Tablet da nokia

REVIEW: Nokia T20 tem bateria para boa parte de seu dia a dia

Avatar of victor pacheco
A bateria de até 15 horas do Nokia T20 é um de seus pontos fortes, mas questões construtivas pesam contra o tablet. Confira nosso review completo

Anunciado em outubro de 2021 como o grande retorno da empresa para o mercado de tablets, o Nokia T20 chegou ao Brasil durante a última semana de fevereiro de 2022 com a promessa de entregar qualidade e produtividade em um só produto.

A compatibilidade com redes 4G é muito bem-vinda, e o modelo consegue entregar uma experiência completa mesmo com um processador com especificações mais moderadas Entretanto, seu design pode ser um problema na hora de consumir conteúdos de mídia. Quer saber mais? Veja o que achamos do novo tablet da Nokia.

Design e construção

Lançado na cor azul escuro no mercado global, o Nokia T20 é um tablet bonito e que traz uma aparência sofisticada. Para quem não tem o hábito de usar estes aparelhos em seu dia a dia, a sensação de ter uma tela extremamente grande pode ser incrível e as possibilidades são infinitas.

Com o peso leve de 465 gramas que permite o fácil transporte, o corpo do modelo é de plástico e vem na cor Oceano Profundo, a única disponível. Entretanto, a cor moderna e elegante perde um pouco do destaque com a facilidade que as marcas de dedo permanecem no acabamento da traseira do Nokia T20.

Traseira do nokia t20
Marcas de dedo permanecem com facilidade na traseira do Nokia T20 (Foto: Bruno Martinez / Showmetech)

Você é uma pessoa que usa fones de ouvido com fio para trabalhar, assistir vídeos no YouTube ou se entreter com alguma série ou filme nos serviços de streaming? Saiba que a localização da entrada de fone de ouvido de 3,5 mm pode ser um problema.

Isso porque a conexão P2 está localizada exatamente na parte onde seguramos o modelo nos modos horizontal e vertical. Ao assistir um episódio de uma série, ou até mesmo um filme, a posição do fone de ouvido plugado no Nokia T20 vai causar incômodo, pois fica difícil de segurar confortavelmente o tablet — e vai forçar o cabo do fone de ouvido a dobrar, causando possíveis problemas de ruptura interna.

Review: nokia t20 tem bateria para boa parte de seu dia a dia. A bateria de até 15 horas do nokia t20 é um de seus pontos fortes, mas questões construtivas pesam contra o tablet. Confira nosso review completo
Conexão está localizada no mesmo lugar onde seguramos o tablet (Foto: Victor Pacheco/Showmetch)

Quando olhamos para os alto-falantes, as quatro saídas que estão divididas em duplas nos lados esquerdo e direito, o que garante que o som não terá abafado pelas mãos na hora do uso. A câmera frontal fica localizada no meio da tela como padrão de boa parte dos tablets. A localização da lente é bastante útil para selfies e desbloqueio por reconhecimento facial.

A entrada de SIM e cartão SD fica localizada no lado oposto aos botões de volume, podendo ser aberta com o apoio de uma chave extremamente fina que é enviada pela Nokia. Não houverem problemas no uso destes elementos.

Há apenas três botões no modelo que com certeza também poderiam ter uma melhor distribuição, principalmente pelo tablet medir cerca de 25 centímetros em altura. O botão de liga e desliga está localizado no topo esquerdo e os botões de volume ficam próximos ao mesmo.

Review: nokia t20 tem bateria para boa parte de seu dia a dia. A bateria de até 15 horas do nokia t20 é um de seus pontos fortes, mas questões construtivas pesam contra o tablet. Confira nosso review completo
Modelo possui apenas 3 botões (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Com exceção da entrada de fone de ouvido que poderia estar posicionada em outra parte da borda dos tablets e a traseira que registra marcas de dedos, o design foi organizado de forma interessante. Mas em modo retrato, pode ser necessário fazer “malabarismo” para chegar ao botões ao acionar os botões se você tiver mãos pequenas.

Seria interessante colocar um leitor de impressão de digital neste modelo, ainda mais quando smartphones de entrada da própria Nokia que foram anunciados durante a passagem da empresa pela MWC 2022 já possuem esta funcionalidade. O fator de segurança poderia ser útil em outras diversas situações, como proteção de senhas e até mesmo pagamentos via NFC.

Tela

O Nokia T20 vem equipado com uma tela IPS LCD de 10 polegadas com resolução 2K (1200×2000 pixels), com pico de brilho máximo de 400 nits e taxa de atualização de 60 Hz, que entrega uma experiência bastante completa em diversas situações. Seja para leitura ou reprodução de conteúdo no YouTube, as imagens são bastante interessantes, principalmente se a produção tiver suporte para qualidades mais altas.

Em brilho máximo, a luz emitida pode ser muito forte para algumas pessoas, mas vale a pena deixar o sensor de luz ambiente ativado para que você tenha o melhor uso de acordo com a luminosidade no local.

Brilho da tela do nokia t20
Tela no Nokia T20 apresenta boa luminosidade, com brilho máximo de 400 nits (Foto: Bruno Martinez / Showmetech)

Entretanto, se estiver em algum lugar ao livre ou com muita luminosidade, o Nokia T20 se torna praticamente um espelho, mesmo que esteja com brilho máximo ativado, pois não há laminação e revestimento antirreflexo na tela. Não chega a ser impossível enxergar as imagens ao ar livre, mas com certeza o uso será melhor se você estiver em um local com sombra.

Reflexos na tela do nokia t20
Falta de tratamento antirreflexo na tela do Nokia T20 deixa evidentes os reflexos de fontes luminosas (Foto: Bruno Martinez / Showmetech)

O consumo de vídeo não apresentará problemas, mas imagens estáticas e principalmente sites que possuem tons mais brancos podem cansar os olhos depois de um tempo. Vale pena sempre estar com o modo escuro ativado.

Câmeras

Os tablets são dispositivos focados em entretenimento e produtividade, logo, as câmeras se tornam um aspecto secundário. Entretanto, ter lentes funcionais, especialmente a frontal para uso em videochamadas, é essencial. Veja como as câmeras do Nokia T20 se saíram na nossa avaliação.

Câmera traseira

Câmera traseira do nokia t20
Câmera principal do Nokia T20 tem uma lente com 8 MP e autofoco (Foto: Bruno Martinez / Showmetech)

Com três enquadramentos (completo, 4:4 e 1:1) e resolução de 8 MP, o Nokia T20 não se saiu bem com o foco automático. A câmera traseira encontrou dificuldades para entregar a melhor imagem e, mesmo com o objeto perto da lente, era difícil conferir os detalhes mais profundos na foto capturada pelo tablet. Mas o resultado ao ar livre não decepciona tanto, veja este exemplo sem edição posterior:

Review: nokia t20 tem bateria para boa parte de seu dia a dia. A bateria de até 15 horas do nokia t20 é um de seus pontos fortes, mas questões construtivas pesam contra o tablet. Confira nosso review completo
Lente levou alguns segundos para focar em produtos (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

O tablet possui zoom digital de até 4x na câmera principal, mas deve ser evitado pois há perda significativa na qualidade da imagem. A câmera não possui processamento de imagem, tanto em tempo real quanto posteriormente, e o software da câmera é a aplicação nativa do Android 11, sem funções especiais. O flash LED funciona como um bom quebra-galho.

Confira estas fotos sem edição:

  • Foto do livro mortos não contam segredos
  • Foto do livro mortos não contam segredos
  • Foto do livro mortos não contam segredos

A câmera traz suporte para tags de localização, fotos em sequência, digitalização de código QR, temporizador de 3 ou 10 segundos, filtro de beleza e alguns filtros predefinidos. O modelo se sai bem em fotos estáticas, oferecendo imagens bastante detalhadas. Mas tenha isso em mente: não é nenhum resultado que veríamos em smartphones intermediários.

  • Review: nokia t20 tem bateria para boa parte de seu dia a dia. A bateria de até 15 horas do nokia t20 é um de seus pontos fortes, mas questões construtivas pesam contra o tablet. Confira nosso review completo
  • Review: nokia t20 tem bateria para boa parte de seu dia a dia. A bateria de até 15 horas do nokia t20 é um de seus pontos fortes, mas questões construtivas pesam contra o tablet. Confira nosso review completo
  • Foto de um cachorro de cor caramelo

O problema de não haver um software próprio da Nokia para captura de conteúdo também aparece nos vídeos, apesar do HDR ser um suporte interessante para que a captura de conteúdo seja feita em qualidade 1080p a 30 fps. Em resumo, a câmera do tablet é uma lente básica que poderá ser utilizada sem problemas em videochamadas e gravações que não exigem alta qualidade.

Um dos motivos pelo qual a Nokia não optou por desenvolver um aplicativo próprio pode ser conta do processador que oferece uma performance que é considerada adequada a modelos de entrada. A empresa também pode ter tomado esta decisão para permitir o uso do Android puro. Alinhe suas expectativas sobre a lente traseira.

Câmera frontal

As fotos da câmera frontal de 5 MP apresentaram resultados satisfatórios. O modo retrato ainda tem algumas falhas que não permitem o rápido desfoque na hora de captura da foto, o que pode ser um problema para quem prioriza agilidade. Também foi possível ver imagens pixeladas que podem ser incômodo para algumas pessoas.

Selfie tirada com o tablet da nokia
Câmera frontal entrega imagens básicas (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)

Aqui, da mesma forma que na câmera traseira, o aplicativo de câmera padrão do Android não oferece grandes recursos, limitando a gravação de vídeos a poucos ajustes. Quem faz muitas videochamadas terá uma lente que entrega um resultado dentro do esperado para modelos dentro da faixa de preço de R$ 2 mil.

Conectividade

Com suporte para WI-Fi 5, as antenas do Nokia T20 permitiu uma boa estabilidade na entrega de sinal da rede sem fio. Todos os aplicativos foram baixados de acordo com a velocidade da conexão local, e o consumo de páginas de internet e conteúdo de mídia ocorreu sem engasgos.

Dados de conectividade do tablet nokia t20
Modelo possui compatibilidade com redes 4G e Wi-Fi 5 (Captura de tela: Showmetech)

O tablet da Nokia vem equipado com compatibilidade a redes 4G, com uso de cartão microSIM (com bandeja compartilhada com cartão microSD de até 512 GB). O modelo tende a esquentar quando está sendo utilizado no modo de redes móveis, mas a experiência de estar conectado mesmo fora de casa não foi afetada por este detalhe.

O Nokia T20 também traz conexão Bluetooth 5.0, que permite conectar fones de ouvido, controles sem fio e demais periféricos. É muito útil para ligar mouse e teclado nos dias em que você precisar utilizar o tablet fora de casa para trabalho.


Processamento e sistema operacional

O Nokia T20 vem equipado com o processador Unisoc T610 de 12 nanômetros, que alcança a velocidade máxima de 1,8 GHz. Pode parecer pouco, mas os jogos mais pesados e que exigem uma maior potência do modelo conseguiram funcionar sem muitos problemas. Isso é decorrente dos 4GB de memória RAM que estão disponíveis no Nokia T20.

Dados do processador do nokia t20
Processador consegue entregar alta performance

Precisamos comentar sobre a funcionalidade do Android 11 que informa a quantidade de memória RAM disponível assim que todos os aplicativos são fechados de uma só vez. É uma forma interessante de saber se há alguma aplicação que está gastando mais memória do que deveria e consequentemente prejudicar sua experiência.

O aparelho fica mais quente depois de cerca de uma hora em jogos, e o tempo restante de bateria cai em quase 30 minutos se o brilho máximo estiver ativado e você começar a navegar na internet utilizando o Google Chrome. A parte próxima ao botão de liga e desliga foi a que mais esquentou em nossos testes.

O tablet da Nokia possui o Android 11 instalado de fábrica e a empresa confirmou que, assim que estiver disponível, disponibilizará as versões 12 e 13 do sistema operacional de forma gratuita. Pacotes de segurança também serão disponibilizados durante 3 anos em formato mensal, de acordo com a Nokia.

Dados do sistema operacional do nokia t20
Atualização para Android 12 e 13 está confirmada pela Nokia (Imagem: Showmetech)

O uso é bastante inteligente e aplicativos que possuem suporte para o modo tablet como o YouTube e Spotify (com informações sendo exibidas nos cantos da tela) são interessantes de se testar. Há suporte para o modo escuro, que pode ser ativado de uma vez ou de acordo com um horário definido por você.

Review: nokia t20 tem bateria para boa parte de seu dia a dia. A bateria de até 15 horas do nokia t20 é um de seus pontos fortes, mas questões construtivas pesam contra o tablet. Confira nosso review completo
Aplicativos com modo tablet (paisagem) possuem uso aprimorado (Captura de tela: Showmetech)

Outra função interessante é o desbloqueio da tela por reconhecimento facial, em vez do uso de um PIN ou padrão de pontos. Mesmo em ambientes mais escuros, foi possível acessar o tablet, apesar de levar alguns segundos a mais em relação ao uso com lugares com maior iluminação.

Bateria

É necessário esforço para conseguir zerar a bateria do Nokia T20. Os 8200 mAh serão mais do que suficientes para realizar todas as atividades de rotina e ainda fazer aquela checagem nas redes sociais antes de desconectar e ir dormir.

É claro que o uso vai depender da quantidade de sensores que estiverem ativados e os aplicativos utilizados, mas o gerenciamento de energia é um dos pontos que mais chamaram atenção na hora de testarmos o Nokia T20. A captura de tela abaixo fala sobre o uso médio do aparelho por uma hora, durante 4 dias, com o brilho máximo ativado.

Dados da bateria do nokia t20
Você com certeza terá dificuldades para gastar toda a bateria do modelo (Captura de tela: Showmetech)

A porcentagem começou a cair quando passamos a usar o modelo para navegar na internet. Utilizando o tablet com o sensor de luz ambiente ativado, levaram cerca de 2 horas de uso para que a bateria saísse dos 50% e chegasse à casa dos 25%.

O carregamento leva cerca de 3 horas para ficar completo, então você pode usar o Nokia T20 durante todo o dia (ou boa parte dele) e deixar o tablet carregando enquanto dorme. Sem sombra de dúvidas, este é o maior destaque do aparelho. A fabricante ressalta que o modelo consegue ficar ativo por:

  • 15 horas em navegação na web;
  • 10 horas para streaming de vídeos;
  • 7 horas em videochamadas.

Recursos especiais

Com apoio do Android 11, o Nokia T20 chega ao mercado com dois recursos especiais. O primeiro deles é o Google Entertainment Space, que funciona como uma central que você pode facilmente acessar aplicativos de streaming, vídeos do YouTube, jogos, livros e podcasts.

Review: nokia t20 tem bateria para boa parte de seu dia a dia. A bateria de até 15 horas do nokia t20 é um de seus pontos fortes, mas questões construtivas pesam contra o tablet. Confira nosso review completo
Google Entertainment Space é uma central de conteúdos que se aprimora com o passar do tempo (Captura de tela: Showmetech)

O uso fica melhor com o passar do tempo, já que o sistema operacional analisa o tipo de conteúdo que você consome para enviar as sugestões. O ícone fica fixo na página inicial, então basta “puxar” para que tudo esteja pronto para o consumo.

Outra funcionalidade interessante para quem tem filhos, sobrinhos ou primos é o Google Kids Space, que permite a definição do uso e claro, acesso apenas ao conteúdo que é adequado para os pequenos. O controle também pode ser feito por meio do aplicativo Google Family Link, que permite saber quando o aparelho está sendo usado.

Google kids space
Google Kids Space permite que tablet seja usado por crianças sem problemas (Captura de tela: Showmetech)

O Google Kids Space vem instalado de fábrica e toda configuração pode ser feita em menos de 20 minutos.

Conclusão

Lançado no Brasil como uma solução para entretenimento e trabalho, o Nokia T20 consegue se sair bem em boa parte das atividades na qual é colocado para fazer. Com relação à câmera, ele entrega o básico para videochamadas em casa, sendo limitado para tirar fotos em condições de pouca luminosidade e vídeos de alta qualidade. Isso não significa que as imagens serão ruins, mas não se comparam com modelos superiores de Samsung e Apple (que são bem mais caros).

Nokia t20
Modelo tem alta potência, mas design pode ser problema para algumas pessoas (Foto: Nokia)

O posicionamento da conexão P2 para fone de ouvido pode atrapalhar para consumir mídia, mas o uso de um fone bluetooth pode contornar este problema. Já o acabamento plástico, que permanece com marcas de dedos, pode ser contornado com o uso de uma capa para o tablet (não inclusa). O ponto alto do Nokia T20, sem dúvida, é a capacidade da bateria, que vai permitir o consumo de muito conteúdo de mídia e jogos.

Nokia t20
Tela e boa bateria são pontos altos de tablet da Nokia

Vendido na Americanas por R$ 1.876, o Nokia T20 marca o retorno da empresa ao mercado de tablets com um modelo de entrada honesto e com boa autonomia. Esperamos que, em breve, possa surgir um modelo de categoria superior, trazendo processador melhor e mais recursos para o mercado.

Especificações técnicas

Pessoas fazendo videochamadas no tablet da nokia
Tablet está sendo vendido pelo preço médio de R$ 2.000 (Foto: Nokia)
TelaIPS de 10 polegadas, resolução 2K (1200×2000), 400 nits e taxa de atualização de 60Hz
ProcessadorUnisoc T610 (até 1,8 GHz)
Sistema OperacionalAndroid 11
Certificação IP52 (proteção contra poeira e gotas d’água)
Memória RAM4 GB
Armazenamento interno:64 GB
Câmera traseira8 MP com flash LED
Câmera frontal5 MP
Alto-FalantesAlto-falantes estéreo com amplificador de potência
Microfones: 2
SensoresAcelerômetro (sensor G)
Sensor de luz ambiente
Redes4G
Wi-Fi 5 (AC)
BluetoothBluetooth 5.0
Conexões1x  USB-C
1x entrada para fones de ouvido (3,5 mm)
Bateria8200 mAh com duração de até 15 horas
CarregadorFonte de 10W enviada na caixa, com suporte de carregamento rápido de 15W
Recursos especiaisGoogle Kids Space
Google Entertainment Space
Dimensões247.6 x 157.5 x 7.8 mm
CoresAzul Escuro
Peso465g
Preço2.192,01 no Magazine Luiza
DisponibilidadeA partir de 22 de fevereiro

O que achou do primeiro tablet da Nokia? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira todas as novidades apresentadas pela Nokia durante sua passagem pela MWC 2022, quando a empresa apresentou três novos smartphones com alta durabilidade.

Veredito: Tablet Nokia T20

Veredito: Tablet Nokia T20
9 10 0 1
Modelo possui alta duração de bateria, mas pequenos detalhes no design podem ser problemas para algumas pessoas
Modelo possui alta duração de bateria, mas pequenos detalhes no design podem ser problemas para algumas pessoas
9/10
Total Score
  • Design
    6/10 Normal
  • Tela
    7/10 Bom
  • Câmeras
    8/10 Ótimo
  • Conectividade
    10/10 Excelente
  • Processamento e sistema operacional
    10/10 Excelente
  • Bateria
    10/10 Excelente
  • Recursos especiais
    10/10 Excelente

Prós

  • Bateria de alta duração
  • Sistema operacional fluído
  • Recursos de entretenimento com aprendizado de máquina
  • Bom para crianças

Contras

  • Localização errada para fone de ouvido
  • Acabamento em plástico
  • Falta de leitor de impressão digital

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
49
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados