Whatsapp no wear os

WhatsApp no Wear OS agora permite envio de mensagens

Avatar de jefferson tafarel
Smartwatches vão contar recursos novos, entre eles a função de envio de mensagens de voz. Usuários beta já podem usar as atualizações do WhatsApp no Wear OS.

As pessoas que usam relógios inteligentes, também conhecidos como smartwatches, agora podem contar com o WhatsApp no Wear OS, graças à atualização da versão 2.23.10.10 do WhatsApp Beta para Android. Presente nos dispositivos com esse sistema operacional, o app de mensagens recebeu um upgrade que permite o envio de mensagens em texto e em áudio, além de mostrar informações úteis sobre o aplicativo, como número de mensagens não-lidas. Por enquanto, as novas funções estão disponíveis só para usuários beta. Aqui, no Showmetech, você confere as novas funcionalidades e as informações mais importantes sobre essa nova implementação no WhatsApp.

Como aconteceu o rebranding do Wear OS?

Dispositivos wearable t alt sub
Os dispositivos wearable vão ser úteis para enviar mensagens, tanto por texto como por voz. Na imagem: diversas telas disponíveis em relógios smart, com fundo escuro (Imagem: Pocket Now/Reprodução).

Em março de 2018, o Google resolveu mudar o nome da marca do seu sistema dedicado a dispositivos usados no corpo, ou wearables (“vestíveis”, em tradução livre). Assim, o Android Wear deu lugar a Wear OS, como forma de fazer uma referência mais explícita a sistemas operacionais (a sigla OS quer dizer operational system, sistema operacional). Mesmo após essa mudança, o sistema continuou disponível tanto para smartwatches com Android e com iOS, como forma de dar alcance a uma gama maior de usuários. Na época em que foi anunciada a repaginação da marca, o Google destacou justamente essa amplitude:

“Nós estamos anunciando um novo nome que reflete melhor nossa tecnologia, visão e, o mais importante de tudo — as pessoas que usam nossos relógios […].”

Dennis Tropper, diretor de Administração de Produtos do Google
Wear os t alt martinez
Usuários usam Wear OS vão poder contar com novas atualizações no WhatsApp, até com edição de mensagem; na foto: relógio smart mostrando instalação do WhatsApp (à esq.) e mensagens recebidas no app (à dir.) (Imagem: Bruno Martinez).

A página oficial dos desenvolvedores Android indica que a atualização mais recente no Wear OS foi em abril de 2021. Essa melhoria de dois anos atrás adaptou o sistema para que ele fosse mais adaptável às próximas funções que vão chegar ao OS. Já a versão mais recente do sistema para dispositivos wearable, na versão 3.5, conta com um carregamento mais aprimorado dos apps, maior desempenho da bateria, novas animações e outras melhorias de experiência de usuário.

Quais os novos recursos disponíveis do WhatsApp no Wear OS?

Whatsapp no wear os t alt sub
WhatsApp no Wear está com uma versão nova que conta com várias funções. Futuramente, pode ser que os usuários consigam editar mensagens. Na imagem: diversos relógios smart, em volta do logo oficial do Wear OS (Imagem: Pocket Now/Reprodução).

Antes, o WhatsApp estava disponível no sistema com funcionalidades mais básicas. Por isso, só era possível responder a notificações que chegavam pelo app via smartwatch. Agora, as modificações no aplicativo no sistema Wear OS deixam que os usuários respondam a mensagens a qualquer momento. Junto a essa implementação na versão beta, é possível também ver as conversas recentes e até o histórico de mensagens.

Smartwatches com android t alt telas
O WhatsApp vai permitir, em smartwatches com Android e na versão beta do app, a visualização dos contatos disponíveis; na imagem: tela do WhatsApp (à dir.) com ícones do aplicativo, em relógio smart (Imagem: Android Police/Reprodução).

Outras melhorias incluem, ainda, acesso aos contatos disponíveis no WhatsApp e mensagens de áudio presentes nas conversas do app. Mesmo com essas melhorias, o WhatsApp no Wear OS ainda não deixa que os usuários começem novas conversas por relógios smart ou que sejam enviadas mensagens a um contato inédito. Essa atualização no app só permite, por hora, que as pessoas mandem mensagens a pessoas que já iniciaram uma troca de conversas.

Smartwatch com android t alt telas
A instalação do WhatsApp em smartwatch com Android pode deixar que usuários consigam enviar mensagens tanto em texto como em áudio; na imagem: tela de instalação do WhatsApp em smartwatch. (Captura de tela: Bruno Martinez).

Próximas atualizações do WhatsApp no Wear OS

Whatsapp no wear os agora permite envio de mensagens. Smartwatches vão contar recursos novos, entre eles a função de envio de mensagens de voz. Usuários beta já podem usar as atualizações do whatsapp no wear os.
Recurso de edição de imagens já apareceu no WhatsApp Web Beta, e deve chegar à versão para Wear OS; na imagem: tela do WhatsApp para usuários beta mostra opção de mensagem, no canto inferior direito da tela, em inglês (Imagem: WABetaInfo/Reprodução).

Imagine poder editar mensagens já enviadas. Pois é! Uma das futuras atualizações do WhatsApp no Wear OS vai incluir não só a possibilidade de editar mensagens já enviadas, como também apagá-las. Inclusive, informações do WABetaInfo dão conta de que a versão beta do WhatsApp Web já conta com esse recurso, que permite edição de mensagens de texto em até 15 minutos depois do envio.

Também, segundo o veículo, as pessoas que já estão usando o aplicativo no modo de teste já conseguem receber as mensagens editadas. Mas, caso a mensagem chegue a algum usuário que não use a versão beta, ele ainda recebe o texto com as modificações. Só não é possível ler mensagens já editadas em versões do WhatsApp que não sejam mais recentes.

Ainda, essa possibilidade de edição já está presente para quem já tem acesso a versão beta do WhatsApp Web. Quer ficar por dentro e experimentar essas atualizações? Os testadores podem se inscrever no Android Beta para conhecer os novos recursos.

Você usa algum smartwatch? Acha que essas novas funções vão deixar o seu dia a dia mais prático? Conta pra gente no Showmetech!

Veja também:

Fonte: The Verge | Pocket Now | WABetaInfo | Android Developers

Revisado por Glauco Vital em 9/5/23.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados