REVIEW: Kingdom Hearts 3 (PS4) é uma aventura que mexe com seu coração

Siga seu coração e embarque em uma jornada mágica e inesquecível com Sora e seus amigos

Você já ouviu falar de Kingdom Hearts? Se você não é um dos fãs que jogaram todos os jogos dessa famosa série, certamente já deve ter visto ou lido algo sobre essa franquia que mistura personagens da Square Enix com o mundo da Disney.

Kingdom Hearts 3
No Brasil, os jogadores puderam obter uma versão exclusiva do game com steelbook durante a pré-venda.

O Showmetech teve acesso a uma cópia física de Kingdom Hearts 3 para PS4 (com um steelbook lindo e exclusivo) e, após algumas semanas de jogatina intensa, nós apresentamos a você uma análise completa desse game que promete te levar a um universo de fantasia e deixar seu coração muito mais aquecido ao final da aventura.

Siga seu coração

Kingdom Hearts sempre foi uma série conhecida por sua história complexa e cheia de reviravoltas. Quase todos os elementos narrativos que existem já foram utilizados na franquia. Viagem no tempo? Sim. Realidades alternativas? Com certeza. Por esses e outros motivos, entender o enredo que une todos os games é uma tarefa digna de um profissional.

Kingdom Hearts 3
Pronto pra lutar junto de Hércules mais uma vez?

Em Kingdom Hearts 3 o caso não é diferente. O jogo começa exatamente onde terminou o último título da série, Dream Drop Distance, lançado em 2012 para Nintendo 3DS. Reencontramos Sora tentando recuperar suas lembranças e poderes com a ajuda de Donald e Pateta enquanto Mickey e Rikku estão no mundo das trevas procurando por  Aqua.

Pode parecer um início de game muito tranquilo em termos de história até mesmo para alguém que nunca jogou nenhum dos outros títulos da série, mas a partir daí as coisas começam a se complicar.

Kingdom Hearts 3
Acredite, Olaf está tão perdido na história quanto nós estamos.

Na verdade, os roteiristas parecem ter plena consciência do quão complicada a trama é, pois o game é recheado de flashbacks para os títulos anteriores.

É evidente que Kingdom Hearts 3 tenta ser ao mesmo tempo amigável para os novos jogadores e também satisfatório para os fãs de carteirinha. O enredo do game tenta equilibrar a explicação de certos elementos com a adição de novos à essa receita maluca.

Kingdom Hearts 3
Quem nunca quis enfrentar monstros ao lado de Woody?

Uma combinação que felizmente funciona muito bem e é capaz de fazer mesmo aqueles que torciam o nariz um pouco para a série se apaixonar depois de verem os créditos rolarem pela tela.

A qualidade visual e gráfica de Kingdom Hearts 3 supera as expectativas de qualquer fã da série. Os movimentos dos personagens são fluídos e cada mundo é rico em detalhes e cores vivas.

Kingdom Hearts 3
Lutar com os heróis de Big-Hero 6 é uma das melhores partes da aventura!

Além disso, as cutscenes (pequenas cenas que fazem parte da história) do game estão mais bonitas do que nunca. A qualidade é tão excelente que, na sequência em que vemos Elsa cantar a clássica canção de Frozen. “Let it go”, fica difícil dizer se estamos jogando um game ou assistindo ao filme.

Disney, mágica e ação!

Se você se sentir um (ou muito) perdido na história de Kingdom Hearts 3, não se preocupe! Mesmo os fãs de carteirinhas da série ainda acham complicado conectar e compreender todos os pontos da trama complexa que envolve todos os games da franquia.

Kingdom Hearts 3
Combos e magias mais especiais do que nunca!

Felizmente existe o combate divertido e empolgante que sempre foi marca registrada da série para manter o jogador concentrado no confronto com cada heartless ou nobody que encontrar. E em Kingdom Hearts 3, as lutas estão mais encantadoras e acessíveis do que nunca!

Com Sora como protagonista principal, você conta com a ajuda de seus fieis companheiros Pateta e Donald para ajudar você em cada batalha. Com um sistema de personalização simples, o jogador pode escolher diferentes tipos de Keyblades para utilizar no combate. Cada arma concede à Sora e seus amigos diferentes mágicas e golpes especiais para utilizar.

Pelo poder de Zeus!!!

Porém, mesmo com tantos personagens do universo Disney para te ajudar como Rapunzel de Enrolados ou mesmo Woody e Buzz de Toy Story, Kingdom Hearts 3 ainda possui uma boa dose de desafios para o jogador.

É preciso estar atento ao nível de poder de sua Keyblade e nunca esquecer de manter seu estoque de poções regenerativas sempre em boa quantidade.

Além disso, prepare-se não apenas para explorar diferentes mundos do universo Disney, mas o espaço também! A Gummi Ship retorna ao game e com ela o jogador irá se aventurar pelo espaço sideral enquanto procura por diferentes mundos.

Kingdom Hearts 3
Até mesmo no espaço você irá se aventurar a bordo da Gummi Ship.

A nave é totalmente customizável e, quanto mais materiais diferentes você coletar e inimigos derrotar, sua nave fica mais poderosa e é possível equipar diferentes tipos de armas. Tome cuidado com os chefões especiais que existem pelo espaço, pois se sua nave não estiver bem equipada, a viagem será curta!

Pobre Mike, sempre sendo tapado nas fotos!

Junto com a adição de novos personagens da Disney para você reviver as suas clássicas histórias juntos, um novo elemento presente no game é câmera do Gummi Phone.

Com ela você pode tirar fotos e selfies durante o game, capturando momentos únicos de sua aventura. Afinal de contas, quem nunca quis tirar uma foto com Woody e Buzz, não é mesmo?

Fazer selfies definitivamente é uma das funcionalidades mais divertidas do game!

É impossível dizer qual o melhor mundo do game, pois se há um elemento que a série sempre fez com excelência é misturar a história de Sora com os contos de fadas da Disney. Cada mundo tem uma forma diferentes de cativar o jogador, seja em Monstropólis ou mesmo nos mares de Piratas do Caribe.

Una esse elemento mágico que somente a Disney é capaz de criar à excelente trilha sonora do game combinada com as músicas únicas de cada filme abordado pelo game e você tem uma experiência única, que promete tocar cada jogador de uma diferente e muito especial.

Os combos especiais incluem até mesmo a participação de personagens como Ralph.

Polindo a Keyblade

É inegável que as mecânicas de combate em Kingdom Hearts 3 evoluíram em comparação com os games anteriores. Agora, compreender e escolher a melhor forma de lutar parece mais simples do que nunca.

Kingdom Hearts 3
Todos à bordo!

Os comandos são fáceis de se aprender e, uma vez acostumado, o jogador pode montar sua estratégia e inventário para cada tipo de luta. Apesar disso, ser um portador de uma keyblade ainda tem seus problemas. Em diversos confrontos, o hit box (caixa virtual invisível que representa o local onde um inimigo pode ser atingido) parece pouco exata. Além disso, não foram poucas as vezes em que ocorria uma falha entre o comando dado a Sora pelo controle e a ação que o herói executava.

Kingdom Hearts 3
Visualmente as batalhas podem ser confusas, mas não deixam de ser empolgantes!

Kingdom Hearts sempre foi uma franquia muito conhecida pelo seu enfoque na narrativa, portanto se espera que cada game tenha uma boa dose de cutscenes. Porém, Kingdom Hearts 3 exagera nesse aspecto.

São tantas sequências de cutscenes no jogo que pode-se arriscar a dizer que você mais assiste ao game do que o joga. O elemento que mais complica esse problema é que as cutscenes parecem estar em uma velocidade lenta, como se os personagens estivessem pensando duas vezes antes de pronunciar cada fala.

Kingdom Hearts 3
Ajudaria no desenvolvimento da trama se a atuação dos personagens fosse um pouco melhor.

Está certo que as atuações da série nunca foram algo de grande qualidade artística, mas com tanto tempo de estrada, se esperava que o novo título se esforçasse mais para produzir cutscenes com interpretações convincentes.

Sabemos que o game é recomendado a partir de 10 anos, mas é consenso que a grande parte dos jogadores da franquia são adolescentes quase adultos.

Kingdom Hearts 3
Até Remy faz uma participação na aventura com mini-games culinários.

Essa é uma impressão estranha que Kingdom Hearts 3 causa. Você passa por tantos universos da Disney que contam histórias tão cativantes e profundas para vislumbrar cutscenes que muitas vezes não fazem jus a qualidade dos contos animados.

Além disso, em certos mundos fica evidente que a inserção de tais histórias e personagens da Disney serve apenas para agradar aos fãs e não acrescentar algo relevante à história ou conectar Sora e seu amigos ao mundo em que se encontra.

Kingdom Hearts 3
Altos sustos!

Em vários mundos, é como se o jogador apenas estivesse de passagem pela história em que se encontra, sem conseguir criar um laço consistente com os personagens que lá habitam. Ao final de cada etapa da aventura é inevitável o jogador se perguntar algumas vezes: “esse mundo era realmente necessário para o game?”.

Kingdom Hearts 3
Cada mundo guarda uma surpresa diferente para você.

Ainda é incerto qual será o futuro da franquia, mas quando se presta tal quantidade de fan-service ao incluir personagens tão queridos do mundo Disney nessa história maluca, os jogadores certamente esperam um polimento melhor dessa mistura criativa. Esperamos que nos próximos títulos a Square atente para esse aspecto com maior cuidado.

O poder da amizade em Kingdom Hearts 3

Kingdom Hearts 3 é um marco para essa franquia de quase 17 anos. O game reúne todos os elementos que fizeram a série um sucesso no mundo dos RPG de aventura: ação para divertir por horas, customização e personalização para todos os gostos e uma história cativante.

Kingdom Hearts 3
Amizade, acima de tudo!

Ao final de horas de aventura por mundos diferentes, conhecendo personagens marcantes da Disney e derrotando os inimigos com todo o poder da mágica do coração, Kingdom Hearts 3 ainda se mantém fiel à mensagem que a série sempre transmitiu ao seu público: o poder da amizade é a maior força desse universo e temos que protegê-lo acima de tudo.

Se você nunca experimentou se aventurar por nenhum game da franquia (como eu) ou é um fã de longa data, pegue a sua Keyblade, embarque em sua Gummi ship e parta para uma jornada que ficará para sempre marcada em seu coração.

Kingdom Hearts 3 (PS4)
  • Visual - 10/10
    10/10
  • História - 9/10
    9/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • Som - 9/10
    9/10
9/10

Kingdom Hearts 3

Talvez o melhor título até o momento na franquia, Kingdom Hearts 3 une todos as características que fizeram dessa série um sucesso de vendas e público, elevando-os a outro nível. Mesmo com alguns problemas, o coração de Sora e seus amigos bate forte nessa aventura que vai marcar suas lembranças.

Pros

  • Gameplay simples e divertido;
  • Personagens carismáticos e história envolvente;
  • Visual e estilo gráfico únicos.

Cons

  • Atraso na resposta de comandos;
  • Excesso de cutscenes.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: