WWDC21: macOS Monterey traz maior foco na integração de aparelhos da Apple

Wwdc21: macos monterey traz maior foco na integração de aparelhos da apple
Durante a apresentação da WWDC 21, a Apple anunciou o macOS Monterey, a mais nova versão do seu sistema operacional.

Durante a WWDC 2021, a Apple apresentou a nova versão do macOS Monterey, a nova versão do sistema operacional da empresa que traz como grande destaque a possibilidade de se controlar múltiplos aparelhos utilizando apenas um teclado e um mouse. De acordo com a apresentação, os usuários poderão, por exemplo, puxar uma imagem de um iPad e levá-la a um iMac. Veja a seguir as novidades apresentadas.

Apple aposta em continuidade no macOS Monterey

A imagem mostra um imac, um macbook e um ipad sendo controlados por um único mouse.
Durante a apresentação foi possível passar uma imagem do iPad a direita até o iMac a esquerda usando o mesmo mouse.

Para os usuários que utilizam mais de um produto da Apple, a novidade facilitará na hora de transferir arquivos, já que agora basta arrastar o arquivo desejado, ao invés de salvar na nuvem e só então fazer o download no aparelhos desejado. Outra novidade é a possibilidade de se poder utilizar as telas dos seus Mac com o AirPlay, que as transformarão em receptores de conteúdo, reproduzindo um vídeo ou uma música a partir de um iPhone, iPad, ou até mesmo de outros Mac.

Craig federighi mostra as automações que chegam ao macos monterey com o shortcuts
Craig Federighi mostra as automações que chegam ao macOS Monterey com o Shortcuts

Atalhos

Para facilitar a vida dos usuários de macOS, a empresa adicionará um sistema de automações chamada de Shortcuts (Atalhos, em tradução literal), que deixará diversos comandos pré-programados ao alcance de um clique. Por exemplo, se o usuário gostar de pedir um tipo específico de comida aos sábados, é possível criar um atalho do iFood com o pedido, dentre muitas outras opções, como ligar despertadores, lembretes e outros. Para os usuários do Automator, será possível importar padrões para serem adicionados ao Shortcuts.

Safari

O safari foi totalmente redesenhado para o macos monterey
As abas agora serão compartilhadas entre os aparelhos que o usuário utilizar, facilitando a navegação

O navegador Safari foi totalmente redesenhado, ficando com uma aparência mais limpa e adicionando diversos comandos que colocam o usuário com um maior controle sobre o navegador. Agora as abas ficaram divididas em Grupos de Abas, ou seja, será possível montar Grupos de acordo com o interesse de quem está usando o navegador, como futebol, jogos, notícias e por aí vai. Os grupos também serão compartilhados entre aparelhos, ou seja, se algo for aberto em um Mac, esse grupo aparecerá também no iPhone.

Alguns outros recursos também estarão disponíveis no macOS Monterey. Um dos mais interessantes é o Live Text — que surge também no iOS 15 e iPadOS 15 — que tem a capacidade de compreender e detectar textos em fotografias e imagens, permitindo com que o usuário copie e cole, localize um número de telefone faça uma ligação, abra um link, de um restaurante, por exemplo, detecte diferentes tipos de coisas, como animais, monumentos e muito mais.

iCloud+

O antigo iCloud evoluiu e agora se chama iCloud+, e traz consigo uma série de mudanças que ajudarão seus usuários. Uma das principais ferramentas adicionadas é a Hide My Email (Esconda meu Email, em tradução literal), que permite com você crie endereços espantalhos que encaminharam os emails para seu endereço original, sem a necessidade que você o espalhe por aí. Outra coisa bacana é o iCloud Private Relay (Retransmissão Privada do iCloud, em tradução literal), que esconde o seu endereço de IP e a sua localização, impedindo que seus dados caiam nas mãos de empresas maliciosas. Tudo isso sem aumentar o custo para os usuários do iCloud.

Disponibilidade

O macOS Monterey já está disponível para membros do Programa de Desenvolvedores da Apple e o Beta público deve acontecer no mês que vem, enquanto o lançamento oficial deve acontecer na Primavera, entre os meses de setembro e dezembro. Os Macs compatíveis com o macOS Monterey são:

  • iMac a partir do late 2015
  • iMac Pro a partir de 2017
  • MacBook Air a partir do early 2015
  • MacBook Pro a partir do early 2015
  • Mac Pro late a partir de 2013
  • Mac mini a partir do late 2014
  • MacBook a partir do early 2016

Continue conectado no Showmetech para saber mais sobre a WWDC21.

Fonte: Apple

Veja mais

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário