Dicas de ouro para cuidados com seu Smartphone

smartphone
Uma lista honesta de todos os cuidados básicos e essenciais para os usuários de smartphone que desejam proteger seus aparelhos por mais tempo

Verdade seja dita: nem mesmo o usuário mais atencioso e cuidadoso do mundo consegue evitar completamente algum dano durante o manuseio de seu smartphone. Entre impactos e arranhões, ou até mesmo mau uso, nossos aparelhos acabam sofrendo consequências pífias e honestamente muito incômodas. Chega a ser inevitável. Quanto maior foi o número de usuários, maior será a quantidade de smartphones que cairão no chão.

Caso seu celular, de um jeito ou de outro, acabe entrando em contato com umidade, a dica mais comum da internet é mergulhar smartphone no arroz. Não é um método muito higiênico e, na maioria das vezes, também não é eficaz. Não caía nos mitos da internet! Por isso, o Showmetech reuniu em uma lista imperdível e sincera de todos os pequenos truques e macetes que aprendemos com o uso, tempo e paciência. Confira:

O duo essencial para o smartphone: capinha e película

Capinha 720x615 - Dicas de ouro para cuidados com seu Smartphone
O combo capinha e película é a dupla é o item número 1 no quesito cuidados com o celular.

Não adianta fugir. Talvez esta seja a dica mais óbvia dessa lista, mas nem sempre o que tomamos como recorrente é necessariamente aquilo que acreditamos que seja necessário. Não se deixem enganar: é essencial investir na dupla capinha e película. Existem diversos tipos disponíveis no mercado, como a translúcida, fosca e de vidro. Descubra qual é a melhor para você.

A película translúcida, normalmente mais atrativa ao bolso, protege contra pequenos arranhões, mas costuma ser mais frágil no que diz respeito a impactos e arranhões maiores.

O mesmo acontece com a película fosca, que normalmente conquista consumidores por não acumular marcas da gordura dos dedos, ser antirreflexo e facilitar o deslizar dos dedos sobre a tela. Mesmo com tantas vantagens, ela ainda é frágil.

Para evitar o máximo possível de problemas com arranhões e rachaduras na tela, a mais recomendada é a película de vidro, que oferece uma camada extra de proteção, e pode fazer a diferença quando seu telefone acidentalmente cair no chão. É possível encontrar películas de vidro entre 30 a 40 reais, incluindo a aplicação – o que é um preço muito mais acessível do que o conserto de uma tela, sejamos sinceros.

A saga do celular para um bolso único

Todos precisamos carregar muitas coisas nos bolsos ou em bolsas quando saímos de casa: celular, carteira, chaves, acessórios, carregador, etc. No entanto, imagine tudo isso se batendo ao mesmo tempo dentro de um mesmo compartimento. Não seria nada surpreendente se o seu celular saísse com uma coleção de arranhões, certo? Por isso, reserve algum espaço apenas para transportar seu smartphone – um bolso específico na calça, ou na bolsa, ou então dentro de uma capinha que seja fechada na frente e atrás – desde que seu material também não recebe arranhões.

Bluetooth e os apps dispensáveis

bluetooth - Dicas de ouro para cuidados com seu Smartphone
Mesmo que útil, o bluetooth pode ser danoso para a bateria do celular caso estiver sempre ligado.

Deixando um pouco de lado a parte física do aparelho e pensando em seus aspectos internos, uma dica interessante é deixar desligadas funções que não são imprescindíveis o tempo todo. Por qual motivo, por exemplo, você deixaria o bluetooth ligado o dia todo? Tudo que isso iria lhe oferecer seria uma bateria menos duradoura, além de vulnerabilidades a ataques mal-intencionados. Deixe o bluetooth desligado e desligue tudo aquilo que você não vai precisar. Deixe para ativar essas funções quando realmente for necessário.

Responsável por acidentes: uso de carregador à noite

Carregar seu smartphone durante toda a noite é algo comum para muitos usuários. E realmente não existe nenhum problema em fazer isso, caso seu celular esteja funcionando sem nenhum problema. A maioria das baterias modernas são protegidas com sistemas que interrompem o abastecimento de energia quando a carga chega a 100%, evitando danos ao aparelho.

No entanto, esse sistema moderno de proteção não é infalível. Caso ocorra qualquer problema com o smartphone, e o sistema falhe, o prejuízo pode ser grande. Sem a proteção, seu celular pode superaquecer e sofrer sérios danos internos, além de deixar marcas em móveis, consumir energia elétrica desnecessária, ou até mesmo pegar fogo.

App antifurto

Infelizmente, as estatísticas de roubo a celulares estão cada vez maiores. Principalmente nas grandes cidades e capitais, onde os smartphones furtados são rapidamente revendidos, financiando o mercado do crime e gerando renda fácil para criminosos. Por isso, instalar aplicativos antifurto pode ser uma boa maneira de dar uma proteção extra ao seu aparelho.

Alguns aplicativos permitem que você gerencie arquivos importantes de forma remota, além de soar alarmes, mostrar localização, bloquear o aparelho e outras funcionalidades. Com uma aplicação desse tipo instalada, junto com boa vontade da polícia, você pode até mesmo recuperar seu celular, ainda que, infelizmente, isso seja pouco comum.

Sempre é bom lembrar que em casos de roubo é imprescindível que você faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima e tenha em mãos o número IMEI do seu celular.

Os mitos da bateria

bateria 6 720x376 - Dicas de ouro para cuidados com seu Smartphone
Parece fake news mas o uso dos celulares à noite pode ser perigoso para a saúde da bateria e de seu bem estar.

Os mais velhos provavelmente ainda devem acreditar que a velha máxima de deixar o telefone descarregar completamente para não ‘viciar’ a bateria segue valendo para os modernos smartphones. No entanto, isso não é verdade. As baterias atuais são muitos mais avançadas tecnologicamente, e prometem não viciar.

Por outro lado, deixar o aparelho descarregar completamente é uma prática condenada por praticamente todos os técnicos no assunto, que dizem que isso pode diminuir a vida útil da mesma. Os próprios aparelhos são programados para desligar quando chegam a 5% de carga, ainda que mostrem que não há mais bateria disponível.

Sigilo exige cuidado

Por último, mas não menos importante, por mais que isso pareça ridículo para alguns, não armazene arquivos sigilosos em seu celular. Ainda que ele aparente ser super protegido, com senhas, padrões de proteção e etc, você nunca sabe em que mãos ele pode parar, ou as ameaças que podem atingir seu aparelho.

Não são raras as ocasiões em que um celular para de funcionar e, enviado para a assistência técnica, seus donos acabam tendo fotos íntimas e outros documentos confidenciais roubados pelos próprios técnicos. Além disso, os celulares também não estão livres da invasão de hackers, que podem roubar informações bancárias e outros dados pessoais sem que você imagine.

Por isso, tome medidas de segurança mas tente não manter armazenado aquilo que você não pode perder de jeito nenhum.

Conhece alguma dica que poderia estar neste artigo? Deixe um comentário. 

Riscos - Dicas de ouro para cuidados com seu Smartphone

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via