Sem dúvidas, 2013 é um ano de mudança na Sony Mobile. A empresa japonesa reformulou sua estratégia e veio com tudo para brigar com as fabricantes consolidadas no mercado de smartphones. Até o momento tem se destacado e apresentou uma série de novos aparelhos modernos e com design diferenciado. O Xperia ZQ, lançado no Brasil em abril, foi um sucesso de vendas, indicando que a empresa está no caminho certo.
A atual aposta da Sony é o novíssimo Xperia Z1. Lançado mundialmente em setembro, o top de linha possui algumas das tecnologias mais avançadas disponíveis no mercado.
O Showmetech teve a oportunidade de testa-lo e contará neste review como o aparelho se saiu no nosso período de testes.
Resumo
Pontos Positivos | Pontos Negativos |
Design e acabamento | Grande e pesado |
Resolução e nitidez da tela | Tela não aproveita dimensões do aparelho |
Câmera de 20,7 MP | Software da câmera |
Resistente a água e poeira | Bateria não removível |
Botão dedicado pra fotos | Tempo de processamento das fotos |
TV Digital |
Layout e acabamento
“Nossa! Que aparelho bonito!” foi a primeira coisa que pensei ao abrir a caixa do Xperia Z1. Ele é formado quase que completamente por vidro, possuindo alumínio apenas nas laterais. Mesmo assim, a impressão que se tem é de um aparelho muito resistente. Com 170g e dimensões de 144 x 74 x 8.5 mm, o smartphone é um pouco maior e mais pesado que seus concorrentes. Isso é devido ao fato de ter uma câmera de 20,7 MP e ser o único com suporte a TV digital e a prova d’água.
Por ser um aparelho resistente à água, o Xperia Z1 não possui nenhuma abertura, com exceção da entrada para fone de ouvidos na parte superior. Ele conta com três tampas: uma para o SIM card (lado esquerdo), uma para o cartão de memória micro SD e uma para a entrada micro USB (ambas do lado direto). Todas são muito discretas e fáceis de serem abertas.
Na lateral direita do aparelho encontra-se o botão Power ao centro, seguindo o padrão da linha. Abaixo dele, há o botão de volume e o botão dedicado para fotos. Na parte de cima fica a entrada do micro SIM, que é um pouco chata de se manusear.
Na lateral esquerda existem as entradas para micro SD e micro USB, em uma posição que não atrapalha o uso durante o carregamento. Um pouco abaixo, há a abertura para conexão com dock. Por foto achei que seria feia ou que incomodasse/machucasse a mão, mas me enganei. Ela é bonita e bem acabada.
A parte de baixo é praticamente toda tomada pelo alto-falante. Confesso que me irritei um pouco quando minha mão tampava a saída e o som ficava abafado, mas esse problema é facilmente resolvido segurando o aparelho com a outra mão.
A traseira do Xperia Z1 possui a câmera de 20.7 megapixels, flash e as inscrições: NFC, Sony e Xperia.
Display
O display do Xperia Z1 é TFT LCD de 5″. As dimensões do aparelho são mal aproveitadas, já que é maior que o Xperia ZQ, por exemplo, e a tela é do mesmo tamanho. Sua resolução é 1080 x 1920 pixels com densidade de 441 ppi. A Sony ainda implementou as tecnologias Triluminos e X-Reality Engine, que garantem mais nitidez e brilho.
A tela é realmente muito bonita e possui cores fortes. Ajustando-se o brilho no nível máximo, percebi que ela é ainda mais clara que o display do Xperia ZQ. Assim como no ZQ, a tela do Xperia Z1 é facilmente visualizada em condições de muita luz.
Felizmente, o problema de visualização da tela em alguns ângulos que existe no ZQ foram corrigidos no Xperia Z1.
Velocidade e desempenho
O conjunto processador Snapdragon 800 Quad-core 2.2 GHz Krait 400 com GPU Adreno 330 é impressionante. Durante todo o período de testes não tive problema algum de lag ou travamento. E confesso que voltar ao Xperia ZQ foi como usar um Pentium II nos dias de hoje. Uma diferença sem explicação.
Veja os testes de benchmark mostrando a perfomance do Xperia Z1.
Interface do usuário
A interface do usuário (user interface) da Sony é bonita e prática, porém duas coisas me incomodaram. Na home, os pontos que indicam as páginas ocupam muito espaço na tela e eu não consegui retirá-los. Além disso, não é possível fazer scroll infinito das telas. São pequenos detalhes, mas que fazem a diferença no resultado final.
O dock e a barra de notificação são semi-transparentes e dão a sensação que a tela é melhor aproveitada. Os “small apps”, marca registrada em toda a linha Xperia, também marcam presença no Z1. Com eles é possível usar alguns aplicativos por cima do que está sendo mostrado na tela, deixando algumas operações mais fáceis e práticas.
A “gaveta” de aplicativos também é semi-transparente e não possui scroll infinito. Porém, estando na primeira página, ao deslizar a tela para a direita, surge um menu à esquerda com opções de configuração de aplicativos (organizar, desinstalar e favoritos) e fácil acesso às lojas Play Store e Sony Select (seleção de aplicativos da Sony).
O teclado padrão da Sony é excelente. Eu, que amo o Swiftkey incondicionalmente e já declarei todo meu amor por ele aqui, não senti falta e me adaptei ao teclado da Sony facilmente. Isso porque, assim como o Swiftkey, você dá acesso de leitura do seu email e redes sociais, possibilitando que seja criado seu próprio dicionário. Assim, a predição de palavras e o corretor se tornam ferramentas que auxiliam de verdade na digitação.
A única coisa que detestei na UI é a informação da rede na barra de notificação. Não sei se a culpa é da Sony, da operadora ou da Anatel. O que sei é que isso é irritante, pois não é possível retirá-la e o tempo todo você acha que tem uma notificação e não tem.
[Update 27/11/13] Este tutorial ensina como retirar a notificação. É rápido e fácil.Resistência
O grande diferencial do Xperia Z1 são os padrões de resistência IP55 e IP58. Eles indicam que o aparelho pode ficar submerso por até 30min a 1,5m de profundidade e a poeira não atrapalhará o funcionamento dos componentes internos.
Tirar foto na piscina e conversar no whatsapp no banho não tem preço. Porém, é importante lembrar que o toque não funciona se a tela tiver muito molhada e os padrões não garantem resistência à água salgada. Ou seja, nada de levar o Z1 pro mar.
Os mais desastrados imediatamente pensam o que aconteceria caso o aparelho formado todo de vidro caísse no chão. Por isso, o pessoal do Android Authority fez o teste de queda e o resultado pode ser visto no vídeo abaixo.
Apesar de ter resistido muito bem às quedas, o smartphone parou de funcionar, o que é uma pena. :/
Câmera
Equipado com sensor Exmor RS™ de 1/2.3”, a câmera traseira do Xperia Z1 possui 20.7 MP e flash de led. A qualidade das fotos é muito boa, porém não é excelente. Mesmo assim, durante o período de testes, por diversas vezes amigos meus (proprietários de Galaxy S4 e iPhone) pediram o Z1 para tirar fotos, pois o resultado era melhor.
Em condições com boa luminosidade, a câmera faz um excelente trabalho. Porém quando a iluminação não está favorável, a câmera pode não produzir fotos com boa qualidade mesmo utilizando flash ou HDR. Para não alterar a resolução das fotos, postei algumas (poucas) no Skydrive.
A câmera do Z1 inicia-se surpreendentemente rápido ao pressionar e segurar o botão dedicado a ela. Mas o tempo de processamento da foto após ter sido tirada é alto e, mesmo existindo o recurso que permite tirar várias fotos, às vezes queremos tirar duas e esses poucos segundos podem ser decisivos.
Outro ponto negativo é o modo automático (superior auto), que não faz as melhores escolhas e, na maioria das vezes, para se ter uma boa foto o ideal é fazer a configuração manual de acordo com o ambiente, luminosidade, etc. Porém, para acessar os ajustes são necessários aproximadamente 4 toques enquanto no ZQ apenas dois eram necessários para a mesma função.
O software de câmera do Xperia Z1 possui algumas funções interessantes como efeitos de realidade aumentada para fotos e vídeos, a possibilidade de compartilhar vídeos em tempo real no Facebook e um aplicativo que dá informações sobre lugares/objetos que forem fotografados.
A câmera frontal é de 2 MP e fica localizada na parte de cima do aparelho. Parece que a Sony desistiu de manter embaixo como no ZQ (ainda bem!).
Armazenamento
O Xperia Z1 possui armazenamento interno de 16 GB (11,79 GB disponíveis para o usuário) e suporte a microSD até 64 GB. Assim como outros Androids com versão 4.0+, não é possível transferir apps para o cartão de memória.
Ligação e conexões
As ligações passam pelo Xperia Z1 normalmente, sem atraso, com voz nítida e volume excelente. Aliás, o aplicativo de agenda telefônica ficou muito bonito. Dá até vontade de fazer mais ligações (ok, sem exagero).
O smartphone possui conexão Bluetooth 4.0 e NFC, mas infelizmente não possui infravermelho.
Um problema que existia no Xperia ZQ e foi corrigido é a “sensibilidade das antenas”. É notável a melhora na recepção dos sinais wi-fi e das redes das operadoras. O handover (troca) entre as tecnologias (4G e 3G, principalmente) é consideravelmente mais rápido.
O Xperia Z1 também tem suporte a TV digital, o que pra mim é uma grande bobagem. Mas a recepção é boa e a imagem também, mas isso depende muito da localidade.
Bateria
A bateria do Xperia Z1 é de Li-Ion com capacidade de 3000 mAh não removível. Isso significa que consegui até 14hrs de autonomia com brilho baixo, wi-fi, 4G e Bluetooth (sincronizando com o Smartwatch 2) ligados o tempo todo.
No meu uso, notei que a tela é a grande vilã da bateria. Nos testes que fiz com brilho total, consegui no máximo 8 horas de autonomia nas mesmas condições acima.
Junto com o Z1 recebemos o carregador portátil (CP-F5) com capacidade de 5000 mAh (vendidos separadamente). Confesso que foi amor à primeira vista. Com ele, consegui usar o smartphone sem medo, pois a carga é muito rápida. E o melhor é que ele pode ser usado para carregar qualquer aparelho que se conecte via porta USB (iPhones inclusive). O único defeito é não possuir um indicativo de nível de bateria, mas mesmo assim consegui dar quase duas cargas completas no Z1 sem precisar recarregá-lo.
Preço e disponibilidade
O Xperia Z1 pode ser encontrado na cor preta (no exterior também nas cores branco e roxo) na loja online da Sony, em lojas do varejo e lojas de operadoras. O valor sugerido é R$ 2.399,00, mas pode variar de acordo com promoções.
O carregador portátil pode ser encontrado na loja online da Sony por R$ 259,00.
|
Sony Xperia Z1 |
Conclusão
O Xperia Z1 é uma excelente opção de smartphone hi-end (top de linha). Apesar de seu preço ser acima dos seus concorrentes Galaxy S4 e LG G2, o belo design aliado a um excelente hardware colocam-no na lista entre um dos principais aparelhos da categoria.
O diferencial da Sony está justamente na resistência e qualidade dos materiais utilizados no aparelho. Se você, como eu, valoriza aparelhos com acabamento premium, o Xperia Z1 foi feito especialmente para atender suas necessidades.
Especificações completas:
Xperia Z1 (C6943) | |
REDES | 2G, 3G, 4G/LTE |
SIM | Micro-SIM |
DIMENSÕES | 144 x 74 x 8.5 mm |
PESO | 170g |
DURABILIDADE | IP55/58, resistente à poeira e água |
TELA | 5 polegadas TFT LCD, com 16 milhões de cores, Triluminos, X-Reality Engine |
PROTEÇÃO | Vidro resistente à riscos, película protetora |
ARMAZENAMENTO | 16GB interno e suporte a microSD até 64GB |
MEMÓRIA RAM | 2 GB |
CONECTIVIDADE | Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Wi-Fi Direct, DLNA, Wi-Fi hotspot, Bluetooth v4.0 com A2DP, ANT+, NFC, entrada microUSB v2.0 (MHL), USB On-the-go |
RÁDIO | Stereo FM radio com RDS |
CÂMERAS | Primária: 20.7 MP, autofocus, LED flash, sensor 1/2.3”, geo-tagging, vídeo [email protected]; Secundária: 2 MP, [email protected] |
SISTEMA OPERACIONAL | Android OS, v4.2 (Jelly Bean) |
CHIPSET | Qualcomm MSM8974 Snapdragon 800 |
CPU | Quad-core 2.2 GHz, Krait 400 |
GPU | Adreno 330 |
CORES | Preto, Branco (ainda não disponível) |
BATERIA | Li-Ion 3000 mAh |
Que interface feia. Primeira coisa que eu iria fazer seria instalar Cyanogenmod no Z1.
Launcher existe pra isso jovem, rootear e instalar Cyanogenmod por causa da launcher é a maior besteira que já vi!
E ela acompanha o design do aparelho… Quer festival de cores é só ir pra Sambug ou LG! Huahauha
Sambug kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri muito aqui. O Lg tinha que chamar LbuG também, só trava…
Aparelho lindo, com interface maravilhosa! Uso a linha Xperia desde o X10 mini e recomendo! Atualmente estou com o ZQ.
Concordo e posso dizer que é sim tudo isso e mais um pouco rsssss
Para remover a operadora da barra, vá em configurações, aplicações, todos.
Encontre “Info de célula” e desabilite “mostrar notificações”.
Para mim funcionou.
A tela é muito ruim: não é “gorila glass” (risca com muita facilidade) e “desvanece” quando variamos o ângulo de visão. Fotos em baixa luminosidade são bastante deficientes! Vou esperar o Z2 !
Não é Gorilla, mas é DragonTail. E os aparelhos da Sony vem com uma película pré aplicada. Elas que riscam facilmente, mas a tela em si não…
Muito pelo contrário, o Z1 é muito resistente e acho que antes de postar críticas deve-se ler para não cair em contradições com a verdade, tenho um Z1 branco com kit kat 4.4 e estou muito satisfeito. Veja a matéria no link: https://www.tecmundo.com.br/xperia-z1/45265-teste-de-queda-do-sony-xperia-z1-e-surpreendente-video-.htm
Agora se o mesmo teste fosse feito com esses telefones de plástico ai ai ai hein…
A diferença do Z1 para o Z2 “basicamente” se resume ao fato dele filmar em 4K..
Display IPS e de 5,2″, e mais alguns recursinhos possíveis devido ao Snap 801 como menciono, 4k.
Primeiro que Gorilla Glass é apenas marca, muito frágil a quedas por sinal.
Segundo que fotos em baixa luminosidade são sempre deficientes, até nas máquinas digitais básicas….
Tenho um Z1 e gostei dele desde quando botei os olhos nele e um super aparelho,mas para mim o grande problema e transferi os apps para o SD gostaria de saber se alguém tem uma dica de como resolver esse problema ? .Vlw
”Armazenamento
O Xperia Z1 possui armazenamento interno de 16 GB (11,79 GB disponíveis para o usuário) e suporte a microSD até 64 GB. Assim como outros Androids com versão 4.0+, não é possível transferir apps para o cartão de memória.”
Cara discordo de você pois tenho um S4 e consigo mover qualquer app para o sd tranquilo, desde que não seja app da raiz do sistema. Observe S4 no Android 4.3, Mais valeu por responder.
Claro que pode ué, a Sambug não liga para travamentos mesmo!
Só será possível se você fizer o root..
Através do root você conseguirá transferir aplicativos para o SD..
Negativo. Meu aparelho esta com root e mesmo assim não encontrei nenhum app que conseguisse remover os apps para o SD, todos falharam. Esta é uma modificação no Android feita pela Sony.
Gostaria de saber se ele é realmente ruim pra segurar com uma ó mão! Estou realmente a fim de comprar esse smartphone
Como isso é algo que depende muito de usuário para usuário, pra mim, está acima do tamanho aceitável, já não acho o S4 (que tenho) confortável, um colega de trabalho tem o Z1 e eu não compraria, muito grande para o meu gosto. Recomendo que você vá em um loja e faça o teste.
Obrigado pela resposta, e pelo conselho !
Porém o Z1 Mini vai sair, ele tem o mesmo hardware, só muda o tamanho e a resolução da tela, que passa pra 4.3” e a tela fica em 720p.
Francisco, consegui segurar com uma mão perfeitamente, mas como o Zaratin falou é questão de costume. Então vale a pena dar uma passada em alguma loja para testar, lembrando que no começo pode parecer mto grande, mas vc vai se acostumando com ele. =]
É realmente é uma questão de costume,e tb a tendencia é smarthphones com a tela grande !!!
Consigo usar o meu com uma das mão tranquilo pode ser difícil pra vc caso você tenha uma mão de criança…
O cel é excelente… rápido, sem frescura, sem lag, bom, bom, bom…!!! Nao é grande (para quem já teve Gnote e Gnote 2, mas para quem vem de “Aí-fone”, qualquer um que seja, natural que sim), para mim é o tamanho certo. Estou satisfeito, gostei…! Preço [e o de smart top, não destoa de outros da mesma faixa…!
e as foto? comprei o moto g e as fotos noturnas me decepcionaram, no z1 é igual?
Depende da sorte. Como tem muito armazenamento eu meto bala e tiro uma atrás das outras. Mas é meio complexo te responder isso, já que são muitas variáveis… De escuridão total e pouca luz, distancia e incidência de outros flashs.
Como o flash dele é meio ridiculo, se estiver longe ou usar ele as coisas tendem a ser decepcionantes sim!
Ao meu ver não, muito mal aproveitado. O G2 é pouco menor com um display de 5,2″… Mas em compensação é frágil como um copo de vidro.
é interessante essas avaliações, só que tem um porém, cadê os acessórios?, cadê o fone de ouvido? queria ver os acessórios sendo avaliados, nada mais justo tendo em mente que você não compra apenas um telefone solto na caixa, os acessórios compõem o produto final também.
Guii, em termos de acessórios, esqueça… Não vem nada, acredite, nem mesmo fone de ouvido comum. Celular, carregador, cabo de dados USB (que é o mesmo do carregador) e manuais… e só.
Comprei o meu ontem e veio com fone de ouvido e antena de tv digital.
COMPREI O MEU NO SABADO E VEIO COMPLETO.
O meu tbm veio completo, e por sinal gostei muito do fone!
como faço para comprar o fone e carregador originais?…alguém me ajude por favor…não estou conseguindo achar..
Opa.. Comprei um Z1 branco e veio com fones de ouvido na cor branca, antena de tv.. acho que a caixa desse foi violada kkkkkkkkkkk
Guii, o que o Leon falo é verdade. Na caixa, além do Z1 só veio o manual e cabo USB + tomada.
Vem fone de ouvido (Ótima qualidade), antena de Tv (Um cabinho preto que encaixa o fone), um USB de uns 40cm e o carregador.
Mas geralmente nos reviews eles não mandam todos os acessórios e obviamente os canais não vão comprar por fora para fazer reviews deles né!
Claro que da pra tirar essa barra de operadora, é só vc desativar o aplicativo em Aplicativos ‘-‘ tempestade num copo de agua hein
Ótimo post!!! E o bicho é foda mesmo… Tenho um C6943 e não vi nada igual até hoje e olhem que já tive quase tudo da Samsung, LG e outros por aí!!! Igual a Sony em SmartPhones só mesmo a Nokia que também comprei e gostei do 1020 que tem a melhor câmera phone do mundo junto ao Z1 que é sem sombra de duvidas o melhor que existe…
olá,vc tem um c6943,me diz uma coisa,qual a mA de entrada e saída,e qual o output dele (fonte do carregador)
comprei um sony xperia a prova d’agua me decepcionei entrou agua
OI, COMPREI O MEU FAZ UNS CINCO DIAS, E POR UM DESCUIDO -ESTAVA CARREGANDO O CELULAR E ESQUECI DEPOIS QUE CARREGOU E FUI PRA PSCINA E ENTROU AGUA DENTRO DELE, E PAROU DE FUNCIONAR, ALGUEM ME DA UMA LUZ DO QUE EU FAÇO AGORA.
É REALMENTE vejo varios relatos nao como o meu maisde muitos que entrou agua, e a garantia negou o reparo do aparelho , entrei com ação no jec.
Assistência técnica + garantia!! Que descuido com R$ 2.399,00 rssss
O que me incomoda muito nesses admiráveis SmartPhones “waterproof” é o fato de suas baterias serem fixas. Quando a sua bateria de Litium, de baixa capacidade (só 3.000mah?) não mais aceitar recargas, visto que recargas nesses aparelhos é quase diário, vai tudo para o lixo ecológico mesmo? Tenho um NOKIA N95, timeless, que nem tampa traseira tem mais, mas a bateria dele, de só 950mah, está firme até hoje, e se precisar trocar tem para comprar ainda, mas reconheço que já passou da hora desse N95 ser trocado por algo melhor, mas a estória da bateria me deixa encucado…
Brinca não, não sei pra que tanto drama com um hardware que você vai trocar em no minimo 1 ano e meio. Basta ir a assistência! Puts!
Galera alguem pode me ajudar? Perdi a bandeja do cartão micro sim do meu xperia z1, alguem sabe me dizer aonde posso compra-la?
O que desanimou do Z1 é o mal aproveitamento da tela, o Display de low-end em TFT e os muitos relatos que entrou água no aparelho a prova de agua! puts.
me ajudem sou de Salvador e perdi a antena da tv do xperia Z1, nao consigo comprar em lugar nenhum ,nem na assistência técnica tem, alguém pode dar informação ?
Olá, alguém sabe como ocultar o número para o interlocutor do Z1 XPERIA C6943. O caminho configurações de chamadas<configurações adicionais que seria o caminho desta configuração não dá. Valeu!!!
Tenho um Z1 e acho espetacular, porém gostaria de solucionar um problema. Na tela apagada ele não sicroniza nem com o Whatsapp nem com o gmail. Só quando desbloqueio a tela – apertando no botão prateado – é que ele dá sinal de notificação e as mensagens aparecem – às vezes de depois de horas. Isso com a sincronização ativada, pacote de dados e wi-fi. Parece que o Wi-Fi não funciona com a tela apagada. Alguém pode me dar alguma sugestão? Obrigado.
Cara, provavelmente você acionou acidentalmente o modo Stamina que desativa as notificações dos apps selecionados enquanto a tela está desligada. Serve pra economia de bateria.
Dizem que a Bateria não é removível; e quando ela não mais segurar carga? você perde o aparelho z1?
gente, ajudem, o meu z1 tem 20 dias apenas e a tampa do chip não fecha completamente.
o meu z1 c6943 tem uma voz que fica falando cada clique qe dou e tem que aperta repetidamente pra abrir algum app tem com tirar essa voz ?
Ola, Boa Tarde.
Alguém poderia me ajudar, tenho o z1 e não consigo usar ele para reproduzir musicas e video e fotos via usb, preciso habilitar alguma coisa no Z1, no PC eu consigo mas no carro quero usar para tocar minhas musicas via usb e não consigo ja tentei de tudo a mesma coisa quando uso o usb da televisão.
aguardo a ajuda de vocês
Bom, já eu não posso dizer o mesmo, pois comprei o meu em fevereiro e alguns dias atrás tenho dificuldade para carregá-lo. Sempre inforrma que não está carregando ou demora hrs para fazê -lo.
Alguém pode me ajudar?
Cleide Noleto