REVIEW: Mario Golf Super Rush mescla a magia do Mario com o melhor do esporte

Review: mario golf super rush mescla a magia do mario com o melhor do esporte. Mario golf super rush combina tudo o que o golfe tem de bom e traz também o melhor dos poderes especiais do universo do mario em uma boa mistura
Mario Golf Super Rush combina tudo o que o golfe tem de bom e traz também o melhor dos poderes especiais do universo do Mario em uma boa mistura

Pode se afirmar com tranquilidade que o Mario é o personagem mais versátil da história do mundo dos games. De vez em quando ele se junta com uns amigos para umas corridas de kart, como em Mario Kart 8 Deluxe, ou então para bater uma bolinha, como Mario Tennis Aces, ou então para disputar as Olímpiadas com o Sonic. Mas a bola da vez, com perdão do trocadilho, é Mario Golf Super Rush.

Bola no buraco

O grande objetivo do golfe é dar o menor número possível de tacadas e colocar a bola no buraco. Obviamente que quando colocamos o universo de Super Mario na jogada, tudo ganha contornos mágicos e, com toda certeza, absurdos. Há muitos elementos dos diversos mundos do Mario, como bolas de fogo, bonecos que arremessam bolas de neve que atrapalham os jogadores, Chain Chomps (criaturas feitas de uma bola de ferro que agem como um cachorro) e muitos outros.

Mario Golf Super Rush é basicamente o jogo normal de golfe, mas com esses toques do universo do Mario. O jogador precisa ficar de olho na direção e na força do vento, qual taco está sendo utilizado, se ele vai mais perto ou mais longe do ponto de interesse, de possíveis obstáculos e tudo o mais. 

Uma das pistas de mario golf super rush
Derrubar a bola na água gera uma punição, então é sempre bom tentar se manter o mais distante possível dela. Ah, a areia também não é um local muito agradável, mas pelo menos não gera nenhuma punição.

O jogo possui basicamente três modos. No primeiro, o Standard, é o modo comum do Golfe, onde cada personagem joga na sua vez e tem o objetivo de passar pelos 18 buracos com o menor número de tacadas possível, e aquele que tiver menos no final ganha. O segundo é o Speed Golf, que consiste em até 4 jogadores ao mesmo tempo e o objetivo é usar o menor número possível de tacadas e também ser o mais rápido. Por fim, há o Battle Golf, um modo onde o grande objetivo é capturar três bandeiras, isso enquanto tudo atrapalha os participantes.

Todos eles são divertidos à sua maneira, mas confesso que o modo comum foi o que mais me agradou, já que eu podia analisar o mapa e ver melhor o que iria fazer. Não quero dizer com isso que os outros são chatos, muito pelo contrário, eles são bons, mas pro meu gosto pessoal, o golfe comum é o que me deixou mais feliz em jogar. 

De amador à salvador do… mundo?

Há no total 6 mapas disponíveis em Mario Golf Super Rush, porém, para serem acessados, é necessário completar o modo história presente no game. Durante a aventura nós controlamos o nosso personagem Mii registrado no console, ou seja, pode ter a face que desejarmos. Nosso pequeno amigo começa como um amador recém-chegado que vai aprender as suas primeiras tacadas com outros três competidores, o Boo, Charging’ Chuck e Toadette

O começo, confesso, me pareceu bastante promissor, já que criamos rivalidade com eles e podemos vagar livremente pelas cidades que antecedem os campos de golfe, mas passando a primeira parte, isso tudo é jogado às favas. Tudo vira uma questão de jogar um circuito de treino e depois o circuito completo. E do nada começam a aparecer uns poderes especiais, lutas contra chefes entre outras coisas.

Imagem com os 16 personagens disponíveis no game.
Todos os personagens disponíveis em Mario Golf Super Rush. Cada um deles possui características especiais que podem te ajudar durante as partidas.

Fora a parte de jogar, o resto parece que foi colocado ali somente para acrescentar um senso de evolução para o jogador. Mas poderia ter sido muito melhor desenvolvido. A parte dos rivais era bacana, mas poxa, deixaram passar muito rápido. Não evoluíram nada, esqueceram tão rápido quanto apresentaram eles. E os vilões? Bom, surgiram e sumiram tão rápido quanto.

Uma das coisas mais bizarras do jogo na minha opinião foi perder atributos. Há no game um total de 5 atributos: força, energia, velocidade, controle e curva. Ao subir de nível, ganhamos pontos que podem ser distribuídos livremente, mas em alguns momentos, ao colocar um ponto em velocidade, perdemos um ponto em controle, ou vice-versa. Essa foi uma das coisas mais bizarras que já vi até hoje. 

Bate e corre!

A aventura inteira é praticamente toda jogada no modo Speed Golf e algumas fases no modo Standard. A ideia é basicamente ir passando pelos mapas e assim os liberando para o modo multijogador. Cada um dos mapas tem suas próprias características, como tempestades de raio que atingem o jogador se ele passar de determinado limite, ou então de nuvens que sopram vento, ou gelo, e por aí vai.

Para se obter novos tacos, devemos utilizar as clássicas moedas dos jogos do Mario e assim comprar novos equipamentos e roupas. Cada um deles pode atingir uma determinada distância, e possuem diversas funções, como aqueles usados na areia, por exemplo. Alguns tacos tem funções especiais, como fazer com que a bolinha seja capaz de “pingar” na água, ou de encobrir, entre outros. As roupas também trazem vantagens, muitas das vezes para o mapa atual, seja diminuindo o efeito do raio, entre outros. 

Imagem do mario dando uma tacada.
As linhas azuis apontam quando há uma elevação no relevo, e as vermelhas um declive, então é sempre bom tentar evitar ficar em situações que possam atrapalhar sua tacada.

No mais, resta bater na bolinha, colocar na caçapa e correr pro abraço. há dois modos de jogo, um de movimento, usando os joy-con e o de botões. Particularmente eu prefiro os botões, então tudo o que eu disser aqui será voltado para ele. 

Mario Golf Super Rush pode ser simples, mas também complicado. Para acertar a bola, precisamos apertar o botão pelo menos duas vezes: uma para indicar a força e a segunda mostrará a trajetória da bola. Quando a bolinha está posicionada na grama curta, chamada de green, ela terá apenas uma pequena variação para a esquerda ou direita, caso erre, mas em terrenos mais complicados, como a areia, ou em barrancos, essa variação pode ser maior, o que afeta diretamente a qualidade da tacada. Resumindo, tente manter a bola na grama curta sempre que possível. 

No Speed Golf nós podemos usar uma corrida especial que pode atrapalhar e derrubar os adversários, nos dando preciosos segundos, além disso, esse movimento derruba todas as moedas que ele carrega. Outra coisa que pode ser feita é usar elementos do mapa para atrapalhar os oponentes, como exemplo temos bombas que estão espalhadas em alguns cenários. Elas podem ser arremessadas nos adversários e também os derrubam e tiram suas moedas, além de jogar a bolinha deles longe. 

Mario Golf Super Rush

A nova aventura esportiva do Super Mario está longe de ser perfeita, mas é bastante divertida. O jogo possui um total de 16 personagens icônicos da franquia, mas infelizmente eles não adicionaram meu amado Koopa Troopa (a tartaruguinha verde), mas espero que o façam em breve, já que a Nintendo e a Camelot (desenvolvedora do jogo) prometeram amplo lançamento de conteúdo no futuro. 

Se a sua ideia é se divertir e dar risada com os amigos, Mario Golf Super Rush é a sua pedida. Ele é bem fácil de se aprender e alguns buracos são bastante desafiadores, o que fará com que os jogadores se desafiem várias e várias vezes. O modo história poderia ser mais bem desenvolvido, mas ainda assim cumpre sua função. No geral, o game é mais um bom acerto da Nintendo e espero que, no futuro, eles tragam Mario Strikers novamente.

Para ver outras análises de jogos, como o de Super Mario 3D World + Bowser’s Fury e ficar por dentro de tudo do universo da tecnologia, fique ligado aqui no Showmetech.

Veja mais

A análise foi realizada com uma cópia enviada diretamente pela produtora.

Mario Golf Super Rush
  • Gráficos - 9/10
    9/10
  • Jogabilidade - 9/10
    9/10
  • História - 6/10
    6/10
  • Som - 8/10
    8/10
8/10

Mario Golf Super Rush

Com uma jogabilidade de fácil aprendizado e um modo história que ensina bem as técnicas do jogo, Mario Golf Super Rush é uma boa pedida para aquela reunião divertida com os amigos. 

Pros

  • Fácil de aprender
  • Visual extremamente bonito
  • Bastante divertido

Cons

  • O modo história poderia ser mais bem desenvolvido.
  • Poucos mapas
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário