Conecte-se conosco
20180412 121545 01 - Como liberar espaço para fotos e vídeos no seu iPhone ou iPad

Tutoriais

Como liberar espaço para fotos e vídeos no seu iPhone ou iPad

Já tentou bater uma foto ou gravar um vídeo e se deparou com uma mensagem de erro te explicando que você não tem mais espaço disponível? Caso sofra com isso em seu iPhone ou iPad, confira nossas dicas.

Cansado de tentar tirar uma foto em seu iPhone e não conseguir por falta de espaço disponível? Então, veio ao lugar certo. A seguir, te mostraremos como liberar espaço em seu dispositivo sem ter que sacrificar muito.

O que é a Fototeca do iCloud?

A Fototeca do iCloud é uma mão na roda quando você precisa salvar fotos ou vídeos, mas está com o armazenamento cheio. Isto porque, ao ativá-la, o usuário pode mandar tais arquivos para a nuvem automaticamente.

Ou seja, se você estiver numa rede Wi-Fi e gravar um vídeo, seu iPhone (ou iPad) irá enviá-lo para o iCloud de forma segura. Mais tarde, você pode simplesmente baixar estes arquivos através do iCloud em seu Mac ou até mesmo através deste site.

20180412 121738 - Como liberar espaço para fotos e vídeos no seu iPhone ou iPad

Otimizar no iPhone pode ser bastante útil para economizar espaço de armazenamento.

Porém, o lado negativo de toda essa sincronização é que, ao deletar estas mesmas fotos e vídeos localmente, o usuário acaba os deletando da nuvem também.

E é pensando nisso que existe a opção Otimizar no iPhone. Na prática, o smartphone da Apple acaba “cortando gastos” ao enviar as versões completas de seus arquivos para o iCloud. Com isso, o que fica no seu celular são apenas versões que ocupam menos espaço.

Passo a passo: ativando a Fototeca do iCloud e Otimizar no iPhone

Antes de começar a buscar as configurações, se conecte a alguma rede Wi-Fi. Esta parte é essencial para prosseguir para o primeiro passo.

Passo 1. Com o Wi-Fi ativado, basta ir em “Ajustes”, que é representado pelo ícone com engrenagens.

Passo 1 pronto 1 e1523575469394 - Como liberar espaço para fotos e vídeos no seu iPhone ou iPad

Encontre o ícone demonstrado pela seta 1 em seu dispositivo.

Passo 2. Agora, você precisa entrar no menu de “Fotos”.

Passo 2 pronto 1 - Como liberar espaço para fotos e vídeos no seu iPhone ou iPad

“Fotos” é facilmente encontrado no menu de Ajustes.

Passo 3. Tendo entrado em “Fotos”, você deve marcar as duas opções e deixá-las como demonstrado na imagem abaixo. Fazendo isto, você terá ativado tanto a Fototeca do iCloud quanto a função Otimizar no iPhone.

Passo 3 pronto 1 - Como liberar espaço para fotos e vídeos no seu iPhone ou iPad

As setas 3 e 4 indicam como deve ficar ao ativar os dois recursos.

Passo 4. Pronto! Porém, mantenha em mente que ao fazer isso, o iCloud irá remover as versões “completas” de suas fotos. Além disso, somente as imagens mais recentes serão salvas localmente.

Ou seja, todo o resto será armazenado na nuvem exatamente da forma como você configurou (qualidade, formato e etc.). Ah, e, se você não possui uma conexão Wi-Fi tão rápida, pode demorar um pouco até você notar a diferença.

Passo a passo: sempre tenha um plano B

Apesar de a estratégia anterior ser ótima, ela pode não funcionar. Especialmente se você possui um iPhone de 16 ou até 32 GB. Então, mostraremos logo abaixo algumas táticas para eliminar coisas que estão lá, mas você nem lembra.

1 - Como liberar espaço para fotos e vídeos no seu iPhone ou iPad

Menu Geral é facilmente encontrado em Ajustes.

Passo 1. A primeira etapa é conhecida por muitos: checar o espaço disponível. Mas caso não saiba fazer isso, basta acessar o menu de “Ajustes” e acessar o painel “Geral”.

2 - Como liberar espaço para fotos e vídeos no seu iPhone ou iPad

Armazenamento do iPhone pode ser encontrado dentro do menu Geral.

Passo 2. Feito isso, você será capaz de ver a aba de “Armazenamento do iPhone”. Toque nela e visualize todas as informações a respeito do consumo de espaço de seu aparelho.

asdasd - Como liberar espaço para fotos e vídeos no seu iPhone ou iPad

Esperamos que você não precise apagar o Spotify.

Passo 3. E finalmente chegamos em “Armazenamento do iPhone”. Aqui, você tem duas opções. A primeira delas é ativar a função “Desinstalar Apps” que pode ou não estar presente (depende da versão do iOS) para você.

Com ela, você deixa que o próprio aparelho elimine os aplicativos não utilizados no seu dia a dia. Mas, caso seja mais old school, você pode seguir as setas 4 e 5.

Neste caso, o próprio iOS te diz quando você utilizou o App pela última vez. Caso encontre algum que julgue não ser necessário para você, simplesmente toque nele e abra sua página. Lá, você poderá apagar o aplicativo em questão.

E pronto! Curtiu as dicas? Esperamos ter te ajudado com este problema que é bem comum. Continue ligado no Showmetech para sempre utilizar seus dispositivos ao máximo!

Fonte: iMore.

Leia também

Apple Pay chegou ao Brasil: entenda como funciona

Continue lendo
Advertisement

Perde tempo lendo sobre jogos e tecnologia. Vive na parte inútil de Alagoas, isto é, a parte sem praias.

Comentários
Subir