Youtube remove contagem de dislike

YouTube remove contagem de “Não gostei” dos vídeos

Avatar of letícia leite
Confira o novo plano de políticas do YouTube, que inclui a remoção do número de dislikes dos vídeos

A maior plataforma de vídeos do mundo anunciou nesta quarta-feira (10) que a quantidade de dislikes dos vídeos deixará de ser pública. O YouTube remove contagem de “Não gostei” com o objetivo de proteger os criadores de conteúdo do assédio e de ataques coordenados em massa com avaliações negativas nos vídeos.

A atualização faz parte das novas políticas e diretrizes que prezam por um ambiente inclusivo e interações mais respeitosas entre espectadores e criadores de conteúdo. Assim, a contagem de dislikes do Youtube deixará de ser pública gradualmente a partir de hoje, mantendo a visualização disponível apenas para o responsável pela publicação. Ou seja, você ainda pode deixar seu dislike nos vídeos.

Por meio dessa mudança, a plataforma também incentiva que o feedback dos membros da comunidade sejam compartilhados com os criadores de maneira privada. Ao coletar essas opiniões, o autor poderá saber o que agrada ou não o seu público, junto à quantidade de dislikes e outras métricas de um vídeo no YouTube Studio.

Impacto do número de dislikes do Youtube

Youtube remove contagem para proteger criadores de vídeo
Plataforma aposta em empatia ao tirar contagem de dislikes.

Faz tempo que os usuários que criam conteúdo reclamam da maneira que o contador de dislikes afeta o crescimento e performance de um canal. Ao ouvir a demanda dessas pessoas, o YouTube deu início a testes sem a contagem, concluindo que um vídeo era assistido ou não com base no número de vezes que o publicou marcou o conteúdo como “Não gostei”.

Claro, sua utilidade continua reconhecida como métrica importante, mas, por meio do comunicado oficial, eles afirmam que a mudança favorece e protege os influencers. Além disso, os botões de “Gostei” e “Não Gostei” são citados por especialistas como fatores das mídias sociais que afetam negativamente a saúde mental de criadores.

Testes sem o botão “Não gostei”

A atualização estava em fase de testes desde o março, conforme um tuíte publicado pela plataforma. De acordo com os relatórios e análises, houve uma queda em comportamentos negativos dos usuários quando não havia a opção de “não gostei”.

A conclusão foi: menos pessoas dão dislike nos vídeos que não mostram números exatos da quantidade que expressa desagrado. Para seguir com a atualização, canais pequenos foram ouvidos pela empresa, estes que afirmavam ser os mais prejudicados pela quantidade de dislikes em seus vídeos.

A mudança começará a ser implementada gradualmente a partir de hoje para todos os usuários. Abaixo, você pode conferir o visual sem a contagem de dislikes.

O YouTube conclui o comunicado dizendo que a remoção é “uma das muitas medidas que estamos tomando para continuar a proteger os criadores de assédio. Nosso trabalho não está finalizado e continuaremos investindo aqui”.

Veja também:

Falando em mudanças nas redes sociais, além da notícia de que o YouTube remove contagem de dislikes, dá uma olhada na matéria que conta sobre a proibição de anúncios direcionados a temas sensíveis do Facebook.

Fontes: Youtube, Cnet

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados