Saiba como criar um site e entrar de vez no mundo digital

Saiba como criar um site e entrar de vez no mundo digital
Tá afim de criar um site mas não sabe nem como começar? Nesse artigo nós te explicamos como fazer isso e ainda te damos várias dicas para ter sucesso em seu site

Com o mundo cada vez mais digital, é fundamental que a empresa ou profissional autônomo divulgue o seu trabalho na internet. Graças a um site, é possível não apenas mostrar os produtos ou serviços que você oferece, mas também fortalecer sua marca, interagir com seus clientes, e realizar ações de marketing online.

Mas você sabe como criar um site? Existem várias plataformas que já fazem grande parte do trabalho por você, e basicamente, só será necessário escolher o tema que você irá usar, e mudar aspectos visuais. Neste artigo nós te explicamos como entrar de vez no ambiente digital, e fazer sucesso com seu negócio no mundo conectado.

Não é tão difícil quanto parece

Podemos afirmar tranquilamente que, hoje em dia não é necessário entender muito de programação para começar a criar um site. WordPress, por exemplo, é uma plataforma bastante amigável e acessível para qualquer pessoa.

Existem outras que também são bem fáceis de se usar, e vamos falar delas lá pro final do texto. Mas antes de tudo, há três passos fundamentais que você deve seguir:

  • Comprar um domínio;
  • Selecionar um servidor ou pacote de hospedagem;
  • Escolher a plataforma de criação.

O primeiro é o seu endereço (aquele no qual as pessoas irão colocar na barra do navegador), é como seus clientes e leitores vão te encontrar. O segundo é ferramenta vai usada para montar o layout e criar seus textos e páginas.

E por último, o terceiro é o local onde  seus arquivos (fotos, logomarcas, etc) serão salvos. Tá com dúvida sobre esses itens? Abaixo você confere  uma explicação em detalhes de cada um deles:

Domínio: o seu endereço na internet

Quando o assunto é saber como criar um site, o domínio não pode ficar de fora, pois eles consiste no endereço que você divulgará em suas redes sociais e anúncios que você fizer. O domínio é importante porque é como se fosse literalmente, a “marca registrada” do seu site.

como registrar um dominio de site na internet 1132x600 - Saiba como criar um site e entrar de vez no mundo digital
Domínio simplificado é a chave para o sucesso

Um bom domínio passa a impressão de mais profissionalismo para seu trabalho, assim como contribui para um alcance maior quando o assunto são as técnicas de SEO. Por isso, na hora escolher seu domínio, esteja atento nos itens que devem ser seguidos:

Simplicidade

Não adianta usar nomes muito longos, pois a pronúncia pode ficar difícil, além de que a memorização é bem complicada. Evite palavras complexas, com muitas letras e números. Domínios que não possuem relação com a empresa ou profissional proprietário do site tem menos chances de darem certo.

dominio - Saiba como criar um site e entrar de vez no mundo digital
Não é necessário exagerar no domínio. Fonte: Ícone Estúdio

Então na hora que for escolher um nome ao seu, use e abuse das palavras simples e fáceis. A simplicidade é a base de tudo, e na escolha de seu domínio, ela também está inserida. É importante escolher um domínio tendo como relevância, a extensão que você irá usar.

Extensões

É interessante escolher extensões que possuam relação com seu tipo de site. Não tem muito sentido se você for criar um site de notícias e usar por exemplo o “.shop”, pois ele é adequado para lojas. Mesmo assim, não descarte o uso do “.com”, pois ele é bastante conhecido por muitas pessoas.

dominiosinternetp - Saiba como criar um site e entrar de vez no mundo digital
Extensões também não precisam ser exageradas, e sim adequadas ao seu negócio

Além de ser bastante popular, ele é bem mais fácil de ser lembrado porque é usado por diversas empresas de sucesso. As extensões e domínio precisam ser imediatamente relacionados com o negócio que vai ser divulgado, por tanto, pense na sua empresa antes de fazer qualquer escolha.

Relação com o seu negócio

Um dos fatores que mais devem ser levados em conta para o registro de um novo domínio é a relação que ele possui com e empresa que vai ter seus produtos ou serviços divulgados.

Não adianta de nada, se por exemplo você trabalhar como redator freelancer e escolher um domínio relacionado a uma loja online.

67287 qual a diferenca entre dominio e hospedagem - Saiba como criar um site e entrar de vez no mundo digital
Imagine que seu site tem que ser um reflexo de sua empresa

Por isso, tenha em mente que se deve pensar muito bem na hora de escolher seu domínio, e ele precisa ter uma relação com os propósitos da empresa, marca, ou profissional. Ele será como um endereço que não pode mudar sem um motivo pertinente, então dê a devida atenção para isso.

Mas outro item que não deve ser deixado de lado é a hospedagem que você irá usar em seu site. Agora que você sabe como ter um endereço correto, é hora de saber qual o melhor lugar para fazer a hospedagem dos arquivos que usará em seu site.

Hospedagem: uma questão de rapidez e segurança

Se for criar um site, é importante você saber o que é a hospedagem de um site. Ele é responsável por por disponibilizar o seu projeto na Internet (servidor). Trata-se de um serviço importante, e indispensável para qualquer site.

Hoje em dia, existem diversas empresas que fazem esse trabalho, por isso é importante pesquisar e optar pela que possui mais vantagens, serviços de qualidade, e um excelente suporte técnico.

Nunca se sabe quando os problemas irão surgir, por isso é importante que a assistência seja uma prioridade na empresa que você escolher. Tenha em mente que escolher a melhor hospedagem de sites é fundamental para que seu site obtenha o sucesso que você espera.

como hospedar um site 2018 destaque - Saiba como criar um site e entrar de vez no mundo digital
Hospedagem de site não deve ser deixada de lado

Além disso, o seu tipo de site também vai influenciar no tipo de hospedagem. Nesse caso, há a hospedagem compartilhada, que é a mais indicada para pequenos sites e blogs pessoais. Nessa modalidade, você divide um mesmo recurso com outros sites. É a mais usada, principalmente pelo baixo custo.

Para sites maiores, como portais e lojas virtuais que possuam um número alto de acessos, uma boa alternativa são os servidores dedicados (individuais).

Nós do Showmetech indicamos a Hostingerpois eles possuem uma alta qualidade nos servidores, assim como um ótimo atendimento para solucionar problemas.

como hospedar um site 20183 1 728x273 - Saiba como criar um site e entrar de vez no mundo digital
Hostinger possui ótimos preços e vantagens para hospedagem

Eles possuem planos especializados em plataformas como o WordPress, que se iniciam em R$ 3,12 por mês (mas vale a pena você investir no de R$ 9,09 por mês, que já vem com domínio grátis e certificado de segurança).

Agora que você já sabe como escolher seu domínio, e qual a melhor hospedagem, basta escolher a plataforma que irá usar. Nós fizemos uma explicação das mais usadas por sites de todo o mundo, confira:

Plataformas: a base para um site entrar no ar

Em uma época que a presença online nunca foi tão importante para qualquer empresa ou profissional,  estar na internet não é mais um diferencial, é um pré-requisito. Para saber como criar um site, vale a pena você conhecer algumas das plataformas mais usadas para esse processo.

negocios com software livre - Saiba como criar um site e entrar de vez no mundo digital
Escolha da plataforma é essencial para colocar seu site no ar

Todos eles possuem planos gratuitos e pagos, por isso você não precisa se preocupar com dinheiro, pelo menos no início da criação de seu site. Com o tempo, vale a pena você investir na plataforma escolhida para poder ter acesso a todas as funcionalidades.

Confira cada um resumo de cada uma delas:

WordPress

Umas das mais famosas (se não a mais), essa plataforma já foi citada diversas vezes nesse texto, mas isso tem um motivo. O WordPress é o sistema mais indicado para criação de blogs e sites. As razões para isso são várias, mas uma delas é facilidade no uso.

Captura de Tela 40 e1541091797300 - Saiba como criar um site e entrar de vez no mundo digital
WordPress é um dos mais fáceis e rápidos de usar

Além disso, ele é responsivo, e apresenta uma séries de plugins úteis, disponibilizando também uma ampla variedade de templates (temas). Dependendo do modelo de negócio, ele é de grande auxílio até mesmo para você que quer gerenciar uma loja online. 

Joomla 

Esse é o segundo sistema mais utilizado atualmente, e ele é simples, dinâmico, e também apresenta uma enorme biblioteca de temas e plugins gratuitos. Pode ser usado por diversos motivos, então você pode criar com ele: um blog pessoal, um site institucional, um portfólio ou até mesmo uma loja virtual.

articles - Saiba como criar um site e entrar de vez no mundo digital
Joolma também é bastante intuitivo, e cheio de temas

Mais de 2 milhões de sites usam essa plataforma, e isso causa uma segurança que nos faz querer usá-lo. A plataforma é atualizada constantemente com novas funções, por isso saiba que novidades que deixarão seu site mais legal sempre irão surgir.

Webnode

Essa plataforma tem como marca registrada, a facilidade no uso. Na página inicial, é anunciado que um site pode ser criado em poucos minutos. Ele já conta com mais de 30 milhões de usuários registrados, e pode ser usado para diversos negócios: loja virtual, blog, empresarial, site de divulgação, e muito mais.

aid2417539 v4 728px Make a Website on Webnode Step 3 - Saiba como criar um site e entrar de vez no mundo digital
Uso do Webnode não é difícl

Se considerar necessário, você também pode criar um site multilíngue, e assim atender pedidos e demandas internacionais. Isso também permite ótima divulgação, e se você conseguir enviar seus produtos ou serviços para fora, essa é a plataforma perfeita para você.

Wix

Fundado em 2006, esse é a plataforma de sites mais popular do Brasil, e uma das maiores do mundo. Ele permite, assim como os outros, que qualquer pessoa crie seu próprio site mesmo sem saber muito (ou nada) sobre design ou programação.

wixeditor3 - Saiba como criar um site e entrar de vez no mundo digital
Wix é a plataforma mais usada no país

Bastante fácil de usar, também pode ser usado se você deseja abrir uma loja virtual ou blog (portfólio também), pois possui diversos temas profissionais, e um excelente banco de imagens gratuito. Possui um uso “arrasta e solta”, portanto você não terá problemas na organização.

Agora você já sabe como criar um site 

Seguindo as dicas acima, você já pode colocar a mão no mouse e começar a criar seu site. Não perca tempo, pois boa parte das empresas e profissionais já contam com um site próprio, e não há motivos para você ficar de fora dessas estatística.

criar site de vendas - Saiba como criar um site e entrar de vez no mundo digital
Criar seu site é simples, e leva pouco tempo

A web é um espaço para todos, e já se tornou um dos principais canais de comunicação entre o negócio e seus clientes. Vale a pena não apenas ter um site na internet, mas também usar várias redes sociais (aquelas que se adequarem ao seu negócio) para vender e divulgar seus produtos.

O que você achou desse texto? Você já possui um site próprio? Conte pra gente nos comentários!

WordPress: melhores dicas para entender recursos e criar posts

como criar um site - Saiba como criar um site e entrar de vez no mundo digital

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via