Conecte-se conosco

Apple

WWDC 2017: Confira todas as novidades do iOS 11

Apple anunciou as novidades do iOS 11, próxima versão de seu sistema operacional móvel, durante o evento WWDC 2017

Nesta segunda-feira (5) ocorreu o início da WWDC 2017 (Worldwide Developer Conference), conferência de desenvolvedores da Apple, onde a empresa apresenta as novidades que serão implementadas ao longo dos próximos meses. Dentre elas, temos o iOS 11, cujo Developer Preview será liberado hoje e o primeiro beta público no final do mês. O anúncio ficou a cargo de Craig Federighi, vice-presidente de produtos da Maçã. Confira as novidades!

App Store

A loja de aplicativos da Apple foi uma das áreas que mais recebeu mudanças. Mas antes, Phil Schiller falou sobre alguns números da App Store: foram US$ 70 bilhões pagos à desenvolvedores e mais de 180 bilhões de downloads em toda a sua história. De fato, um case enorme de sucesso e que gera muito lucro para a Maçã.

Pois bem, durante o evento a empresa informou que vai reduzir os tempos de aprovação de novos apps. Além disso, os desenvolvedores poderão lançar updates por fases, liberando os updates aos poucos.

Outra novidade importante é a reformulação no design, que lembra bastante o Apple Music, com cartões coloridos, títulos grandes e chamativos e animações mais fluídas e agradáveis. Haverá também três abas: Hoje, Jogos e Apps. A aba “Hoje” destacará as novidades da loja, a aba “Jogos” destaca os principais jogos e a aba “Apps” destaca os principais apps.

Mudanças na interface do iPad

O iPad agora conta com uma dock, semelhante ao do macOS, ou seja, uma barra inferior onde ficam os apps fixados e sugestões de apps na parte direita. É possível acessá-la deslizando o dedo para cima em qualquer tela.

Além disso, é possível ativar o Slide Over diretamente da dock. Para isso, ao invés de tocar no ícone, arraste-o para a tela. Assim ele abrirá em uma barra lateral. É possível também manter um app aberto em uma janela flutuante.

A tela de alternância entre os apps abertos também mudou. Agora, além de mostrar as janelas dos aplicativos abertos, ele exibe também a Central de Contorole.

Gerenciador de arquivos

Finalmente, em sua décima primeira versão, o iOS ganhou um gerenciador de arquivos, inclusive com suporte ao arrastar e soltar. Ele suporta árvore de pastas e possui integração à nuvens como Dropbox, iCloud e OneDrive.

Quanto ao recurso arrastar e soltar, ele está disponível para texto, URL, imagens e outros tipos de dados. Isso pode ser feito tanto em apps abertos lado a lado como em tela cheia. Para isso, a interface diminui e você escolhe para qual app deseja colar a informação.

iMessage

Mensagens sincronizadas entre os dispositivos são a principal novidade do iMessage

O aplicativo de mensagens da Apple, o iMessage, ganhou uma série de apps embutidos, assim como já ocorre no Facebook Messenger. Porém, a principal novidade acerca do app de mensagens é a sincronização via iCloud.

Ou seja, a partir do iOS 11, todas as suas conversas no iMessage serão sincronizadas em todos os seus dispositivos. Isso significa que você pode começar uma conversa no iPhone e terminá-la no iPad ou Mac. Todo o histórico é baixado e tudo se reflete em todos os aparelhos. Além disso, as mensagens continuam tendo criptografia de ponta a ponta, recurso indispensável nos dias de hoje.

Central de Controle

A Central de Controle foi totalmente reformulada. A partir do iOS 11 ela terá apenas uma página que exibirá todas as informações. Para ver informações mais detalhadas ou específicas, os usuários deverão fazer uso do 3D Touch.

Outra mudança importante foi na Central de notificações e Tela de bloqueio. Ambas se tornam uma só. Ao deslizar o dedo de cima para baixo, um espelho da sua tela bloqueada aparecerá no lugar da Central de Notificações, exibindo as mais recentes notificações. Para ver as mais antigas, basta deslizar o dedo mais uma vez. Assim, a Central de Notificações de duas páginas também foi excluída.

Câmera

Segundo Craig Fererighi, os usuários de iOS tiram mais de 1 trilhão de fotos por ano! E, sim, a câmera é um item importante em qualquer smartphone. Por isso a Apple decidiu fazer algumas melhorias no app de câmera do iOS.

Os vídeos gravados com o iOS 11 serão codificados em HEVC e não mais em H.264. Isso traz até duas vezes mais compressão sem diminuição na qualidade do vídeo. Já as fotos abandonarão o formato JPEG e vão adotar o HEIF, que 50% menor e mantém a mesma qualidade de imagem.

Fotos

Já que falamos no aplicativo de Câmera, falemos também do app Fotos. Ele agora organiza melhor as fotos e possui até um filtro, facilitando a vida do usuário que busca por uma imagem específica. Também é possível editar as Live Photos, trocando o frame principal. Além disso, elas receberam novos efeitos e até uma ferramenta de loop, as transformando basicamente em boomerang do Instagram.

Apple Music

A plataforma de streaming de músicas da Apple finalmente implementou alguns recursos presentes nos concorrentes. Por exemplo, agora é possível saber o que os seus amigos estão ouvindo, assim como já acontece no Spotify. Além disso, apps de terceiros também podem se comunicar com o Apple Music por meio da API MusicKit. Um exemplo é o Shazam, que pode adicionar a música identificada com ele a uma de suas playlists.

Teclado

No iPhone o teclado agora ganhou um modo de digitação de apenas com uma mão. As teclas ficam alinhadas ou à direita ou à esquerda. e no iPad, aproveitando melhor o tamanho da tela, temos o teclado QuickType, que facilita o acesso a números, pontuação e símbolos.

Siri

A assistente virtual da Apple também não ficou de fora das novidades. Durante o evento foi anunciado que a Siri terá uma voz mais humana, mais natural. Ao menos em inglês. Além disso, a partir do iOS 11 ela poderá fazer traduções em vários idiomas. Infelizmente, o nosso querido Português Brasileiro ainda não está incluído nessa ótima novidade.

O SDK da assistente virtual, chamado de SiriKit, está sendo expandido para outros desenvolvedores. Agora programadores poderão integrar seus aplicativos à Siri. Mas, por enquanto, não é qualquer tipo de app que gozará deste privilégio. E para finalizar a leva de novidades relacionada à Siri, ela agora entende melhor o contexto, em outras palavras, está mais inteligente, podendo até prever o que você deseja fazer.

Mapas

Os Mapas também receberam melhorias substanciais, especialmente para quem mora nos Estados Unidos. Agora eles incluem as plantas de shoppings, aeroportos e alguns outros estabelecimentos. Já pra quem usa o aplicativo como GPS, ele trará alertas de limite de velocidade, guia de faixas e também um modo chamado de Do Not Disturb While Driving, que desliga a rede celular enquanto o usuário está dirigindo, de forma que ele não tenha nenhuma distração.

Realidade aumentada

Através da plataforma ARKit, os desenvolvedores poderão usar tecnologias de visão de computador para criar objetos virtuais e colocá-los em ambientes reais, tudo isso através da câmera. Com isso, será possível criar jogos interativos e experiências de compras imersivas.

Apple Pay

 

O sistema de pagamentos online da Maçã, o Apple Pay, agora permite transferência de dinheiro entre pessoas, não mais se limitando ao pagamento em lojas físicas ou virtuais. Outra novidade é que o Apple Pay se integra ao já citado iMessage, permitindo que você faça transferências mais facilmente pelo app de mensagens.

Embora o sistema de pagamentos da Apple ainda não funcione no Brasil, é sempre bom ficar de olho nas novidades, já que uma hora ou outra o Apple Pay chegará ao mercado brasileiro.

HomeKit

O novo HomeKit passará a suportar alto-falantes, também

Foi adicionado o suporte a alto-falantes, que são configuráveis via app Casa. Ele também é compatível com o novo protocolo de comunicação AirPlay 2. Com ele é possível transmitir áudio para todos os cômodos da sua casa e também pedir sugestões de músicas para outras pessoas que estiverem em sua casa.

Quais dispositivos serão compatíveis?

 

  • iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, iPhone 5s
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração), iPad Pro de 12,9 polegadas (1ª geração), iPad Pro de 10,5 polegadas, iPad Pro de 9,7 polegadas, iPad Air 2, iPad Air, iPad (5ª geração), iPad mini 4, iPad mini 3, iPad mini 2
  • iPod touch (6ª geração)

A versão Developer Preview será liberada hoje para os desenvolvedores. E até o final do mês o primeiro beta público será liberado também. A versão final provavelmente estará disponível para todos entre setembro e outubro.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir