Conecte-se conosco
Samsung inaugura o primeiro cinema do mundo com um display LED 4K

Filmes

Samsung inaugura o primeiro cinema do mundo com tela LED 4K

A novidade foi apresentada esta semana no país natal da Samsung, a Coréia do Sul; mais cinemas com a tecnologia devem surgir no futuro

Cinema LED Screen Photo for Global Press Release 2 720x470 - Samsung inaugura o primeiro cinema do mundo com tela LED 4K

Infelizmente, a nova super tela só está disponível na Coréia do Sul

A Samsung acaba de anunciar o primeiro display de cinema do mundo a contar com tecnologia LED e resolução 4K. Ao contrário dos cinemas tradicionais, o Lotte Cinema World Tower, localizado na Coréia do Sul, não utiliza projetores, mas sim uma tela formada por pixels físicos – similar aos painéis de smartphones e TVs Ultra HD.

Além da super resolução, o display também é HDR – um novo padrão de exibição que potencializa os ajustes de contraste e saturação das imagens. Segundo a Samsung, a tecnologia é superior aos tradicionais projetores, trazendo muito mais brilho para os filmes e cores mais realistas.

Como se já não bastasse, o cinema sul-coreano contará com as novas tecnologias de áudio da JBL e da HARMAN –duas companhias recentemente adquiridas pela Samsung e de muito renome na indústria de equipamentos musicais. 

Entenda a diferença

Cinema LED Screen Photo for Global Press Release 3 720x480 - Samsung inaugura o primeiro cinema do mundo com tela LED 4K

Ao todo, a nova super tela tem 10,3 metros de largura e 4096 x 2160 pixels. Os níveis de brilho beiram os 146 ‘foot-lamberts’, um número 10 vezes maior que o apresentado por projetores convencionais – a Samsung não entra em muitos detalhes, mas a diferença entre as tecnologias explica o “por que” da tamanha superioridade técnica.

Diferentemente das telas ‘projetadas’, um display LED não perde luminância conforme aumenta o seu tamanho, muito pelo contrário: quanto maior for a tela, mais luz ela irá emitir. As telas projetadas, por sua vez, funcionam de maneira oposta – elas não emitem luz, só recebem. É por isso que, quanto maior a área de exibição, mais potentes precisam ser os projetores.

Esse maior nível de brilho permite que o chamado ‘Cinema LED Display‘ transite melhor entre os tons escuros e claros. Em suma: além de mais brilho e cores mais vivas, a fabricante também promete mais contraste.

É mesmo superior?

Cinema LED Screen Photo for Global Press Release 1 720x480 - Samsung inaugura o primeiro cinema do mundo com tela LED 4K

Tecnicamente, sim. Contudo, nada diz que avanços no desenvolvimento de novos projetores não podem mudar o jogo. É importante entender que ambas as tecnologias têm suas próprias vantagens – nem é preciso dizer que, sem sombra de dúvidas, a ‘super tela’ da Samsung acaba sendo muito mais cara, seja por ser mais recente, seja por entregar mais qualidade.

A fabricante não falou de preços, mas reafirmou diversas vezes a alta tecnologia envolvida no painel. De acordo com o anúncio, o novíssimo ‘Cinema LED Display‘ é a única tela de cinema que exibe todas as cores do espectro DCI, um padrão utilizado por cineastas para avaliar a fidelidade das cores mostradas.

Já imaginou ter um desses em casa?

Continue lendo
Advertisement

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários
Subir