Mercado Livre é seguro?

O mercado livre é seguro?
Muitos se perguntam se o Mercado Livre é seguro ou não. Para sanar esta dúvida, listamos algumas dicas para comprar ou vender na plataforma

Saber ou não se o Mercado Livre é seguro representa uma boa parte dos questionamentos feitos por quem se utiliza do mercado digital. A marca que foi criada no Vale do Silício pelo brasileiro Stelleo Tolda e pelo argentino Marcos Galperin em 1999, como forma de viabilizar um tipo de eBay na américa Latina, teve origem na Argentina, chegou ao Brasil no mesmo ano e é uma das mais importantes no mundo, ganhando cada vez mais espaço em setores como moda, de automóveis e alimentos.

Diante disto, preparamos um artigo com dicas e cuidados no Mercado Livre, tanto para compras quanto para vendas usando a plataforma, de modo a garantir uma maior segurança em suas transações. Afinal, o Mercado Livre é seguro?

Avaliando se o Mercado Livre é seguro

A principal pergunta que surge quando iremos efetuar a compra em algum endereço digital é se ele é ou não seguro. Há muitas formas de avaliar essa questão, como popularidade, prévio uso por parentes e amigos, avaliação no Google, recomendação de usuários em fóruns, entre outras. Mas e quando a compra é feita através de um marketplace (plataforma de comércio digital, em tradução), onde vários vendedores e clientes interagem, mediados por uma empresa, com seus produtos?

Três grandes marketplaces no brasil - mercado livre é seguro?
Três grandes marketplaces no Brasil

Este é o caso do Mercado Livre, presente há mais de 20 anos no Brasil, com subsidiárias como o Mercado Pago, Mercado Envios e Mercado Crédito, e que tem crescido cada vez mais tanto em valor de mercado quanto por agregar marcas e incluir usuários. Além disso, o Mercado Livre ganhou, em 2020, o prêmio iBest de melhor Marketplace pelo júri oficial, entre outras categorias que foram contempladas nesta premiação que considera as maiores iniciativas do universo digital brasileiro.

Contudo, mesmo em uma plataforma tão segura, podem haver riscos, haja vista a grande quantidade de usuários na plataforma e a possibilidade ampla de comercialização de produtos. Inúmeras formas de garantir uma troca de experiências mais segura entre os seus usuários seguem em constante aprimoramento pelo Mercado Livre, mas eles também devem estar atentos a certas recomendações. Entre as medidas que a plataforma aderiu são a Devolução grátis e a Compra Garantida, em que o usuário tem a possibilidade de ter o dinheiro de volta caso não receba o produto. Também é possível cancelar a compra (ou venda) por arrependimento.

Como se prevenir de golpes no Mercado Livre?

Comprar e vender pela internet tem lá as suas vantagens, mas é preciso estar atento para todas as armadilhas que este vasto ambiente pode oferecer. Um olhar mais atento, ou mesmo uma rápida pesquisa, pode ser essencial para evitar grandes desconfortos ou dores de cabeça. Abaixo, elencamos uma lista de recomendações contendo dicas e cuidados para serem utilizados no Mercado Livre com o propósito de conferir uma maior garantia de segurança e melhor aproveitamento que a plataforma tem a oferecer.

Observe o Ranking

Uma das primeiras medidas que devem ser feitas ao comprar no Mercado Livre é verificar as Informações sobre o vendedor. Confira suas últimas vendas, se ele entrega no prazo e as avaliações de bom atendimento, bem como as opiniões dos últimos compradores. Os melhores vendedores possuem um indicador máximo na cor verde e alguns até ostentam medalhas com o símbolo Mercado Líder. Vale também dar uma olhada no histórico de perguntas e respostas da página dos seus produtos, para garantir que se trata de um vendedor ativo, ou mesmo enviar dúvidas para deixar claro a ambos sobre o conteúdo e qualidade do objeto de transação.

Fique atento ao ranking do vendedor - o mercado livre é seguro
Fique atento ao Ranking do vendedor!

Avalie a apresentação

Esta é uma dica que vale tanto para quem quer comprar no Mercado Livre quanto para quem quer vender. A Descrição do produto diz muito sobre ele e vale procurar por itens que deem maior valor a este tópico. Um texto bem escrito, com informações detalhadas e completas são essenciais para uma melhor visibilidade. Para artigos novos, prefira aqueles com garantia e nota fiscal oferecido pela loja, já que hoje é muito comum este tipo de usuário na plataforma.

A utilização de fotos reais e com boa qualidade (boa iluminação, foco e destaque), demonstrando todos os detalhes do item, atraem e podem garantir bons resultados na confiabilidade da compra e também gerar uma venda mais bem-sucedida. Fuja de anúncios com fotos contendo detalhes de endereço ou contato antes mesmo de efetuar a compra, pois o Mercado Livre proíbe esse tipo de comportamento.

Capriche na imagem - o mercado livre é seguro
Capriche na imagem!

Pesquise o mercado

Dica principal para quem for vender no Mercado livre. Uma rápida pesquisa em itens semelhantes, observando as palavras-chave mais relevantes para um anúncio e também o preço praticado que está gerando maior interesse nos usuários pode prevenir vendas com valores abaixo do mercado ou compras por um preço mais elevado.

Faça uma boa pesquisa de mercado - o mercado livre é seguro
Faça uma boa pesquisa de mercado

Utilize o Mercado Pago e o Mercado Envios

Use os sistemas disponibilizados pela plataforma para garantir uma maior eficiência e segurança nas transações. O Mercado Pago já é uma plataforma consolidada de compra e venda, integrada a muitas esferas, responsável por diversas transações, como pagamento de contas, transferência, assinaturas e até rendimento. Já o Mercado Envios garante uma segurança maior por já estabelecer um canal de comunicação com os Correios, gerando códigos de rastreamento e declaração de conteúdo fixados.

Nova logo do mercado pago - mercado livre é seguro?
Nova logo do Mercado Pago

Atente-se aos ambientes externos

Para o caso de encontros presenciais, segue a regra da escolha de lugares públicos e movimentados, de preferência com equipes de segurança e monitoramento, como Shoppings e Estações de via férrea. Nunca forneça dados por telefone ou confirme eventuais atividades que o Mercado Livre gere automaticamente, como pagamento e envio. Também não é recomendável efetuar compras em computadores públicos, nas máquinas com suspeita de vírus ou se utilizando de redes Wi-Fi abertas. Procure ser claro nas decisões de compra e venda e deixe que a plataforma cuide da logística empregada.

Boas negociações - mercado livre é seguro
Boas negociações!

Estamos numa era onde, cada vez mais, a tecnologia tem se tornado presente em nossas vidas, seja no trabalho, em formas de entretenimento e ao comprar nos mais diversos setores. Diante desta realidade, é comum nos depararmos com questões sobre segurança e confiabilidade nos meios em que estamos lidando. Muitas gigantes do varejo e empresas do setor digital atuam cada vez mais no intuito de valorizar suas marcas e garantir ao usuário uma maior satisfação e confiabilidade nas transações. Neste ramo, empresas como o Mercado Livre vêm ganhando cada vez mais notoriedade.

É importante, mesmo com todas as ferramentas oferecidas, que tenhamos cuidado em todas as atividades feitas na internet e, por isso, cabe a pesquisa e atenção para atitudes ou conteúdos suspeitos que possam fugir do esperado. Certo destas dicas, e com a observância de qualquer anormalidade, podemos garantir, cada vez mais, que a segurança caminhe ao nosso lado!

Saiba também como funciona o Mercado Pago.

E vocês, caros leitores, já compraram ou venderam no Mercado Livre e tiveram bons resultados? Contem-nos nos comentários!

Fontes: CNN, iBest, Mercado Livre e Educando seu bolso.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário