WordPress ou Wix? Saiba qual o melhor pra você

wirxwordpress - WordPress ou Wix? Saiba qual o melhor pra você
Está pretendendo criar um site? Confira esse artigo onde pountuamos as principais características e diferenças entre as plataformas WordPress e Wix.

WordPress é um projeto de código aberto que você pode usar para criar sites, blogs ou aplicativos. Wix combina beleza e alta tecnologia para você criar o seu próprio site incrível. Essas são as descrições que aparecem nas páginas oficiais dos construtores de websites mais famosos da atualidade.

Ao mesmo tempo que essas plataformas carregam algumas semelhanças, contam com diferenças pontuais que acabam confundindo quem está pensando em criar um site. Preparamos esse comparativo para que você fique mais situado e possa determinar qual a melhor opção para o seu objetivo.

Principais Características

wix - WordPress ou Wix? Saiba qual o melhor pra você

Da mesma forma como hoje em dia é possível criar um aplicativo por uma plataforma que automatiza praticamente todas as etapas, exigindo o mínimo de conhecimento sobre programação, o Wix segue essa linha, porém, se concentrando na criação de websites. Com ele, o usuário cria o site seguindo o modelo clique e arraste. Até a escolha do domínio pode ser feito pelo próprio menu de configurações.

No caso do WordPress, ele é levado mais a sério como plataforma para criação de sites. Como se trata de um projeto de código aberto a quantidade de possibilidades e lançamento de novos recursos e plugins supera o Wix.

Assim como o Wix, o WordPress também conta com uma versão de “serviço pronto”, que é o WordPress.com, inclusive foi criado antes do Wix. Com ele você cria o site que ficará hospedado diretamente nos servidores da plataforma, com um domínio ao estilo nome.wordpress.com. Esse serviço é pago!

wordpress - WordPress ou Wix? Saiba qual o melhor pra você

A outra opção, e mais conhecida, é o WordPress.org. 100% gratuito, serve como base para a criação do site. Além de exigir conhecimentos técnicos mais aprofundados, a parte de contratar um serviço de hospedagem e domínio fica por sua conta – isto garante uma maior liberdade em relação ao WordPress.com, que te mantém mais “trancado”, como no caso do Wix.

O Wix também pode ser utilizado tanto de forma gratuita como paga. No caso da versão gratuita o usuário conseguirá criar e publicar o site sem maiores problemas. O único revés é que banners com a marca serão adicionados à página.

Outro detalhe incômodo na versão gratuita é que o domínio do site não terá um nome personalizado, como www.showmetech.com.br, ficaria assim: showmetech.wixsite.com. Para que o seu site não receba essa publicidade automática será necessário partir para o modo pago. O preço varia de acordo com as capacidades oferecidas.

wix 1 - WordPress ou Wix? Saiba qual o melhor pra você

O fator facilidade de uso também joga a favor da plataforma, e acaba conquistando muitas pessoas que querem lidar com uma configuração mais intuitiva sem dezenas de passos.

Custo x benefício

06 - WordPress ou Wix? Saiba qual o melhor pra você

De acordo com o programador Vinicius Pontes, da SpectraNet, o WordPress.org é gratuito, mas você tem gastos com hospedagem e domínio. Além disso, caso você não tenha pelos menos um pouco de conhecimento sobre HTML, CSS, JavaScript, PHP e até mesmo MySQL, as possibilidades ficam limitadas e você acabará abandonando a plataforma ou perdendo dinheiro com plugins e compra de templates.

Existe a vantagem do WordPress.org ter uma comunidade muito ativa, característica de um produto código aberto, em que a maioria dos erros já tem solução, e caso não tenha, basta reportar o problema que rapidamente será ajudado.

Já no caso do Wix, no modo premium, você será cobrado e sempre estará preso à plataforma, tendo que pagar uma mensalidade para manter o site no ar. A longo prazo pode gerar um custo maior em relação ao WordPress.org.

Ranqueamento nos sites de busca

google - WordPress ou Wix? Saiba qual o melhor pra você

SEO, essas três letrinhas representam um conjunto de técnicas que os administradores de websites sempre estão tentando aplicar e aprimorar. Basicamente, significa a forma como o site está otimizado para os mecanismos de busca, os sites que servem de ponte entre o que o usuário pesquisa e os resultados que aparecem. O mais conhecido motor de busca você provavelmente utiliza todos os dias: Google.

No WordPress o ranqueamento pelo Google vai depender de quanto o usuário entende de SEO e consegue aplicar. No Wix acaba sendo mais complicado. Você não tem tanta facilidade para mexer no código gerado, o output de código é “meio sujo”, o que acaba gerando um penalização pelo Google.

Dificilmente você verá um site construído em Wix nas primeiras páginas do Google, não é raro e nem impossível, mas é bem difícil. Além do mais, a proposta do Wix é a criação de páginas estáticas que sofrem poucas alterações, no estilo landing page, ou talvez só um site para dar uma presença na web para alguma empresa“, acrescenta Pontes.

Já com o WordPress tudo é bem modular. Você cria blogs, fóruns e aplicações. A interação é maior e, a partir daí, há possibilidade de ter uma visibilidade maior. “Dificilmente quem cria um site no Wix está preocupado com ranking e SEO“, completa o programador.

Qual escolher?

A decisão de optar por WordPress ou Wix está totalmente relacionada com perfil de site que está sendo pretendido e do nível de conhecimento do responsável para a criação.

No caso do Wix as melhores opções destinadas a essa plataforma são aquelas em que o site é estático:

  • Sites institucionais, aqueles que passem uma visão geral da sua empresa;
  • Landing Pages;
  • Portfólios.

Para WordPress, a variedade acaba sendo mais ampla e envolve sites com uma alta rotatividade de atualizações no conteúdo, por exemplo:

  • Sites e blogs de conteúdo. O Showmetech é baseado em WordPress;
  • Fóruns de discussão;
  • Loja Virtual.

Agora você tem uma visão mais ampla sobre pontos cruciais de ambas as plataformas, coloque na balança todos os fatores e escolha qual é a mais recomendada para o seu propósito 🙂

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via