Taxis robôs circulando em pequim, na china

Táxis robôs já são realidade na China

Avatar of victor pacheco
Baidu e Pony.ai já possuem autorização para colocar taxis robôs nas ruas de Pequim, mas ainda há regras e limitações que devem ser seguidas

A China é um dos países que mais investe em tecnologia e já podemos afirmar que o país se tornará uma referência em todo o mundo quando falamos sobre táxis robôs. Isso porque a capital de Pequim, que possui mais de 20 milhões de habitantes, passou a permitir que a Baidu e Pony.ai operem com carros autônomos (sem motorista) em uma área delimitada da cidade, para saber como este processo vai acontecer.

A notícia é uma novidade e tanto para o futuro do transporte em capitais, e os dados poderão ser utilizados para que a implementação de táxis robôs ocorra em outros países. Entenda como todos os testes estão acontecendo agora mesmo.

Como funcionam os táxis robôs na China?

Apesar da autorização para as duas grandes empresas de caronas pagas, ainda é necessário que um funcionário esteja em um dos bancos para prevenir acidentes no caso de um erro no sistema. Esta foi uma das exigências do governo local para que a segunda etapa de testes acontecesse no país.

Taxis robôs autorizados a funcionar na china
Primeira autorização de prefeitura da China aconteceu em novembro de 2021 (Foto: Reprodução/Internet)

A prefeitura da cidade de Pequim autorizou a cobrança por estas viagens em novembro do ano passado, mas ainda era necessário que um funcionário estivesse em frente ao volante. Com a novidade de maio de 2022, esta obrigatoriedade é deixada de lado para que ambas as empresas evoluam em seus testes.

Baidu e Pony.ai possuem área limitada

Por mais que o momento seja importante, as companhias ainda estão apenas na primeira etapa de testes. A prefeitura de Pequim autorizou que os carros sem motoristas operem em uma área de 60 quilômetros quadrados de Yizhuang, região que possui cerca de 300 mil moradores.

Carros autônomos funcionando em pequim, na china
Veículos autônomos estarão funcionando em área limitada da Pequim (Foto: Reprodução/Internet)

A cobrança por todas as viagens sem funcionários na frente do volante ainda não está sendo realizada e para entrar em um dos veículos, os cidadãos precisam baixar o aplicativo das empresas. Os horários também são limitados: há a possibilidade de solicitar viagens das 10h às 16h pelo Apollo Go da Baidu ou das 09h às 17h pelo aplicativo PonyPilot Plus da Pony.ai.

A Baidu pode colocar 10 veículos autônomos nas ruas da região de Yizhuang e a Pony.ai possui autorização para circular com apenas 4 de seus carros. As companhias estão pensando em expandir o serviço, com a Baidu pensando em colocar 30 veículos nas ruas; mas ainda não há uma data certa para que isso aconteça.

O que vem em seguida?

Os próximos passos incluem a realização de testes para saber como o funcionamento acontece na prática e a expansão aconteça logo em seguida. O governo de Pequim também precisa conceder autorização para que a cobrança de viagem que não possui um funcionário na frente do volante aconteça.

Taxi robô da pony. Ai
Empresas realizarão testes para que autorização de cobrança aconteça logo em seguida (Foto: Reprodução/Internet)

A China não é o primeiro país a liberar o funcionamento de táxis robôs: a Waymo e Cruise, ambas estadunidenses, possuem autorização para colocar unidades de veículos sem motoristas nas rodovias do estado da Califórnia, EUA. Apenas na Califórnia, 60 empresas estavam realizando testes com cerca de 300 veículos até outubro de 2018.

O governo brasileiro ainda não autoriza o funcionamento de veículos autônomos, mas nada impede que esta implantação aconteça nos próximos anos. Você faria parte dos testes de empresas como esta? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Conheça a história do carro autônomo da Cruise que viralizou após fugir da polícia.

Fontes: The Verge l TechCrunch l CNBC

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados