PayPal ganha dinheiro toda vez que você usa o Uber

Blog
Ao fechar parcerias com grandes empresas de serviços online, como o Uber e a Airbnb, o PayPal se tornou um dos gateways de pagamento mais utilizados no mundo. Saiba mais sobre o que isso significa.
Paypal-pagamentos
PayPal ganha dinheiro toda vez que você usa o Uber ou AirBnb.

O PayPal começou como um novo meio de pagamentos pela internet. Usuários que faziam compras online pelo site de leilões Ebay podiam escolher pagar com serviço, transferindo fundos para uma conta PayPay. Assim, evitava-se que fosse necessário fornecer dados de cartões de crédito em cada compra.

Mas, desde que se desvinculou do Ebay no ano passado, o PayPal adotou uma postura bem interessante. Ao invés de ser um site de pagamentos e transferências, ele se tornou um gateway de pagamentos para sites e aplicativos. O termo serve para designar o serviço de empresas que fazem a intermediação entre o cliente, o banco ou uma operadora de cartões de crédito, na hora de fazer compras online.

Qualquer site ou aplicativo pode ter um gateway de pagamentos próprio. O problema é que, para isto, é necessário seguir uma lista enorme de regras criadas pelas operadoras de cartões de crédito. Essas regras ficam ainda mais complexas se você pretende lançar seu aplicativo em mais de um país, já que será obrigado a atender as regras de cada país onde seu aplicativo será utilizado. No fim, este trabalho todo pode nem compensar e, por isso, faz sentido que uma empresa como o PayPal resolva essas dificuldades e apresente-se como um gateway terceirizado, que pode ser utilizado por empresas e provedores de serviços em geral.

 

Por que o PayPal tem ganhado tanto dinheiro?

Ao fechar parcerias com grandes empresas de serviços online, como o Uber e a Airbnb, o PayPal se tornou um dos gateways de pagamento mais utilizados no mundo. Quanto mais popular estes aplicativos e sites ficam, mais o PayPal fatura. E sua utilização não é exclusividade de sites grandes: qualquer pessoal pode utilizar o PayPal como gateway, basta ter uma conta criada no serviço e seguir o guia de desenvolvimento.

Pensando em crescer ainda mais, a empresa comprou no começo do ano o aplicativo Venmo, que serve para fazer pagamentos de pessoa para pessoa. O aplicativo, por sua vez, já conta com uma base de 18 milhões de usuários.

Outras empresas como a Apple, Samsung e o Google tem tentado se tornar gateways de pagamento, com os serviços Apple Pay, Samsung Pay e Android Pay, respectivamente. Mas, nesta corrida, eles terão que correr muito para entrar no páreo!

Fonte: TechCrunch.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Acho que vc colocou uma informação equivocada quanto ao numero de usuários do Venmo. Veja a versão em Inglês: “Already with 18 million users, PayPal is expanding its One Touch checkout to 120 new countries.”