações, mas possui uma boa resposta tátil. O corpo do notebook ainda possui o botão de power inserido na área do teclado com um sensor de digitais para entrar no Windows, que funciona de modo instantâneo e não apresenta problemas. Próximo ao display há uma webcam simples de 720p, que infelizmente não possui nenhuma função de “ativar e desligar” a câmera para aumentar a privacidade do usuário.

Já em termos de conectividade, o Dell Inspiron 13 5000 possui:

  • Leitor de cartão micro SD;
  • conector de áudio p3 para fone e microfone;
  • 2x USB 3.2 Gen 1;
  • 1x USB Tipo-C;
  • conector de energia;
  • e 1x HDMI 2.0.

Fica evidente a ausência de um conector para cabo Ethernet para quem gosta de usar o notebook sempre conectado ao cabo e às vezes garantir uma conexão mais rápida.

  • Conexões do dell inspiron 13 5000
  • Conexões do dell inspiron 13 5000

A parte traseira do Dell Inspiron 13 5000 é muito simples, com apenas duas grades para dissipação de calor e dois alto-falantes nas extremidades. Essas caixas de som não são ruins, mas também não são nada de mais. O grande problema aqui fica por conta do aquecimento.

Por conta da sua construção, há apenas um dissipador na parte traseira e não nas laterais. Isso faz com que ao usar o Dell Inspiron 13 5000 no colo, haja uma grande liberação de calor inclusive em momentos de baixa intensidade por conta dos componentes internos, como assistir a uma série no Prime Video, que não demanda muita performance. Ademais, durantes os testes, é perceptível que o notebook emite ruídos mais altos por conta da sua ventilação.

Na entrega do produto foi louvável a dedicação da Intel, enviando uma bela caixa azul, uma carta para o redator, carregador e um mousepad com carregamento por indução.

  • Caixa do dell inspiron 13 5000
  • Mousepad dell inspiron 13 5000

Tela

O Dell Inspiron 13 5000 certamente está aprovado no quesito design e quando falamos da tela também não é diferente. O modelo conta com um display de 13,3 polegadas (cerca de 34 centímetros) na resolução Full HD (1920×1080 pixels) de 300 nits. O painel é do tipo WVA, muito similar à tecnologia IPS. O IPS reduz a distorção das cores através da visualização por diferentes ângulos, ou seja, aquela diferença de cores quando olhamos uma tela pelas laterais, por cima ou baixo, não acontece aqui.

Tela dell inspiron 13 5000
REVIEW: Dell Inspiron 13 5000, um belo notebook ultrafino com o melhor da Intel

É preciso clamar a qualidade da tela do Dell Inspiron 13 5000. Assistir filmes, séries e realizar edições é muito prazeroso com um display tão vibrante e calibrado como esse. O notebook mantém um excelente contraste, com cores expressivas e vivas, tons de preto acentuados e nítidos.

Sendo bem sincero, assistir minhas séries nesse notebook foi uma experiência até mais intensa do que ver pela minha TV de 32 polegadas. Embora as propostas e tecnologias sejam diferentes, isso dá um grande destaque ao modelo da Dell.

Bateria

A bateria é um dos pontos que mais me deixou dividido a respeito do Dell Inspiron 13 5000. O notebook mantém-se ligado entre 3 e 4 horas de uso um pouco mais intenso, como o normal para uma bateria de 4 células e 53 Wh. No entanto, o site oficial revela que 1 hora de carregamento leva a 80% de bateria, mas, na prática, senti que esse processo é um pouco mais demorado.

A duração da bateria não é exatamente um grande problema para mim, que sempre possuí uma tomada ao lado, mas pode ser um empecilho para quem pretende locomover muito o aparelho. É preciso ressaltar que a duração desse componente também é influenciada pelo modo de uso dos usuários, portanto, é um dado que pode variar de pessoa para pessoa.

Carregador dell inspiron 13 5000
REVIEW: Dell Inspiron 13 5000, um belo notebook ultrafino com o melhor da Intel

O carregamento do modelo é feito por um simples carregador de energia, sem grandes novidades ou firulas.

Sistema

Internamente, o grande destaque do Dell Inspiron 13 5000 é seu processador. O modelo é o primeiro notebook que chegou ao Brasil com a 11.ª Geração Intel Core Tiger Lake. A nova geração, como sempre, prometia maior autonomia e performance para as CPUs.

Cpu-z dell inspiron 13 5000

Neste caso específico, testamos o Intel Core i5-1135G7, um quad-core com 8 threads (2,4 GHz até 4,2 GHz de Boost) que se sai bem para sua proposta. O modelo possui um desempenho inferior justamente por conta do projeto do Dell Inspiron 13 5000. Notebooks ultrafinos como esse possuem processadores de baixa tensão, pois não podem aquecer tanto e consequentemente isso os inibe de alcançar resultados melhores. Entretanto, isso não quer dizer o i5-1135G7 seja ruim. Em tarefas cotidianas, o notebook se sai muito bem, sem nenhum travamento.

A geração Tiger Lake também traz uma importante adição: as placas gráficas integradas Intel Iris Xe, que prometiam maior desempenho do que quando comparado às Intel Integrated Graphics do passado. De fato essa nova GPU tem resultados interessantes, mas comentaremos a respeito desse tópico na sessão de desempenho.

Gpu-z dell inspiron 13 5000

Na parte de armazenamento, temos um singelo SSD de 256 GB, e a parte de memória RAM foi uma desagradável surpresa para mim. O modelo conta com 8 GB LPDDR4x a 4267 MHz soldada diretamente na placa-mãe e sem opção de expandir. Portanto, se você é daqueles que pensa em comprar mais um pente de 8 GB no futuro é bom repensar a sua escolha.

Armazenamento

Como já era esperado, o Dell Inspiron 13 5000 chega nessa versão com apenas 256 GB de armazenamento com um SSD PCIe NVMe M.2 e, devo confessar que esse modelo não é o mais rápido que já passou pelas minhas mãos. Se fôssemos colocar em um ranking, esse M.2 está um pouco mais lento do que outros samples, mas isso não significa que ele seja de fato ruim, apenas que há outros um pouco melhores.

No fim das contas o usuário terá carregamentos muito rápidos e não passará raiva esperando seus aplicativos abrirem ou o Windows iniciar. Em testes realizados com o BootRacer podemos perceber que o SSD dá conta do recado e oferecerá uma boa experiência.

Bootracer teste dell inspiron 13 5000
REVIEW: Dell Inspiron 13 5000, um belo notebook ultrafino com o melhor da Intel

Desempenho

O Dell Inspiron 13 5000 é excelente no uso diário, mas durante nossos testes queríamos ver como o modelo se comportava na hora de rodar alguns joguinhos. Nossas escolhas foram CSGO, Rocket League, Fortnite e Warframe. Os testes foram realizados nas resoluções HD (1280×720) e Full HD (1920×1080) em qualidade baixa.

CSGO

Csgo - testes do dell inspiron 13 5000
REVIEW: Dell Inspiron 13 5000, um belo notebook ultrafino com o melhor da Intel

Um dos mais populares shooters da atualidade também ganhou sua versão gratuita e foi parâmetro para os nossos testes. Counter-Strike: Global Offensive se saiu bem na resolução HD. O gameplay em qualidade baixa fica na casa entre 60 e 70 frames sem grandes problemas, mas se tentarmos forçar a barra e subir para o Full HD a situação ainda se mantem jogável com 40/50 quadros, porém sem a fluidez de antes.

Warframe

Warframe - testes do dell inspiron 13 5000
REVIEW: Dell Inspiron 13 5000, um belo notebook ultrafino com o melhor da Intel

Warframe é um dos mais populares games grátis do Steam e, além de sua fama, é muito reconhecido pela boa otimização nos computadores. Em nossos benchmarks o game roda de forma instável e é nesse game que vemos a primeira e principal limitação do Dell Inspiron 13 5000: pouca memória RAM e o compartilhamento entre a memória VRAM. Essa falta de memória gera travadinhas irritantes e a baixa performance do processador impulsiona o problema, o sobrecarregando.

Para ser bem sincero, “dá pra jogar”. Temos um gameplay no low em HD em 50 quadros geralmente e em Full HD na casa dos 35. Ambas as resoluções sofrem com essa problemática das memórias e não deixam a jogatina ser o melhor exemplo de fluidez.

Fortnite

Fortnite - testes do dell inspiron 13 5000
REVIEW: Dell Inspiron 13 5000, um belo notebook ultrafino com o melhor da Intel

Fortnite é o maior fenômeno da atualidade e conforme as atualizações vão surgindo vai ficando cada vez mais pesado nos PCs. O carro-chefe da Epic até que surpreende: um gameplay ainda com as travadinhas provenientes do combo RAM + CPU, mas encara HD próximo aos 60 quadros. Em Full HD essa estabilidade não é tão boa, mas baixa para cerca de uns 40 fps.

Rocket League

Rocket League simplesmente não abriu durante os nossos testes e quando abria gerava um gameplay ruim, com muitas travadas e qualidade péssima. Por conta disso nem mesmo iremos montar um gráfico como de costume.

Veredito

Veredito em jogos do dell inspiron 13 5000
REVIEW: Dell Inspiron 13 5000, um belo notebook ultrafino com o melhor da Intel

Precisamos botar as fichas na mesa: o Dell Inspiron 13 5000 não foi anunciado ou está sendo comercializado como um hardware para games. Muito pelo contrário, a Dell enfatiza que esse notebook foi feito para uso cotidiano, assistir filmes, trabalhar etc. Portanto, não podemos penalizá-lo por não rodar jogos de uma boa forma.

A Intel Iris Xe, que para mim é o grande destaque dessa 11.ª Geração, ainda não conseguiu mostrar todo seu potencial, justamente pelo desempenho limitado do processador e pela escassez de RAM, mas a primeira impressão foi positiva. Em projetos de notebooks futuros, que não sejam focados em portabilidade e possuem uma CPU com mais performance, a placa gráfica deve se sair muito melhor.

Testes sintéticos

Também realizamos alguns testes sintéticos nos principais softwares disponíveis para estressar o Intel Core i5-1135G7 e sua placa integrada. Nesses benchmarks, quanto maior a quantidade de pontos, maior é o desempenho da placa e da CPU.

3DMARK

3DMARK é uma das principais ferramentas para a realização de testes sintéticos e tangenciar a capacidade do Dell Inspiron 13 5000. O primeiro teste realizado foi o Time Spy, um benchmark que utiliza DirectX12 com funções como multi-adaptação e multi-threading com render na resolução 2560x1440p. Os testes de GPU procuram mensurar a capacidade da placa gráfica em lidar com partículas de sombras, tesselação, iluminação volumétrica etc. O teste de processador demonstra a demanda para processamento de física computacional e outras simulações.

Benchmark time spy dell inspiron 13 5000
REVIEW: Dell Inspiron 13 5000, um belo notebook ultrafino com o melhor da Intel

O segundo teste é voltado para PCs com gráficos integrados, Night Raid, e testa reflexões dinâmicas, oclusão de ambiente, efeitos de pós-processamento, tesselação, profundidade do campo de visão, geração procedural, física etc.

Benchmark night raid dell inspiron 13 5000
REVIEW: Dell Inspiron 13 5000, um belo notebook ultrafino com o melhor da Intel

PCMARK 10

PCMARK tem como grande vantagem os testes de aplicações cotidianas, como renderização de imagens vídeos, uso de navegador, reprodução de vídeos, criação de planilhas, videoconferências etc.

Pcmark 10 dell inspiron 13 5000
REVIEW: Dell Inspiron 13 5000, um belo notebook ultrafino com o melhor da Intel

Cinebench

Cinebench teste dell inspiron 13 5000
REVIEW: Dell Inspiron 13 5000, um belo notebook ultrafino com o melhor da Intel

Os testes do CINEBENCH servem para colocar o processador ou placa de vídeo em carga máxima na renderização de cenários e cenas complexas. Tivemos apenas a opção de benchmarks do processador, visto que não temos uma GPU dedicada. Os testes colocam os 4 núcleos do processador, e posteriormente apenas um núcleo principal para renderizar uma cena realista com anti-serrilhado, reflexões, iluminação, sombras e diversos outros efeitos que compõem cerca de 2000 objetos.

Preço e disponibilidade

O Dell Inspiron 13 5000 é encontrado por R$ 5.800 no Magazine Luiza e, embora por conta do preço seja algo que grande parte do público não conseguirá adquirir, ainda me surpreende por ser um lançamento recente e com novos processadores. Os fatores portabilidade e tela o colocam em uma possível competição com o finíssimo – e já analisado pelo ShowmetechGalaxy Book S (cada qual com suas particularidades, claro).

Conclusão

Review dell inspiron 13 5000
REVIEW: Dell Inspiron 13 5000, um belo notebook ultrafino com o melhor da Intel

Embora o Dell Inspiron 13 5000 não seja exatamente um primor em performance e falha ao não permitir a expansão de memórias, o notebook proporciona uma ótima experiência durante o uso diário e não vai desapontar aqueles que querem uma boa máquina para trabalhar. O conforto das teclas até a excelente tela faz com que o modelo seja ótimo para digitar e ver filmes.

Sua portabilidade e visual são outros dois pontos importantíssimos e definitivamente também elevam a nota desse aparelho. O Dell Inspiron 13 5000 se posiciona muito bem entre notebooks ultrafinos e deverá ser uma boa opção de compra por um bom tempo para aqueles que – felizmente – podem arcar com o custo.

Tabela de especificações do Dell Inspiron 13 5000

Dimensões 1,59 x 30,6 x 20,3 cm
Peso1 kg
TecladoTeclado retroiluminado + leitor de impressão digital
Tela13.3 polegadas Full HD Anti-reflexo
ProcessadorIntel Core i5-1135G7
GráficosIntel® Iris® Xe graphics
Armazenamento8GB (soldado) LPDDR4
Memória RAMSSD 256GB PCIe NVME M.2
WifiWiFi – Intel WiFi 2×2
BateriaBateria 4-Cell – 53WHr
EntradasHDMI 2.0b, 1x USB 4.0 Gen 2 Type-C™ (DP/PowerDelivery), 2x USB 4.0 Gen 1, leitor de Micro SD, 1x entrada p3
Conectividade Dell Cinema & Dell Mobile connect experience
CorPrata
MaterialTampa e Palmrest em alumínio
Abertura Hinge up (dobradiça reprojetada)
Dell Inspiron 13 5000
  • Design - 9.5/10
    9.5/10
  • Tela - 10/10
    10/10
  • Desempenho - 8/10
    8/10
  • Bateria - 7.5/10
    7.5/10
  • Custo x benefício - 7.5/10
    7.5/10
8.5/10

Dell Inspiron 13 5000

O Dell Inspiron 13 5000 não é perfeito, mas atende perfeitamente as demandas de um usuário que quer uma boa máquina portátil para trabalhar.

Pros

  • Tela de alta qualidade;
  • Teclado retroiluminado;
  • Design premium;
  • Estrutura sólida;
  • Alta portabilidade .

Cons

  • Bateria deixa a desejar;
  • Performance limitada;
  • Picos de aquecimento podem incomodar.
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário