Review: Intel SSD 660p impressiona com alta performance à baixo custo

Imagem destacada do Intel 660p
O Intel SSD 660p vem acompanhado da tecnologia QLC (Quad Level Cell), que traz performance e alta capacidade de armazenamento à baixo custo para o consumidor

O Intel SSD 660p marca a chegada no mercado prometendo baixo preço e alta capacidade de armazenamento devido a presença da tecnologia QLC (Quad Level Cell). A nova tecnologia flash promete baixo custo de produção e dispositivos com mais capacidade de armazenamento. O Intel SSD 660p ainda possui uma leitura de dados muito rápida para a categoria e impressiona à primeira vista pelo seu ótimo custo-benefício.

Mas será que ele se destaca entre os concorrentes? Recebemos o SSD em sua versão de 1 TB e você confere agora todos detalhes nesta análise.

Conexão e Tecnologia

O Intel SSD 660p tem formato M.2 2280 e interface NVMe PCI Express 3.0. A linha é a primeira a vir equipada com memórias QLC NAND de 64 camadas com PCIe x4, que conseguem armazenar 4 bits por célula.

O aumento de 33% na densidade equivale mais capacidade de armazenamento por um menor custo. O QLC da Intel permite até 1 TB de capacidade de armazenamento em um único chip. Com isso, os fabricantes de SSD podem embalar até 16 dados em um único pacote, o que significa que o QLC permite até 2 TB por pacote.

Close do Intel SSD 660p
O Intel SSD 660p tem formato M.2 2280 com 1 TB de armazenamento

A Intel evita muitos problemas de desempenho associados ao flash QLC, ajustando o firmware e usando ajustes de desempenho de tempo ocioso inteligente. O Intelligent SLC-Caching Dinâmico da Intel usa um conjunto de flash SLC rápido para melhorar o desempenho dos dados de gravação recebidos.

Performance

Durante nossos testes, o Intel SSD 660p impressionou pela performance em relação ao baixo custo. Se o intuito do usuário é consumir conteúdo multimídia, jogar, trabalhar e navegar na Internet, mas sem investir muito, o Intel SSD 660p é o produto ideal para o trabalho.

Intel SSD 660p com case de plastico
A linha é a primeira a vir equipada com memórias QLC NAND de 64 camadas

Isso tudo é permitido graças a tecnologia QLC (Quad Level Cell), que aumenta a capacidade de armazenamento em flash. Contudo, como toda tecnologia, possui um revés. O QLC possui menos velocidade de escrita comparado ao MLC (Multi Layer Cell), presente nos SSDs mais populares do mercado, como os modelos da Kingston, Sandisk e Samsung.

Em nossos testes, a velocidade de leitura chegou nos prometidos 1800 MB/s de escrita em 1100 MB/s. Essa performance é melhor que qualquer interface SATA pode reunir, mas não chega a bater de frente com a performance dos concorrentes mais caros de mesma interface NVMe PCIe, como o Samsung 970 EXO Pro.

A melhora de desempenho que o Intel SSD 660p traz é fenomenal. Jogos como Overwatch e Fortnite tiveram seu tempo de carregamento diminuído drasticamente. Problemas de carregamento de texturas e imagens que causavam lags durante a jogatina também foram solucionados, trazendo maior performance para a execução de jogos.

Close do Intel SSD 660p
A melhora desempenho que o Intel SSD 660p traz para seu PC é impressionante

O sistema operacional Windows também foi iniciado em questão de poucos segundos, pronto para abrir qualquer aplicativo instantaneamente. O upgrade em velocidade que o SSD deu para o computador foi muito satisfatório em uma máquina intermediária, equipada com um chipset Intel Core-i7 de sétima geração e 8GB de memória RAM.

Testes de benchmark

Tempo de carregamento em jogos

Tempo de carregamento do Intel SSD 660p

Em testes de benchmark para tempo de carregamento em jogos com a ferramenta de benchmark do Final Fantasy XVI Stormblood, o Intel SSD 660p obteve um tempo de carregamento parecido com outros SSDs no mercado, com 21,40 segundos. Resultados muito superiores de um HDD e dentro do tempo de SSDs com o dobro de preço, como o Intel Optane.

Taxas de transferência em MB/s

Taxa de transferência em MB's

Usamos a ferramenta DiskBench para testar a transferência de arquivos em 50 GB de dados, que inclui fotos, vídeos e documentos. O Intel SSD 660p impressiona com velocidade de 291 MB/s durante a transferência de dados. Mais uma vez, seu custo-benefício se prova superior à concorrentes mais caros do mercado e entrega resultados muito satisfatórios para sua faixa de preço.

Conclusão

O Intel 660p de 1TB obteve um desempenho sólido no uso diário e em nossos testes de benchmark. O SSD também se provou ser um dos mais eficientes em termos de energia, o que é para se levar em conta, caso seja utilizado em dispositivos móveis como notebooks.

Close do Intel SSD 660p
O SSD da Intel consegue competir com SSDs com o dobro de preço no mercado

Além de acompanhar alguns dos SSDs mais rápidos do mercado atualmente, seu preço é algo a se considerar, pois entrega alta capacidade de armazenamento aliado à uma performance muito boa para a categoria em que se encontra.

O Intel 660p 1 TB pode ser encontrado na loja oficial do Showmetech no Magazine Luiza por R$ 987,53.

Especificações técnicas do Intel SSD 660p 1 TB

Nome do produtoIntel SSD 660p 1 TB
Capacidade1.024 TB
Leitura SequencialAté 1800 MB/s
Leitura aleatóriaAté 150000 IOPS
Gravação sequencialAté 1800 MB/s
Gravação aleatória Até 220000 IOPS
Energia Ativa – 0.1 W
Ociosa – 0.040W
Peso10 gramas
InterfacePCIe NVMe 3.0 x4
Criptografia de hardware AES 256 bit
Intel SSD 660p 1TB
9/10

Intel SSD 660p impressiona com alta performance à baixo custo

O Intel SSD 660p vem acompanhado da tecnologia QLC, (Quad Level Cell) que traz performance e alta capacidade de armazenamento à baixo custo para o consumidor.

Pros

  • Taxa de transferência alta;
  • Tecnologia QLC;
  • Custo-benefício;
  • Baixo tempo de carregamento em jogos e programas.

Cons

  • Velocidade de escrita inferior em relação aos concorrentes.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: